Início » Cachorro para criança: aqui tem ideias pra você

Cachorro para criança: aqui tem ideias pra você

Se você foi uma criança que teve a felicidade de conviver com um pet, sabe muito bem o quanto isso é enriquecedor. Porém, muita gente ainda tem dúvida sobre os prós e os contras de cachorro para criança.

Muitas gente, inclusive, quando descobre que vai ter um bebê, acaba abandonando seu pet, achando que essa convivência com a criança não será benéfica. Porém, esse é um enorme engano. O contato da criança com os pets pode trazer muitos benefícios.

É claro que existem alguns cuidados que precisam ser tomados, como por exemplo, prezar pela saúde do pet. Além disso, é preciso ensinar a criança que o cachorro é um ser vivo e não um brinquedo.

A criança precisa saber que o animal sente dor. Muita gente pensa que cachorro para criança precisa ser um animal extremamente dócil, para “aguentar o tranco”. Porém, isso não pode acontecer de forma alguma.

A lição número um que os pais precisam ensinar às crianças é que os animais são seres vivos e sencientes. Isso signfica que ele se machucam, sentem dor e têm emoções.

Existem algumas coisas que você precisa pensar antes de decidir adotar um cachorro para criança. Lembre-se de que a adoção é um ato de responsabilidade com o animal, que não pode ser descartado na primeira dificuldade.

Benefícios do cachorro para criança

O convívio da criança com o cachorro poderá ter muitos benefícios. O primeiro deles é justamente ensinar a criança a ter respeito pelos animais. Quando ela entende a respeitar seu pet, isso facilitará com que tenha respeito também com outras pessoas.

A presença de um cachorro na casa também ajudará a criança a aprender a dividir seu espaço, especialmente se ela for filho único.

Outro ponto positivo é que, ao contrário de que muita gente pensa, o cachorro não somente não só não vai aumentar os riscos de doenças nas crianças, como pode ajudar a melhorar seu sistema imunológico.

Por exemplo, um estudo feito na Universidade de Aberta, no Canadá, mostrou que a convivência de bebês com cachorro reforça seu sistema imunológico, reduzindo o risco de doenças alérgicas, além de proteger contra a obesidade.

Outros estudos mostram ainda que bebês que convivem com cães a partir do primeiro ano de vida têm menor probabilidade de apresentar problemas de ouvido e respiratórios.

Outro ponto positivo de cachorro para crianças é a possibilidade da diminuição do sedentarismo, pois a criança realizará atividades físicas durante as brincadeiras junto com o animal.

Outro ponto positivo é que se você incluir a criança nos cuidados com o cachorro, isso vai gerar nela um senso se responsabilidade, que se estenderá por toda sua vida.

Por fim, o benefício mais óbvio de todos é que a criança criará um vínculo de amor com o cachorro que será muito importante para ela. Esse vínculo, além de gerar felicidade, ajudará a criança a desenvolver empatia.

Hormônio do amor

Estudos mostram que existe um componente biológico que explica isso. A ocitocina, conhecida como “hormônio do amor”, segundo os estudos é responsável pelo comportamento de empatia e generosidade.

A boa notícia é que muitos estudos mostraram que na relação entre animais de estimação e seres humanos, ocorre um aumento de ocitocina nos dois. Assim, crianças que convivem com pets terão mais empatia pelos outros e tenderão a ser mais generosas.

Responsabilidade dos pais ao escolher o cachorro para crianças

A maioria dos pais quer realizar o sonho de seus filhos e dar um cachorro para as crianças, mas é preciso saber quais são suas responsabilidades nessa relação.

Como dito anteriormente, a lição número um que precisa estar muito clara primeiramente para os próprios pais e que deve ser repassada à criança é: cachorro não é brinquedo!! 

É essencial ter em mente que cachorro é um ser vivo, com necessidades e demandas que precisam ser respeitadas. 

Sendo assim, os pais precisam ensinar seus filhos que o cachorro precisa dormir, comer, beber água, e que sentem dor. Dessa forma, a criança precisa entender qual o limite do que pode ou não fazer com o cão sem machucá-lo.

Por isso, é essencial não deixar a criança sozinha com o cachorro, especialmente se a criança for pequena e se o convívio dos dois ainda for recente. 

Tenha em mente que o cachorro é um animal e que, por mais manso que ele seja, podem acontecer imprevistos. O animal pode se assustar ou se sentir ameaçado de alguma forma e pode acontecer algum acidente.

Além disso, crianças menores não têm muita noção de sua força física e podem acabar maltratando o animal sem saber que estão fazendo isso, ao, por exemplo, puxar orelhas ou rabo. Por mais que você ensine que não pode, a criança pode ainda não ter plena capacidade de entender.

Outro ponto essencial a se considerar é o cuidado com a saúde do cachorro. Como dito anteriormente, a convivência com pets pode ser muito benéfica para a saúde da criança.

Mas é claro que, para isso, o cachorro precisa estar saudável e com todas as vacinas em dia. Além disso, logicamente é preciso tomar todos os cuidados de higiene com o cachorro e com a casa.

Qual o cachorro ideal para criança?

A criança é pequena, então é melhor ter um cachorro pequeno, certo? Não necessariamente! Existem muitos cães de grande porte que são excelentes com crianças devido à sua índole.

Assim, não existe um cachorro ideal para toda criança. Vários fatores precisam ser levados em consideração na hora de escolher um pet para uma criança:

  • Idade da criança;
  • Número de crianças na casa;
  • Personalidade da criança. Crianças mais energéticas podem preferir um cachorro maior para correr e brincar junto. Crianças mais calmas podem se dar melhor com cachorros igualmente calmos;
  • Personalidade e índole do cachorro;
  • Tipo de moradia e espaço disponível para o cachorro. Por exemplo, provavelmente não será uma boa ideia ter um Golden Retriever em um apartamento pequeno;
  • Hábitos da família: se a família vive viajando, pode ser melhor ter um cachorro de porte médio ou pequeno, para que ele possa ser levado junto nas atividades com alguma facilidade. 
  • Existência de outros pets na casa.

Assim, se você ainda não tem um cachorro e está pensando em adotar um para uma criança, pese todos os fatores antes de tomar essa decisão.

Raça de cachorro para crianças

SRD

A primeira opção sugerida é o famoso SRD, ou seja, o cachorro sem raça definida ou o nosso querido vira-lata. A adoção de um cachorro sem raça pode ser uma excelente ideia.

Ao adotar um cachorro, você estará ensinando à criança uma série de coisas, inclusive a ter empatia. Além disso, você estará salvando uma vida.

Porém, nem sempre é possível prever o tamanho que o cachorro SRD vai ficar de forma precisa. Além disso, sua índole também pode ser menos previsível do que no caso de um cachorro de raça. 

A maioria dos cachorros SRDs adotados já demonstram se são mais calmos ou mais agitados e a verdade é que as chances da relação do viralatinha com a criança dar certo são muito grandes!!

Assim, se você puder, adote um cachorro. Pesquise bastante e faça isso com responsabilidade. 

Mas se você quiser ter uma maior previsibilidade sobre a índole do cão, existem algumas raças de cachorro que podem ser mais indicadas para crianças.

Claro que essas são apenas algumas sugestões e não as únicas opções possíveis.

Collie

São naturalmente protetores e fiéis a sua família. Trata-se de animais dóceis e previsíveis. Além disso, apresentam instinto de propriedade e familiar o que o torna um ótimo guardião.

É muito raro cachorros dessa raça estranharem ou morderem as pessoas, o que o torna perfeito para as famílias que estão adotando seu primeiro pet.

Cães desta raça tem inteligência acima da média e muita paciência para brincar e se divertir com as crianças, pois têm muita energia. Além disso, são fáceis de serem treinados, pois são obedientes e educados.

Porém, trata-se de um cachorro de porte médio e bem peludo, de forma que isso precisa ser levado em consideração, pois pode ser que não seja o mais adequado para você.

Beagle

Cães extremamente curiosos, ativos e cheio de energia para gastar, são excelentes para quem tem crianças. 

De porte médio, não cresce muito e se mantem leve mesmo depois de adulto. Os Beagles são muito afetuoso, brincalhões e sociáveis. Além disso, são cachorros muito leais.

Porém, essa é uma raça que demanda atenção, pois são cachorros que não gostam de ficar sozinhos. Sendo assim, ao se verem sozinhos, podem fazer um verdadeiro estrago na casa!

Por isso, o Beagle pode ser mais adequado para famílias com mais de um filho ou uma família grande, pois, dessa forma, maiores são as chances de ele não ficar sozinho.

Também são cachorros que precisam de passeios diários para garantir seu gasto diário de energia.

Labrador

Os Labradores são cachorros muito dóceis, que gostam muito da convivência com pessoas. Porém, por serem muito grandes, podem ser mais adequados para crianças um pouco maiores. 

Embora isso não seja regra. Se você tem um Labrador e está esperando um bebê, tenha a certeza de que seu filho e seu cachorro serão ótimos amigos! Basta que você cuide para que essa relação funcione bem, especialmente enquanto seu bebê for pequeno.

Os Labradores adoram criança e são muito sociais, inteligentes e confiáveis.

Também são cães que precisam de uma rotina de exercícios físicos. Além disso, forneça a ele estímulos mentais e brinquedos. Isso fará com que ele não se torne obeso e ansioso.

São Bernardo

Leal e brincalhão, esta é uma ótima opção para famílias que dispõem de bastante espaço, já que essa é uma raça de grande porte.

Apesar de seu tamanho, é um cachorro ótimo para criança, pois tem uma personalidade muito dócil, amando carinho e atenção.

O São Bernardo é um cachorro muito inteligente, que aprende rápido e que pode ser um companheiro e tanto para seu filho. 

Assim como qualquer cachorro, é necessário fornecer a ele exercícios físicos e espaço suficiente para que ele possa gastar energia e reduzir o estresse.

Buldogue inglês

Buldogue inglês - ótima opção de cachorro para criança.

Dócil, inteligente e muito carinhoso, o Buldogue ama crianças e idosos. Trata-se de cachorros bastante calmos e afetuosos.

São animais com forte instinto de proteção. Dizem as más línguas que esse é um cachorro difícil de adestrar, por ser teimoso, mas isso não é verdade. Qualquer cachorro pode ser ensinado e o buldogue não é exceção.

Trata-se de um cachorro calmo e que não não gosta muito de correr e pular, de forma que pode ser uma boa opção para crianças mais tranquilas.

Basset Hound

O Basset Hound é um cachorro de porte médio e que precisa de um certo espaço na casa. Suas orelhas caídas e seu olhar pidão encanta muita gente!

São animais dóceis, carinhosos, leais e ótimos companheiros de seus donos em todas as atividades. 

Porém, também não são muito chegados em correria, sendo na maioria das vezes cachorros mais pacatos. 

Golden Retriever

Cachorro para Criança

São amorosos, apaixonados por seus donos e amam brincar. Porém, são cachorros muito grandes e que precisarão de disciplina para não fazerem muita bagunça.

É uma ótima opção para crianças mais ativas, já tem eles têm bastante energia pra gastar e são inteligentes, obedientes, companheiros e brincalhões.

Ele também precisa de muita atividade física, por ser de grande porte, para se manter saudável. São animais que podem fazer estragos na casa se ficarem muito tempo sozinhos.

Pug – Um bom cachorro para crianças

Pug Cachorro pequeno

Esta é uma raça conhecida por ser dócil e calma, podendo ser uma ótima opção para crianças. Pode ser necessário ensinar ao cachorro alguns comportamento desejáveis, mas, como dito anteriormente, todo cachorro pode aprender.

Tem como característica não latir muito e necessidade de pouca atividade física. Por ser de pequeno porte, são ideias para quem mora em apartamento. Além disso, convivem muito bem com crianças, mesmo em espaços limitados.

Shih Tzu

Shih Tzu

Extremamente dócil e adaptável, este cachorro é perfeito para crianças mais tranquilas e pacatas. Também são uma ótima opção para pessoas que moram em apartamento, pois eles se adaptam muito bem a esse ambiente.

Trata-se de um cachorro pequeno e, por isso, mais delicado. Dessa forma, é preciso ter cuidado para que a criança não machuque o cachorro sem querer.

Poodle

Cachorro poodle

Os cães desta raça são gentis, inteligentes e amam brincar. Ativos, dedicados e fiéis, são indicados até para crianças que possuem alergia.

Trata-se de um cachorro bem humorado e paciente, o que é excelente para todas as crianças. Também é um cachorro fácil de adestrar, aprendendo comandos facilmente, o que pode ajudar na convivência com crianças.

Pode se adaptar em casa ou apartamento e é uma excelente escolha para crianças.

Considerações finais

Escolher um cachorro para criança é uma excelente ideia. Porém, como dito anteriormente, trata-se de um ato de responsabilidade e que precisa ser feito com consciência.

Aqui foram feitas sugestões de raças de vários portes diferentes, mas essas não são as únicas opções. Ao tomar a decisão de adotar um cachorro para uma criança, pesquise e se informe bem, pois assim, saberá qual a melhor opção para seu caso.

Você tem crianças em casa que convivem com cachorros? Conte nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima