Quantidade que cachorro deve comer

Quantas vezes um cachorro deve comer por dia

Definir adequadamente quantas vezes um cachorro deve comer por dia é importantíssimo. Além de contribuir com sua saúde, favorece um ambiente mais higiênico em sua casa.

Hoje, conversaremos sobre este aspecto da alimentação dos pets. Você aprenderá a dosar e organizar corretamente as refeições de seu amigão.

Excelente, não é mesmo? Então, vamos lá.

Afinal, quantas vezes um cachorro deve comer por dia

Para ser saudável, um cachorro deve comer por dia duas vezes no máximo. De manhã e à noite. Contudo aqui tratamos de animais adultos, tudo bem?

Isso faz-se necessário para o bom funcionamento de seu organismo. Sem jejuns prolongados, o metabolismo diminui levemente, mantendo-o com bom peso.

Cães que jejuam por várias horas tendem a perder massa muscular. Isso ocorre porque o corpo passa a consumir os nutrientes de seus músculos.

Do mesmo modo, cães que se alimentam durante todo o dia tenderão ao sedentarismo. O excesso de comida unido à preguiça o farão obeso. E isso colocará sua saúde em risco.

O mito do cão de guarda

Muita gente acredita que o cachorro deve comer por dia uma única vez. E comer de manhã. Caso contrário, ele deixaria de estar alerta.

Com esse pensamento, deixam seus cães de guarda em jejuns prolongados. Sem saber, estão, na verdade, atrapalhando a função destes animais.

Acontece que o sono dos cães não é como o nosso. Eles cochilam e acordam o dia todo. Isso os permite ter ciclos mais rápidos de sono profundo.

Além disso, eles são notívagos por natureza. Mesmo que cochilem durante a noite, seus sentidos permanecerão ligados.

Desse modo, mesmo fazendo a refeição, cumprirão perfeitamente bem o trabalho de guarda.

Determinando a quantidade de comida

Falando sobre as quantidades, não há uma medida geral possível. Isso dependerá do tipo de comida, em primeiro lugar.

No caso de cães que se alimentam com a ração, a coisa é mais simples. O fabricante estipula uma média, em gramas, de quanto o cachorro deve comer por dia.

Basta conhecer o peso do seu animal e consultar a tabela.

Lembre-se que rações Super Premium são mais nutritivas que rações comuns. Por isso sua quantidade ideal é reduzida, em relação a outras básicas.

No caso da alimentação mista e alimentação caseira para cães deve-se calcular a quantidade de proteínas dos alimentos. Com base nisso, é possível saber quanto o cachorro deve comer por dia.

Se quer saber mais a respeito, visite as matérias que linkamos. Lá, explicamos direitinho essas formas de alimentar seus pets.

Vantagens da definição de quantas vezes um cachorro deve comer por dia

A manutenção da saúde do seu pet já é fator conhecido. Porém não se encerra por aí. Cães saudáveis são mais bonitos e alegres.

A saúde do seu pet contribui para um pelo mais sedoso e volumoso. Ainda, os dentes e gengiva saudáveis são ótimo modo de fazer o pet viver mais.

E as vantagens não se encerram nele. Sua casa também tem a ganhar com isso.

Isso ocorre porque a excreção está ligada diretamente à alimentação. O cachorro faz cocô entre 5 e 20 minutos após a refeição.

Sabendo disso, você pode planejar os passeios para coincidirem com o horário de cocô. Mas lembre-se de higienizar a via pública, coletando a sujeira do seu bichinho. Tudo bem?

Assim, sua casa permanece mais limpa, livre de moscas, baratas e outros decompositores.

Caso seu cachorro já saiba fazer cocô e xixi no lugar certo, também será excelente. Afinal, você poderá recolher as fezes mais rapidamente, mantendo a higiene do ambiente.

Prato limpo, casa mais saudável

Cachorro deve comer

Um aspecto interessante, na alimentação do pet, é que a comida seja comida imediatamente. Sob nenhuma circunstância permita que o pote permaneça cheio por longos períodos.

Ração parada é um convite para insetos e roedores. Em zonas rurais ou ecologicamente ricas, gambás e outros animais podem, também, aparecer.

Além disso, não é legal para o bichinho ter a comida exposta, assim. Você deixaria um prato aberto para comê-lo horas depois? Tenho certeza que não.

Para conseguir isso, basta apresentar a comida nos horários corretos. Dez ou quinze minutos depois, se o cachorro já tiver se afastado, retire o pote.

Isso o condicionará a comer tudo na hora ou aguardar o próximo horário. É uma excelente prática. Pode apostar.

Agora, você já sabe quanto e quantas vezes o seu cachorro deve comer por dia. Por isso, compartilhe a matéria a fim de outras pessoas também aprenderem.

E, caso alguma dúvida tenha ficado, não hesite em nos comunicar. Sua mensagem, no campo de comentários, será respondida com muito prazer.

Esteja sempre conosco, pet lover! Matérias completas e cheias de amor pelos animais você só tem aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *