Cachorro para Criança

Cachorro para criança: aqui tem ideias pra você

Quase todos nós tivemos nossos pet’s na infância, e escolher um cachorro para criança não é uma tarefa difícil, mas é preciso ter atenção aos detalhes para evitar problemas futuros.

Apesar de alguns cachorros terem personalidades dóceis é sempre bom ensinar as crianças a respeita-los, pois caso ele tenha o rabo puxado ou a pata pisada ou em brincadeiras mais brutas, será difícil prever como irá se comportar.

Então se atentar para a personalidade do animal é extremamente importante, pois algumas raças podem se estressar e se irritar facilmente e isto irá gerar situações desagradáveis.

Um ponto a se destacar é que não é só por que o cachorro é pequeno, significa que se adaptam melhor com crianças. Isto não é regra e pode ser exatamente o contrário .

Cães grandes tem mais desenvoltura com crianças, pois seu comportamento está ligado ao pastoreio e a atividade de guarda da casa.

Por este e outros motivos algumas coisas precisam ser pensadas para a escolha da raça ideal para as famílias com crianças.

Tais como a idade da criança o tipo de moradia: apartamento/casa, os hábitos, necessidades e rotina da família.

Se sua família for mais caseira, apesar de dóceis e brincalhões algumas raças de cachorro para criança não são indicadas, tendo em vista que precisam gastar mais energia, o que exigira algum tempo em atividades fora de casa.

Optar por um cachorro para criança é uma escolha sábia e irá proporcionar um desenvolvimento melhor para seu filho.

Benefícios do cachorro para criança

O relacionamento de cachorro com as crianças irá de certa forma, prepara-las para o convívio com outras pessoas e também para o ambiente escolar.

Além de afastar sensações de egoísmo, irá gerar melhora na autoestima da criança. Pois, quando cachorros e crianças vivem juntos ambos tem menos sinais de ansiedade.

Estudos mostram que crianças que convivem com seu cachorro, tem uma tendência de fortalecimento do sistema imunológico, e combate de maneira eficaz casos de infecção.

Mostram ainda que bebês que convivem com cães, a partir do primeiro ano de vida tem menor probabilidade de apresentar problemas de ouvido e respiratórios.

Outro ponto positivo de cachorro para crianças é a possibilidade da diminuição do sedentarismo, pois a criança realizará atividades físicas durante as brincadeiras junto com o animal.

Ter um ou mais cães irá aumentar e intensificar a noção de responsabilidade de seus filhos. E ao longo do tempo eles ajudarão e cuidarão do pet.

Ainda ajudará no desenvolvimento afetivo, educacional e pessoal que irão surpreende-lo, superando as expectativas.

Responsabilidade dos pais ao escolher o cachorro para crianças

A maioria dos pais querem realizar o sonho de seus filhos e dar um cachorro para as crianças, mas é preciso levar em conta que quanto menor a criança maior o compromisso dos pais.

Lições sobre responsabilidade e respeito para com os outros seres, é fundamental para que a criança entenda, que o cachorro não é um brinquedo e sim um ser vivo com vontade própria que devem ser respeitadas.

Então ensine seus filhos a não incomodar o cachorro quando estiver dormindo, comendo e também a reconhecer quais tipos de carinhos são aceitos pelo se cão.

Isto ensinará a criança ser mais empática, solidaria e sensível. Mas evite deixá-los sozinhos por muito tempo, especialmente nos primeiro meses de adaptação.

O cachorro para criança é ter trabalho em dobro, porém os momentos prazerosos com eles em sua família faram tudo valer a pena.

Entre cães de porte grande, médio e pequeno, aqui estão os melhores para o convívio com nossos filhos e famílias.

Raça de cachorro para crianças

Collies

São naturalmente protetores e fieis a sua família. Apresenta instinto de propriedade e familiar o que o torna um ótimo guardião. São dóceis e totalmente previsíveis.

Mas por ter um porte médio e bastante pelo ele é desejado por muitas famílias e visto como problema para outras.

É muito raro ele estranhar ou morder as pessoas, o que o torna perfeito para as famílias de primeira viagem.

Cães desta raça tem inteligência acima da média e muita paciência para brincar e se divertir com as crianças, pois tem muita energia. São fáceis de serem treinados, pois são obedientes e educados.

Eles têm ainda um forte senso familiar e, por serem destinados ao pastoreio, têm clara noção de propriedade. Isso os torna excepcionais cães de guarda para seus filhos.

Beagles

Cães extremamente curiosos, ativos e cheio de energia para gastar, são excelentes para quem tem crianças. Sem falar que eles surgiram como cães de caça ativos e protetores. É um excelente cachorro para criança.

De porte médio, não cresce muito e se mantem leve mesmo depois de adulto, eles são muito afetuoso, brincalhões e sociáveis. São cachorros leais o que o torna ótima companhia para todos os momentos.

Esta é uma raça que demanda muita atenção, pois ao serem deixados sozinhos por muito tempo apresentam comportamento destrutivo.

Por isso ele é bom para famílias com mais de um filho ou uma família grande, pois sempre haverá alguém em casa.

Os passeios diários são obrigatórios. A não ser que você não se importe em ter sapatos mastigados ao acordar. Então é necessário oferecer diversas distrações e com brinquedos para ele morder.

Labradores

Cheios de energia e simpáticos são perfeitos para crianças um pouco mais velhas. Isto por que podem ser um pouco desastrados e derrubar acidentalmente as menores, pois são bem grandes.

De grande porte os labradores amam contato e tem muita paciência para brincar de qualquer coisa que a criança desejar. Isto por que são sociais, inteligentes e confiáveis.

Manter uma rotina de exercícios físicos e disciplina é importante, para eles se tornarem cachorros adultos bem tranquilos. Fornecer estímulos mentais e brinquedos também é essencial.

Caso esses estímulo sejam negados eles pode se tornara obesos e desviar sua energia a comportamentos indesejados. Então para aqueles que morem em apartamento é melhor repensar a escolha.

São Bernardo

Leal e brincalhão este é uma ótima opção para famílias que dispõem de bastante espaço. O motivo é que esta é uma raça de grande porte.

Apesar de seu tamanho é um cachorro para criança que tem personalidade muito dócil e que ama carinho e atenção.

Essa é a raça do cachorro que aparece no “Filme Beethoven”! Pra quem nunca assistiu vale a pena procurar e assistir pois é muito lindo. 

Buldogue inglês

Buldogue inglês - ótima opção de cachorro para criança.

Dócil, inteligente e excessivamente carinhoso e apesar da aparência de bravo, o Buldogue ama crianças e idosos. Eles são bastante calmos e afetuosos.

Tem forte instinto de proteção, mas aliado ao seu porte seus donos poderão ter problemas para que eles tenham disciplina perto das crianças.

Eles podem ser difíceis de adestrar, por serem tendenciosamente teimosos, porém eles não apresentarão postura rude ou brusca com sua família.

Esta raça não gosta de muita agitação, correr e pular por exemplo, por isso pode ser adequado para crianças mais tranquilas.

Basset Hound

De pequeno porte e baixinho, com suas orelhas caídas e sua carinha única de dependente, este cão encanta todo mundo. Tem um olfato bem apurado o que pode ser ótimo para brincadeiras de esconder.

Apesar da carinha um tanto tristonha ele é bem carinhosos, leal e ótimo companheiro de seus donos em todas as atividades. Apesar de não ter muita energia, tem preferência por brincadeiras mais pacatas.

Golden Retriever

Cachorro para Criança

São amorosos, apaixonados por seus donos e amam brincar, porem precisam de muita disciplina par não virar a casa de pernas pro ar.

É uma ótima opção para crianças mais ativas já tem eles tem bastante energia pra gastar e são inteligentes, obedientes, companheiros e brincalhões.

Ele também precisa de muita atividade física, por ser de porte médio, para se manter saudável, caso contrário se tornará bem destrutível. Para isto, se a criança gosta de brincar na agua este será o companheiro ideal.

Pug – Um bom cachorro para crianças

Pug Cachorro pequeno

Esta é uma raça conhecida por ser dócil, calma, mas também um pouco teimosa. Porém se for bem treinada pode dar a seus filho e sua família muitos momentos felizes.

Tem como característica não latir muito e necessidade de pouca atividade física. Por ser de pequeno porte eles são ideias para quem mora em apartamento, além de conviver muito bem com crianças mesmo em espaços limitados.

Shih Tzu

Shih Tzu

Extremamente dócil e adaptável este cachorro para crianças é perfeito para as mais tranquilas e pacatas. As famílias que residem em apartamentos ficaram satisfeitos.

É uma cão de porte pequeno e bastante frágil, por isso podem ser machucados facilmente. Porem exigem atenção ao deixá-lo próximos de crianças mais novas que podem não medir sua força.

Poodle

Cachorro poodle

Os cães desta raça são gentis, inteligentes e amam brincar. Ativos, orgulhos, elegantes e ao mesmo tempo dedicados e fieis, são indicados até para crianças que possuem alergia.

É muito difícil deixá-los irritados, pois é bem humorado e paciente o que é excelente para todas as crianças. Outa característica importante é que ele aprende comandos facilmente, deixando todo família mais tranquila.

Agora é só analisar e escolher quem irá ser mais novo membro de sua família, seja ela grande ou pequena. Seja em casa ou apartamento, deixe o amor entrar.

Finalizamos aqui, com gratidão no coração por ter você aqui! Volte sempre, toda semana temos novos artigos!

Até a próxima oportunidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *