Início » Animais exóticos de estimação: conheça os principais
Animais exóticos de estimação

Animais exóticos de estimação: conheça os principais

Animais exóticos de estimação ainda é um tema pouco difundido no país.

E por ser pets singulares, para tê-los em casa, você precisa de uma autorização concedida apenas pelo IBAMA – o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

Neste sentido, você que está pretendendo compartilhar sua vida com um pet bem “diferentão”, precisa estar atento a alguns fatores importantes.

E um dos pontos que iremos abordar aqui, é que estes animais apresentam características peculiares. Se comparado aos animais de estimação convencionais, tais como cães e gatos.

Pensando nisso, criamos este artigo completo com informações úteis que podem te ajudar a entender a melhor maneira de ter animais exóticos de estimação.

São assuntos relevantes que permitirá que você entenda como funciona a aquisição legal e como proporcionar um estilo de vida adequado para estas espécies.

Ficou curioso? Então continue lendo!

O que são animais exóticos de estimação?

Por definição, animais exóticos são todas aquelas espécies que não pertencem à fauna do país que estão inseridas. Ou, seja vivem longe do seu habitat natural.

Um bom exemplo disso, é a Jiboia, ela é uma espécie de cobra brasileira que é exportada constantemente para outras regiões de fora do país.

Assim, quando falamos destes animais, referimos a animais raros de se encontrar.

Nesse contexto, há também os animais silvestres. Porém, nestes casos o animal vive dentro do seu país, mas fora do seu habitat natural.

Exemplos disso são os papagaios e as araras, que passaram a ser amplamente domesticados, mas se encontram fora de sua verdadeira casa: a natureza.

Tendo isso em vista, em ambas situações, a legalização é obrigatória.

O que você deve considerar antes de adquirir um animal exótico?

O que devo saber antes de ter Animais exóticos de estimação

Manter animais exóticos de estimação não é uma tarefa fácil. É necessário tomar uma série de cuidados, afim de proporcionar condições favoráveis para que eles se adaptem ao novo local.

Por isso, antes de levá-los para casa, conhecer seus hábitos, tipo de alimentação, entre outros detalhes, será essencial para eles terem uma vida plena.

Afinal, a melhor maneira de conhecer um animal é você se informando sobre ele.

A seguir, confira detalhes importantes se pretende adquirir um animal exótico para estimação.

1. Analise as condições de temperatura e ambiente

Como mencionamos lá no começo, animais exóticos de estimação possuem características bem definidas.

Também exigem condições específicas relacionadas à sua alimentação, temperatura e umidade do ambiente, bem como uma série de outros fatores.

Ou seja, é impossível criar dois tipos de animais exóticos em um mesmo recinto, visto que cada um possui necessidades diferentes em relação ao outro.

Uma boa dica é preparar seu lar para que o novo morador se sinta como se estivesse em casa.

Portanto, veja se há estrutura adequada, espaço para uma jaula, viveiro ou quem sabe um aquário grande.

Sendo assim, também se torna indispensável o auxílio de um médico veterinário para lhe conduzir na preparação desse ambiente.

Para que desse modo você proporcione um estilo de vida adequado ao bichinho.

2. Adquira uma licença ambiental

Licença para Animais exóticos de estimação

A licença ambiental é indispensável para cuidar de animais exóticos de estimação. Esse é um documento mitido pelo IBAMA e pelo Ministério do Meio Ambiente.

Muitas pessoas acreditam ser possível ter qualquer espécie de animal exótico em casa, mas na realidade, somente algumas espécies podem viver em cativeiro no país.

Além disso, estes bichos devem ser registrados, vacinados periodicamente e que sempre sejam proporcionadas boas condições de saúde a eles.

3. Conheça o animal antes de comprá-lo

Normalmente, animais exóticos de estimação tendem para um crescimento ligeiro do seu tamanho, além de possuírem hábitos distintos de seus tutores.

Desse modo, um bichinho que tenha não mais que alguns centímetros quando filhote, na fase adulto pode crescer bastante e fazer muito barulho.

Nestes casos, alguns animais não são indicados. Especialmente se você pretende criá-los em apartamento, prejudicando a harmonia da vizinhança.

Ainda assim, vale lembrar que todos os animais de estimação merecem cuidados domésticos, porém, com animais exóticos esses cuidados precisam ser redobrados.

Outra sugestão, é conhecer os seus interesses e gostos pessoais. Assim, se você sente repulsa a sangue, por exemplo, talvez um animal carnívoro não seja ideal para o seu caso, quem sabe um animal herbívoro.

Conhecê-lo antes de comprar será fundamental para que você se acostume com a sua presença. Dessa forma, vocês poderão viver bons momentos juntos.

Por fim, é válido ressaltar que estas espécies geram mais custos do que outros bichinhos de estimação comuns.

Sendo assim, é preciso avaliar se realmente vale a pena ter um animal exótico vivendo sobre o mesmo teto, visto que existem muitos outros em situações de abandono nas grandes cidades.

Qual a melhor forma de adquirir animais exóticos de estimação?

Como ter Animais exóticos de estimação

O melhor caminho para se tornar tutor de um animal de estimação como esse, é se você procurar por lojas licenciadas à venda destas espécies.

O IBAMA é o instituto que regulariza a comercialização destes animais aqui no Brasil.

Nesse caso, consulte a seleta lista de espécies exóticas que podem ser comercializadas para ambiente doméstico.

Normalmente, estas empresas vendem apenas animais que estejam com um bom estado de saúde, seguindo critérios de vigilância sanitária e clínica.

Ressaltando que o descumprimento dos trâmites legais para posse de animais exóticos de estimação, pode levar a penalidades como multas e até mesmo a prisão.

Da mesma forma, práticas de maus tratos a estes animais, assim como de quaisquer animais domésticos, também são considerados crimes por lei.

Portanto se souber que um animal foi obtido de forma ilegal, você deve denunciar para o IBAMA ou para o RENCTAS – a Rede Nacional Contra o Tráfico de Animais Silvestres.

Dessa maneira, você não incentiva a prática.

Afinal, quais animais exóticos de estimação você pode obter?

Se você curte animais de estimação e chegou até aqui, certamente já deve ter pensado em ter mais do que apenas um cão ou gato ao seu lado, não é mesmo?

Portanto, agora que você já conhece um pouco mais sobre este assunto, vamos lhe apresentar alguns dos animais exóticos que você pode obter legalmente no Brasil.

Confira nossa lista:

Cacatua:

A cacatua é uma espécie de ave australiana, muito popular por serem apegadas aos seus tutores.

Elas têm uma personalidade bem característica: são bastante curiosas e inteligentes e sua alimentação consiste em rações específicas, legumes e frutas frescas;

Arara-canindé:

Muito comum em países da América do Sul e Central, a arara-canindé pode chegar a medir até 80 cm, além de viver por cerca 70 anos quando criada em cativeiro.

Sendo assim esteja atento a tudo que é necessário gaiolas ou viveiros amplos que permitam que ela consiga abrir suas asas;

Chinchila:

É um pequeno roedor nativo da região dos andes na América do Sul. Ele é muito querido devido ao seu comportamento dócil e a sua adaptabilidade com crianças;

Iguana:

As iguanas são répteis encontrados em regiões tropicais da América do Sul, Central e também no Caribe.

Aqui, é interessante que você disponibilize um terrário com tamanho adequado e galhos para que possam escalar ocasionalmente.

Alguns exemplares chegam a medir 2 metros da cabeça a cauda;

Ovelha:

Natural da Turquia e Irã meridional, as ovelhas são animais herbívoros muito dóceis e ruminantes.

Como passam a maior parte da vida nos pastos, é ideal um espaço grande com vastas pastagens e sem a presença de predadores;

Raposa:

Encontradas em locais como América do Norte, Eurásia, Austrália, norte da Europa e norte da África.

Estes são animais de comportamento caçador, podendo ter oscilações de humor de um segundo para outro – São ativas e símias corredoras;

Tarântulas:

Espécies de aranhas amplamente encontradas nas Américas, Ásia, África e Oriente Médio. Elas são famosas por conta de seu tamanho e a facilidade em criá-las.

Vale dizer que não são venenosas para os humanos, mas você precisa tomar cuidados com outros mamíferos;

Tarantula - Animais exóticos de estimação

Cobra-do-milho:

A cobra-do-milho é uma espécie oriunda dos EUA, especificamente da região sudeste.

Apresentam um comportamento sossegado e são muito famosas por conta de suas cores únicas e chamativas;

Guaxinim:

Presentes em quase todas as regiões da América, demonstram um temperamento mais agressivo do que os demais animais listados aqui.

Nesse caso, necessita de espaços próprios para sua criação e momentos constantes de lazer ao ar livre;

Hamster:

Roedores nativos da África e Ásia. Eles são ótimas opções, dado que não são necessários tantos esforços.

Tudo de que precisam é carinho, uma dieta balanceada e de um bom local para viverem.

Hamster - Animais exóticos de estimação

Considerações finais

Assim agora que você já sabe como ter animais exóticos em casa, ficará mais claro escolher um pet que corresponda às normas e leis vigentes.

Isso sem correr nenhum tipo de risco, concorda?

No entanto, ressaltamos que a aquisição de qualquer espécie não incluída na lista descrita pelos órgãos públicos é considerada crime legal.

Portanto, sempre adquira animais legalizados!

E aí, curtiu nossa lista sobre animais exóticos de estimação? Escreva nos comentários qual desses animais você pensa em ter na sua casa. Queremos saber!

2 comentários em “Animais exóticos de estimação: conheça os principais”

  1. Mariana Mendonça

    De todos da lista o Hamster é o mais fofinho
    Meu filho já teve dois deles, o Haru e a Chirra. 🐹🐹❤️

    1. paixaoanimal

      Olá Mariana, obrigada por participar!

      Os Hamsters são mesmo animais muito dóceis e fáceis de lidar.
      Amei os nomes “Haru e Chirra”

      Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima