Início » Aprenda a escolher a melhor areia para gato

Aprenda a escolher a melhor areia para gato

Escolher a areia para o gato que seja adequada é uma das coisas mais importantes que todo tutor precisa fazer. Isso porque um gato que não se sente bem usando a caixa de areia vai ficar estressado.

A caixa de areia é muito importante para que seu gato se sinta seguro. Além disso, se a areia não for adequada, o gato pode começar a segurar xixi e cocô, o que pode causar doenças graves.

Aliás, a escolha da areia é um dos pilares na hora de ensinar seu gato a usar a caixa de areia quando ainda é filhotinho. Por isso, nao negligencie este ponto.

Dessa forma, é muito importante saber qual areia escolher para garantir o bem-estar e a saúde do seu gatinho.

O que observar na hora de escolher areia para gato

Areia para Gato

Quando você for comprar a areia para seu gato, tenha em mente que existem alguns pontos que precisam ser levados em consideração.

Um ponto importante é que a areia seja relativamente fina, mais parecida com a areia de verdade, para que seja confortável para o gato. Aquelas areias com pedras muito grandes podem ser bastante desconfortáveis e desestimular o uso pelo gato.

Afinal, o gato na natureza faz suas necessidades na areia e não em pedras! As pedrinhas podem machucar as patas do gato e realmente se tornarem bem desconfortáveis.

Outra coisa importante é observar se a areia forma torrões nos locais do xixi, pois isso é o que vai permitir a correta higienização da caixa de areia. Se você não conseguir remover o xixi completamente, provavelmente a areia ficará com mal cheiro mais rápido.

Além disso, em alguns casos, por não formar torrões, acaba formando uma espécie de “lama” no fundo da caixa, que fica bem mais difícil de limpar. Isso também pode propiciar a proliferação de microrganismos que podem causar doenças nos gatos.

Por fim, esteja atento ao controle de odor da areia. Existem algumas que possuem um melhor controle de odor do que outras. Dessa forma, isso fará uma grande diferença no bem-estar dos gatos e das pessoas da casa.

Lembre-se de que os gatos não gostam de fazer suas necessidades em um local com mau cheiro.

Tipos mais comuns de areia para gato

Areia higiênica comum

Existem no mercado uma grande variedade de produtos que você pode escolher. Na hora da escolha, considere os critérios citados acima.

Porém, faça sempre o teste com seu gato. Pode ser que uma areia cumpra todos os requisitos acima, mas que mesmo assim não agrade seu bichano.

Lembre-se de que nenhum critério de escolha pode ser mais importante do que o bem-estar do gato. Assim, observe como seu gato reage e o quanto você consegue manter a areia limpa e com menos odor possível.

Embora possa parecer que o odor ruim só desagrada as pessoas da casa, os gatos também não se sentem à vontade de usar a caixa de areia suja e com odor forte. Isso aumenta o risco de ele segurar o xixi e o cocô ou de fazer as necessidades fora da caixa.

Areia higiênica com odor

Existem também opções no mercado de areia higiênica com odor. Porém, essa é uma que não é recomendada.

Tenha em mente que o perfume da areia foi pensado para agradar os humanos, e não, o gato. Os gatos têm um olfato mais aguçado que o nosso e não gostam do perfume forte, de forma que tenderão a não querer usar a caixa de areia.

Além disso, os gatos gostam de enterrar suas necessidades para reduzir o odor, pois esse é um comportamento natural. Ao deixar seu cheiro, ele pode atrair predadores.

Assim, o gato não vai gostar de enterrar o cocô e o cheiro continuar lá.

Areia de sílica

Muitos tutores acham que essa é uma ótima opção de areia para gato, já que tem uma durabilidade maior. Além disso, pode até ter um bom controle de odor.

Porém, existem muitas contraindicações para o uso desse tipo de areia para gato. O primeiro deles é que a areia de sílica não se parece com a areia natural em nada. Dessa forma, esse tipo de areia é desconfortável para o gato.

Além disso, a areia de sílica não forma torrões. Sendo assim, pode acontecer que o xixi descer para o fundo, deixando uma umidade, o que pode contribuir para uma proliferação de bactérias.

Por fim, a areia de sílica, especialmente as mais finas, podem gerar muita poeira, que pode ser inalada pelo gato. Pesquisas mostram que isso pode aumentar os riscos de câncer para o gato.

Granulado de madeira

Existem diversas marcas de granulado de madeira disponíveis no mercado. Esse tipo de areia para gato tem algumas vantagens, como por exemplo, ser ecologicamente correto e biodegradável, pois a maioria é feita de madeira de reflorestamento de pinheiros.

Além disso, esse tipo de areia não tem muitos aditivos, como algumas outras areias têm.

Porém, por não se parecer com areia comum, pode ser um desconfortável para o gato. Além disso, esse tipo de areia não forma torrões, o que dificulta sua limpeza.

Trata-se de uma areia de qualidade mediana e que pode ser mais acessível em termos de preço. O importante é fazer o teste com seu gato e ver se funciona bem e averiguar se você consegue manter a higiene correta da caixa de areia.

Lembre-se de que a higiene da caixa de areia não é só para que sua casa não fique com mau cheiro. Os gatos podem passar a se recurar a usar uma caixa de areia suja e com odor forte. Além disso, a falta de higiene pode levar à proliferação de microrganismos causadores de doenças.

Pode usar outros produtos não próprios como areia para gato?

Se o gato gosta de areia higiênica que parece areia de verdade, por que não usar areia comum, então?

Bem, o principal motivo para isso que é a areia de construção pode estar contaminada com microrganismos.

Tenha em mente que as areias comerciais recebem um tratamento antimicrobiano, visando reduzir as chances de proliferação de microrganismos que podem causar doenças ao gato.

Este também é o motivo de se evitar o uso de outros produtos, como por exemplo, farinha de mandioca, como areia para gato.

Existem inúmeros vídeos pela internet recomendado o uso dessa farinha com areia para gato, mas não é recomendado por este motivo. A farinha de mandioca pode ser um meio muito propício à proliferação de microrganismos, que podem causar doenças no gato.

Assim, o ideal é que você somente utilize areia especialmente formulada para gato, que são comercializadas em embalagens muito bem fechadas, que garantam a qualidade do produto.

Considerações finais

A escolha da areia para gato é muito importante para garantir seu bem-estar e sua saúde. Por isso, não negligencie esse fator, pois pode causar estresse e até doenças no seu gato.

Dessa forma, avalie as opções de mercado que cabem no seu bolso e faça testes com seu bichano para ver com qual areia ele mais se adapta.

Evite utilizar areia perfumada ou de sílica, devido aos motivos citados anteriormente. 

Não se esqueça de manter também uma rotina de limpeza da areia, sendo recomendada limpeza duas vezes por dia e, uma vez por semana, a troca completa da areia.

Qual areia você utiliza com seu gato? Comente abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima