Dicas para dar banho no gato

Como dar banho em gatos: dicas que você precisa saber

Quem quer saber como dar banho em gatos e se isso é realmente necessário chegou ao artigo certo. Você provavelmente já ouviu falar na expressão “banho de gato” como uma forma de falar sobre um banho mal dado. Afinal, os gatos têm o hábito de se lamberem como método de higienização.

Para que você entenda melhor o tema, é preciso saber que esse hábito não é em vão. A língua dos gatos tem substâncias que promovem a higienização de seu pelo e pelagem. Na maioria das vezes, isso é suficiente como banho.

Porém, se você é dono de gato sabe como é difícil manter esses bichinhos em casa. Os felinos são extremamente independentes e gostam de passear pelas ruas e telhados. Logo, eles podem se sujar com substâncias que não podem ser limpadas apenas pelo famoso banho de gato.

Nesse caso, a higienização profunda e completa se faz necessária. Isso é importante não apenas para que eles fiquem limpinhos e cheirosos, mas também como forma de prevenção contra uma série de doenças.

Também vale lembrar que além do banho é muito importante manter as vacinas do seu gato em dia para prevenir doenças.

Bem, aqui entra um novo problema: os gatos geralmente odeiam água. Dessa forma, o banho pode ser muito difícil. Felizmente, existem algumas dicas que você pode aplicar para facilitar esse momento.

Ficou curioso? Então não deixe de ler o artigo até o final!

Vamos começar.

Como dar banho em gatos

Como dar banho em gato

Utilize uma pia ou bacia grande

O primeiro passo é separar um recipiente ou pia suficientemente grandes para manter o gatinho estável enquanto você dá o banho. É importante que você consiga se movimentar, principalmente para agilizar o momento.

Também é essencial que você não encha muito essa bacia. Como os felinos não gostam de água, isso pode assustá-los e causar estresse desnecessário.

Cuide da temperatura

O ideal para banhar os gatos é manter a água em temperatura ambiente. Caso esteja muito quente ou gelada, você pode assustá-lo, causar irritações e até mesmo machucar o felino. Portanto, procure mantê-la em uma temperatura normal.

Coloque o gato na bacia ou pia com cuidado

O próximo passo de como dar banho em gatos é colocá-lo na água. Para isso, segure sua nuca com a mão direita e o tronco com a mão esquerda. É preciso ter muito cuidado nesse momento, já que o bichano pode tentar se desvencilhar e causar arranhões.

Quando o gatinho já estiver mais acostumado com a água, você pode começar a soltá-los aos poucos.

Comece o banho

Aprender dar banho em gato

Em seguida, molhe todo o corpo do felino, exceto a cabeça. Para que ele não fique estressado nesse momento, você pode pegar pequenas quantidades de água com as mãos e passar por todo o seu corpo.

Esfregue sua pelagem com delicadeza, utilizando um shampoo específico para gatos. Massageie suavemente para garantir que toda a sujeira saia. Então, volte a enxaguar da mesma forma que fez anteriormente.

O maior cuidado que você precisa ter neste momento é não formar nós com os pelos. Afinal, ao tentar soltá-los, você pode sem querer puxar a pele do felino. Utilize sempre as pontas dos dedos para esfregar o produto com muita gentileza.

Lave a cabeça

Como dar banho no gato lavando a cabeça

Por último, você deve repetir os movimentos na cabeça do gato. Esse é um dos momentos cruciais de quem quer aprender como dar banho em gatos. Embora a higiene seja feita da mesma forma que no resto do corpo, é preciso cuidar para que a água não entre nos ouvidos, boca, nariz ou olhos.

Aqui, você deve usar menos produto (meia gota de shampoo já pode ser o suficiente). Para retirar, você pode usar um pano macio molhado para não precisar jogar a água na cabeça.

Seque o gato

Seque o gato com uma toalha

Finalmente, basta secar o seu pet. Muitas pessoas optam pelo uso do secador de cabelos. Porém, o susto do vento, combinado com o barulho do aparelho, pode fazer com que o felino se assuste e tente fugir. Afinal, seus instintos agem dessa forma.

Por mais que demore, a melhor opção é secar os gatinhos com uma toalha macia. Você pode aproveitar esse momento para fazer carinho, brincar e falar gentilmente com o pet. Dessa forma, ele entende que foi um momento de cuidado!

Outra dica que faz toda a diferença em como dar banho em gatos é oferecer petiscos ao final do processo. Como eles não gostam de tomar banho, o agrado ajuda o felino a entender que ele “fez um bom trabalho”. No próximo banho, ele saberá que pode esperar o petisco no final e a higienização fica mais fácil!

Viu só como dar banho em gatos não precisa ser tão complicado? Ao tomar todas as precauções, você cuida do seu bichinho da melhor forma. Lembre-se de que o banho não precisa ser toda semana. Uma vez por mês já é o suficiente!

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o tema, deixe seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar esse artigo nas redes sociais.

Veja também nossas dicas de cuidados para os bichanos.

Até a próxima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *