Você já pensou em ensinar seu cachorro a deitar? Esse é um comando que pode ser muito útil em diversos momentos, como por exemplo, quando há visitas em casa, além de ajudá-lo a se acalmar.
Também pode ser necessário ter o cachorro deitado para fazer alguma avaliação de sua saúde, de forma que conseguir fazer com que ele se deite em determinados momentos pode realmente ser muito útil.
Porém, lembre-se de que o adestramento de cães vai muito além de ensinar truques engraçadinhos para postar na internet. Trata-se de uma forma de melhorar a comunicação entre você e seu cachorro, o que vai estreitar muito seus laços!
Além disso, ensinar comandos a ele pode ser uma atividade divertida para vocês dois, ajudar o cachorro a gastar energia acumulada e tornar o animal ainda mais inteligente!
Mas como ensinar o cachorro a deitar? Isso nem sempre é fácil, especialmente se ele estiver muito agitado.
Porém, com paciência, persistência e a técnica certa, você conseguirá ter seu cão deitado após seu comando.
O que saber antes de ensinar o cachorro a deitar
Como dito no artigo sobre ensinar o cachorro a dar a pata, tenha em mente que você jamais deve utilizar qualquer método violento para tentar ensinar qualquer coisa a ele. Isso inclui violência verbal.
Sob nenhuma hipótese agrida o cachorro, nem force seu corpo a deitar, nem grite com ele caso os resultados demorem um pouco a aparecer.
O adestramento de cães deve sempre ser baseado no reforço positivo, que consiste em premiar o animal quando ele tem o comportamento desejado.
Seja sempre gentil e esteja presente no que está fazendo. Se você se divertir, o cachorro vai se divertir também. Os cães são muito sensíveis ao humor do dono.
Você não tem prazo para conseguir que ele aprenda e não precisa pressionar. Ele provavelmente precisará de algumas repetições para assimilar o que aprendeu. Tenha paciência e acredite que ele vai conseguir aprender.
Esteja preparado com petiscos que ele goste para servir de recompensa nos momentos em que ele se deitar como o esperado.
Ensinar o cachorro a deitar: partindo para a ação
O primeiro passo quando você está querendo ensinar o cachorro a deitar e fazer com que ele se sente. Se você ainda não o ensinou a se sentar, esse deve ser seu primeiro passo.
Como dica rápida para isso, a sugestão é que você coloque o petisco em suas mãos e o apresente ao cachorro, colocando em frente ao seu focinho. Então, levante sua mão, forçando que ele levante sua cabeça. Automaticamente ele tenderá a se sentar.
Porém, como você quer que ele se deite, não dê ainda o petisco. Assim, o próximo passo é trazer o petisco até o chão, em frente a ele. Quando ele se deitar, você dá o petisco.
Repita a ação várias vezes até ele entender que só vai ganhar o petisco quando estiver deitado.
Conforme isso for acontecendo, você vai introduzindo o comando de voz. Diga: “Deita” ou “Deitado” quando ele já estiver quase deitando. Se você falar muito antes, ele pode ficar confuso. É preciso que ele associe a palavra do comando ao ato de deitar.
Não se esqueça de sempre elogiar e agradar o cachorro quando ele fizer o esperado. Faça com que ele entenda que fez a coisa certa. Os cachorros amam agradar seus donos e ele vai ficar muito feliz por ter deixado você feliz.
Um comando por vez
Se você ainda não ensinou o cachorro a se sentar, pode ser importante fazer isso antes. Tire um tempo para fazê-lo associar o ato de sentar com o comando de voz.
Utilize os petiscos para que ele entenda o que você quer, trabalhe o reforço positivo e sempre elogie o cachorro.
Porém, não ensine os dois comandos ao mesmo tempo, pois isso vai confundir o cachorro. Primeiro, ensine-o a sentar e só depois a deitar.
Não tenha pressa para ensinar seu cachorro. A paciência é central no adestramento de cães.
Lidando com dificuldades
Tenha em mente que nem sempre o cachorro vai entender o que você quer de primeira. Às vezes nem de segunda ou de terceira. Isso pode deixá-lo nervoso.
Tenha paciência e utilize sempre o reforço positivo. Repita quantas vezes for necessário. A recomendação é que você faça sessões de 15 minutos por dia, por quantos dias forem preciso.
Sempre reforce o comando quando ele já tiver aprendido nos primeiros dias para que ele realmente memorize. Não adianta você ensinar o cachorro a deitar e nunca mais usar o comando, pois ele vai acabar se esquecendo.
Também evite fazer esses treinamentos quando o cachorro estiver com fome. É claro que ele não pode estar totalmente empanturrado, pois não vai querer comer o petisco se for o caso. Assim, utilize o bom senso para escolher o melhor momento para treinar seu cachorro.
Cuide do tom de voz na hora de falar com ele, pois ele não pode sentir que está sendo punido, mas também não pode entender que é tudo uma grande brincadeira. Seja firme, mas não ríspido. Seja carinhoso, mas não fale com voz de bebê com ele.
Não dê risada ou faça carinho quando ele fizer algo não desejado, como não obedecer ao comando ou roubar o petisco da sua mão. Isso vai passar a ele a ideia de que o que fez o deixou feliz.
Mostre que não era isso que você esperava dele, mas não seja duro nem dê bronca. Resista à tentação de rir das gracinhas dele nesse momento.
Controle suas próprias frustrações! Muitas vezes, é mais difícil lidar com os seus sentimentos do que com o cachorro. Por isso, esteja aberto a falhas e erros no começo, tenha paciência e se divirta no processo.
Considerações finais
Ensinar o cachorro a deitar pode ser muito útil e gratificante para você e para ele. Isso porque vocês dois se sentirão ainda mais unidos e entenderão cada vez mais um ao outro.
Também não fique desanimado se seu cachorro já tiver uma certa idade, pois qualquer animal pode aprender os comandos. Pode ser necessário mais paciência com os cães mais velhos, mas é perfeitamente possível.
Mas se você ainda não está seguro em como ensinar o seu amigo a deitar veja algumas opções de cursos de adestramento de cães.
Seu cachorro já sabe deitar respondendo a seu comando? Comente abaixo!