Início » Cachorro pequeno: 8 sugestões para você conhecer

Cachorro pequeno: 8 sugestões para você conhecer

Muita gente ama cachorrinhos fofinhos, esses que têm carinha de filhote para sempre! Você conhece as principais raças de cachorro pequeno?

Os cachorros pequenos são perfeitos para apartamentos e ambientes menores, mas não só isso. Pode ser ótimos companheiros, sendo alegres e brincalhões.

Um cachorro pequeno tem algumas vantagens com relação aos gigantes peludos. Uma delas é a já citada facilidade de adaptação em ambientes menores. Se você mora em apartamento, pode ter alguma dificuldade em ter um cachorro de grande porte.

Além disso, os cachorros menores são muito mais fáceis de manusear, como por exemplo, quando há a necessidade de fazer exames, mas o cachorro está debilitado. Um cachorro pequeno pode ser facilmente carregado, enquanto os de maior porte geralmente precisam de mais de uma pessoa nessa tarefa.

Os cachorros pequenos também são geralmente aceitos em estabelecimentos comerciais, como hotéis, shopping centers ou restaurantes, mas isso nem sempre acontece com os cachorros maiores. Nem todo hotel aceita hospedar um gigante como um Golden Retriever, por exemplo.

Por fim, também é um fato que o cachorro pequeno gera bem menos gasto, pois come menos ração e petiscos, além de precisar de menor dose de medicações, roupas e camas menores, entre outras coisas. 

Por isso mesmo, muitas pessoas buscam adotar um peludinho pequeno.

Não se esqueça de que muitos animais sem raça definida são de pequeno porte, de forma que você sempre pode optar por adotar um cachorro. Embora nem sempre seja possível prever com precisão o tamanho que o cachorro terá ao se tornar adulto, existem muitos viralatinhas pequenos para adoção.

Porém, os animais sem raça definida nem sempre apresentam uma previsibilidade de comportamento como acontece geralmente com animais de raça. Por isso, algumas pessoas preferem escolher esses cães.

Apresentamos aqui 8 raças de cachorro pequeno para você conhecer melhor.

Shih-poo

Cachorro pequeno raça Shii Poo

A primeira raça que vamos apresentar nesse artigo é resultado do cruzamento entre Shih-tzu e Poodle. 

As duas variedades menores de Poodle – toy e miniatura – foram usadas para cruzar com o Shih-tzu, que também é uma raça pequena. Poodles padrão não são cruzados com Shih-tzu porque misturar raças muito grandes com raças pequenas é uma prática arriscada que pode resultar em complicações com a mãe ou com os filhotes.

Como acontece com qualquer cruzamento entre raças, as características físicas e a personalidade dessa raça são altamente variáveis. Sendo assim, cada indivíduo é único. 

Em geral, o Shih-poo pesa entre 3 e 9 quilos em média, mas outras características físicas podem variar muito.

A maioria dos Shih-poo não solta muito pelo, sendo uma boa opção para pessoas que têm alergia a pelo de cachorro. Porém, sua pelagem pode ser bem variada, podendo ser lisa, encaracolada ou ondulada. 

O mesmo acontece com sua coloração, que pode ter diferentes tons, como preta, branca, marrom, vermelha, prateada, com manchas claras ou escuras, entre outras possibilidades.

Em termos de personalidade, o Shih-poo é geralmente um cachorro dócil, afetuoso e brincalhão, sendo um ótimo companheiro. Como ele é pequeno e portátil, adora acompanhar o tutor em tudo, inclusive nas viagens.

Bichon Havanês

Raça de Cachorro pequeno - Havanes

Já o Bichon Havanês é uma raça de cachorro pequeno que se originou no continente europeu, mas se desenvolveu em Cuba. 

Os cachorros dessa raça têm personalidades brincalhonas e afetuosas. Seu temperamento bem-humorado e inteligência os tornam ótimos cães de família. 

Por ser um cachorro muito inteligente, é ideal para aprender truques, praticar esportes e participar de competições. Eles também podem ser usados como cães de terapia, visitando pessoas acamadas, por exemplo, especialmente aqueles que são bem socializados para não serem tímidos com estranhos.

Esses cães tendem a ser ótimos com crianças e outros animais de estimação. A personalidade amigável e gentil do Bichon Havanes o torna adequado para muitos tipos de residências, incluindo apartamentos. Eles também são uma ótima opção para viagens, pois são pequenos e não latem muito.

Porém, este é um cachorro que não gosta de ficar sozinho, podendo desenvolver ansiedade de separação ou hábitos destrutivos quando estão sozinhos e entediados. Por isso, se for adquirir um cão dessa raça, esteja disposto a dedicar tempo a ele.

Chihuahua

Raça de Cachorro Pequeno - Chihuahuaua

Você com certeza já ouviu falar do Chihuahua. Afinal, essa é uma das raças de cachorro pequeno mais procuradas por diversos tipos de família. Além do seu tamanho pequeno, ele é caracterizado por ser bastante inteligente e curioso.

O Chihuahua possui a aparência característica, com grandes olhos e orelhas eretas e grandes em relação à cabeça e ao corpo pequenos.

Apesar de sua aparência pequena e frágil, a raça é bastante ousada. Além disso, o Chihuahua tem uma personalidade única e pode ser um cão de companhia bastante afetuoso e leal.

Quando se trata de famílias com crianças pequenas, é preciso tomar cuidado. Isso porque as crianças podem ser brutas sem querer, o que pode machucar esse cachorro tão pequeno. Além disso, eles não respondem bem a brincadeiras mais brutas e podem reagir.

Dessa forma, essa raça pode não ser ideal para crianças muito pequenas. Porém, é possível treinar seu cachorro, já que os Chihuahuas são muito leais e amorosos.

Além disso, é preciso supervisionar a relação da criança com o cão, para que nenhum dos dois machuque um ao outro.

Maltês

Maltês - cachorro pequeno

Já o Maltês é um cachorro de tamanho toy, surgido no Mediterrâneo, mas popularizado na Itália. Sua pelagem também é de tamanho médio, o que faz com que ele seja muito desejado por quem quer um cachorro pequeno.

Sua aparência é característica, com a pelagem braca e sedosa que acentua seus olhos grandes e escuros. 

O Maltês é um cachorro alegre, simpático e amoroso, conquistando facilmente o coração das pessoas. Ele também pode ser um cão de guarda alerta e destemido, apesar de seu pequeno tamanho.

Fique atento, pois o Maltês precisa de exercícios diários, apesar de ser pequeno. Isso ajuda a gastar sua energia acumulada, reduzindo sua ansiedade.

Os Malteses tendem a ser muito afetuosos com sua família, mas suas tendências vigilantes podem torná-los um tanto defensivos com estranhos. Eles podem ser um pouco teimosos quando se trata de treinamento e são uma raça de energia média.

Por ser uma raça brincalhona e paciente, o Maltês cria um grande vínculo com as crianças, sendo uma ótima opção para os pequenos. Porém, vale lembrar que é sempre necessário educar a criança sobre os limites ao lidar com o cachorro, para que ela não o machuque sem querer.

Spitz Alemão

Também conhecido como Lulu da Pomerânia, esse cachorro é de porte mini e é um dos mais joviais e brincalhões da categoria. Sua pelagem costuma ser mais longa e bastante brilhante, macia e sedosa.

Além de ser jovial, o Spitz Alemão também é bastante dócil e raramente apresenta personalidade agressiva. Por seu tamanho, ele é perfeito para quem mora em apartamentos, já que não precisa de muito espaço para se divertir.

Porém, tenha em mente de que se trata de um cachorro com bastante energia. Além disso, é uma raça muito apegada ao tutor, de forma que pode apresentar sinais de ansiedade de separação ao ficar longe das pessoas da casa.

Também é um cachorro que pode desenvolver medos e inseguranças, que precisam ser cuidadas pelo tutor.

O Spitz Alemão também pode latir bastante e pode ser necessário adestrá-lo para reduzir este comportamento, especialmente se você mora em apartamento.

Um ponto importante a ser considerado é que esta raça de cachorro é muito apegada ao dono, podendo apresentar alguns desafios como ansiedade de separação, dificuldade de ficar sozinho e dependência do humano.

Como o Spitz Alemão é um cachorro pequeno, eles podem ser facilmente feridos por crianças muito animadas. Assim, sempre superviosione as crianças ao lidar com esse cachorro.

Pug

Pug Cachorro pequeno

Nos últimos anos, o Pug se consolidou como uma das principais raças de cachorro pequeno. Sua aparência única e comportamento extremamente dócil atraiu muitos amantes de cachorro ao redor do mundo.

O Pug é uma raça originária da China com pelagem curta e lisa, focinho curto, rosto enrugado e cauda enrolada.

Eles são cachorrinhos robustos com muita personalidade. Os Pugs são tipicamente doces e bem-humorados. Seu comportamento equilibrado o torna um bom cão para famílias com crianças.

Quem busca um cachorro mais agitado pode se decepcionar com o Pug. Por ter o focinho achatado, são cachorros que não têm muita energia e que não aguentam muitas atividades físicas. Porém, ainda assim adoram brincar.

Se você estiver em sintonia com ele, sem forçar demais a energia que ele não tem, terá um excelente companheiro amoroso, dócil e leal.

Poodle

Cachorro poodle

Já faz tempo que o Poodle tem seu espaço conquistado no coração dos amantes de pet. Brincalhão e amável, a raça é muito popular no Brasil e é perfeita tanto para casas, como apartamentos.

Uma de suas principais características é a inteligência. Além disso, ele tem uma pelagem encaracolada que é um charme!

O Poodle é orignário da Alemanha e possui três variedades de tamanho: toy, miniatura e padrão. 

Esses cães geralmente se dão muito bem com as pessoas. Você pode treiná-lo em uma variedade de tarefas, incluindo trabalho como cães de serviço e terapia.

Poodles tendem a ter uma personalidade amigável e extrovertida. Dessa forma, geralmente são bons com crianças e até mesmo abertos a conhecer estranhos.

Shih-tzu

Shih Tzu

Além do Poodle, o Shih-tzu também encabeça a lista das principais raças de cachorro pequeno. Ele é famoso por ser muito próximo de suas famílias, sendo uma ótima companhia, dócil e alegre.

O Shih-tzu é uma raça antiga e tem uma longa história como cão de colo de nobres.

Quando devidamente treinados e cuidados, os Shih-tzus podem ser companheiros maravilhosos. Seu tamanho pequeno torna esta raça ideal para apartamentos e pequenos espaços. 

Outra característica importante é que o Shih-tzu é muito adaptável. Logo, ele é indicado para qualquer clima e ambiente.

Porém, assim como o Pug, ele é braquicefálico, ou seja, tem o focinho achatado, podendo sentir dificuldades para respirar após brincadeiras muito intensas.

Os Shih-tzus adoram atenção, de forma que seu tutor precisa fornecer essa atenção a ele. Eles se adaptam rapidamente a estranhos e se dão bem em lares e famílias grandes e pequenas.

São cachorros que se dão bem com crianças, embora sempre seja necessário ressaltar que é preciso que os adultos eduquem seus filhotes e supervisionem para que não eles não se machuquem um ao outro.

Como escolher as melhores raças de cachorro pequeno?

Como você pode ver, existem diversas raças de cachorro de porte mini e médio. Além dos que citamos aqui, é possível encontrar também o Beagle, Pinscher e diversos outros cachorros que caracterizam uma ótima companhia para os seus tutores.

Avalie o tipo de personalidade que você espera, as condições que você tem em casa, o tempo que tem disponível para o animal, a presença ou não de crianças ou outros animais, e faça uma escolha consciente.

Não se esqueça também de, ao adquirir um animal, sempre pesquisar o criador. Não perpetue o comércio de animais de criadores irresponsáveis, que estão apenas mirando o lucro e que não cuidam dos animais da forma correta.

Qual a experiência que você tem com cachorro pequeno? Comente abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima