Se seu cachorro late demais, sem parar, você com certeza já fez a pergunda: como fazer o cachorro parar de latir?
Lembre-se de que latir é um comportamento natural do cachorros e não tem nada de errado nisso. O problema começa quando ele late compulsivamente, o tempo inteiro.
O cachorro que late o tempo inteiro, além de incomodar as pessoas da casa e a vizinhança, está sinalizando que tem algo de errado com ele. Por isso, é importante entender o porquê do cachorro estar latindo tanto.
Por que os cães latem
Como dito anteriormente, o latido é um comportamento natural dos cachorros e serve como uma forma de comunicação com os humanos e com outros animais.
Lembre-se disso ao adotar um cachorro! Se você não suporta latidos de forma alguma, é melhor adotar um outro animal, pois os cachorros latem.
Porém, a preocupação começa quando os latidos são exacerbados e incessantes.
Um dos motivos que leva os cachorros a latirem é a comunicação com outros cães. Isso pode acontecer, por exemplo, quando você passeia com ele na rua. Esse é um latido inofensivo e que dificilmente você conseguirá controlar.
Outro motivo que pode levar os cachorros a latirem é a detecção de algo que parece uma ameaça para ele, como, por exemplo, uma pessoa desconhecida em casa ou pessoas passando na rua na frente do portão de casa.
Os latidos também podem ser convites à reprodução, com os machos, ao identificarem uma cadela no cio, latindo para ela.
O cachorro também late para se comunicar conosco. Quantas vezes seu cachorro começou a latir antes de você entrar em casa ao perceber que você chegou?
Esse é um latido que denota que ele está feliz com sua chegada e não é problemático se não se perpetuar por tempo demais.
Controlando latidos naturais dos cães
Como dito anteriormente, não há como fazer um cachorro parar de latir totalmente, até porque, isso é um absurdo, já que latir faz parte da natureza do cão.
No caso dos latidos naturais, se mesmo assim incomodarem você e os vizinhos, é possível pensar em algumas alternativas.
Para os cachorros que querem procriar e ficam latindo para cadelas no cio, a castração pode ser uma boa saída.
Para aqueles que latem no portão de casa, é mais difícil de controlar os latidos. Você pode tentar adestrá-lo, embora seja um pouco difícil nessa situação ou ainda bloquear a visão do cachorro para as coisas que podem estimulá-lo a latir.
Os latidos para outros cachorros na rua também são difíceis de controlar e a solução talvez seja passear com ele em locais onde não haja tantos outros animais para servirem de estímulo aos latidos.
Quando os latidos são de alegria ao encontrar você, podem representar um problema se não cessarem com a sua presença. Nesse caso, você precisa investigar se o cachorro está apresentando sinais de ansiedade.
Tenha em mente, entretanto, que ficar gritando com o cachorro e mandando ele parar de latir não vai funcionar. É preciso indentificar o estímulo ao latido para tentar solucionar o problema.
Por que os cachorros latem excessivamente?
Existem várias razões pelas quais seu cachorro está latindo demais. Confira abaixo alguns motivos que podem estar desencadeando este comportamento:
Problemas de saúde
Alguns cães latem porque estão com dor ou têm outro problema de saúde. Sendo assim, é importante você avaliar também a linguagem corporal do cachorro e se há a presença de outros sintomas.
Perceba se tem algum gatilho que faz seu cachorro latir, se acontece em algumas horas do dia específicas e se ele late quando você toca em algum ponto específico dele.
No caso de suspeita de questões de saúde, consulte seu veterinário de confiança.
Cachorros mais velhos
À medida que os cães envelhecem, é bastante comum que comecem a latir mais. Alguns cães idosos podem começar a latir excessivamente; alguns podem latir por horas a fio, completamente inconscientes do que estão fazendo.
Isso porque, além da disfunção cognitiva canina, que é semelhante à doença de Alzheimer, os cães idosos podem ter problemas de visão, surdez ou dores no corpo que podem levar a latidos.
Medo
Se o seu cão estiver com medo, ele pode expressar essa preocupação por meio de latidos. Isso pode ocorrer em casa ou fora e se refere a qualquer coisa que assuste seu cão.
Pode ser uma pessoa, um barulho alto como fogos de artifício ou uma situação estranha (ou nova).
Solidão
Os cães são naturalmente animais de matilha, o que significa que preferem a companhia de outras pessoas. Se ficarem sozinhos por muito tempo, podem latir como sinal de infelicidade.
Um cão também pode desejar a companhia humana e não apenas a companhia de outro cão.
Além disso, um cachorro entediado ou que não recebe estimulação suficiente (tanto mental quanto física) também pode latir excessivamente.
Ansiedade de separação
Cães que não gostam de ficar sozinhos podem estar sofrendo de ansiedade de separação. Além de latidos repetidos, os cães com essa condição geralmente exibem outros comportamentos compulsivos, como mastigar ou arranhar móveis, paredes e portas.
Como fazer o cachorro parar de latir excessivamente
Como dito anteriormente, a melhor maneira de evitar que o cachorro lata demais é tentar remover quaisquer fontes potenciais do comportamento. Você também deve evitar encorajar inadvertidamente o latido e dar ao seu cão coisas melhores para fazer.
Lembre-se de que é sua responsabilidade como tutor ensinar seu cachorro a não latir excessivamente. Dessa forma, comece a trabalhar nos latidos problemáticos assim que puder. Quanto mais você esperar, mais difícil será controlar o comportamento.
Para ajudar a parar o latido excessivo que pode ser causado por medo, territorialismo, solidão ou busca de atenção, tente identificar o gatilho exato. Se possível, remova esse gatilho da vida do seu cão e trabalhe no treinamento de modificação de comportamento.
Comece com comandos básicos, como sentar e deitar para desviar o foco do latido e recompensar seu cão pelo bom comportamento. Além disso, faça seu cachorro praticar exercícios para que ele tenha menos energia reprimida para queimar com os latidos.
Os exercícios físicos também é uma ótima forma de reduzir a ansiedade e o excesso de energia dos cães.
Se o seu cão sofre de ansiedade de separação, evite deixá-lo sozinho por longos períodos de tempo, se possível. Tendo condições financeiras, pode pensar em colocá-lo em uma creche ou contratar um pet sitter para ficar com ele.
Se não for possível evitar que o cachorro fique sozinho, trabalhe com um especialista ou encontre um programa que possa recondicionar o cão para se separar de seu dono.
Pense em formas de manter seu cachorro tranquilo e estimulado dentro de casa, com brinquedos e outras formas de estímulo. Porém, o ideal é não deixar o cachorro sozinho por muitas horas.
Se o cachorro tiver uma ansiedade muito grande, converse com seu veterinário sobre a possibilidade de algum tratamento ansiolítico.
O que não fazer para o cachorro parar de latir
Existem algumas coisas que precisam ser evitadas ao tentar fazer o cachorro parar de latir:
- Nunca grite com seu cachorro. Isso não apenas não ajudará a extinguir o comportamento, mas também pode estimular o cão a latir ainda mais.
- Não bata no seu cão nem use dispositivos como coleiras de choque, pois isso se configura como maus tratos. Não use violência contra seu cachorro nunca.
- Não ignore os latidos quando você não está em casa, pois isso incomodará os vizinhos, que poderão, inclusive, recorrer à polícia. Não é porque você não está ouvindo que isso não é um problema. Até porque, os latidos podem indicar um alto nível de ansiedade e você precisa ajudar seu cachorro nisso.
Considerações finais
Todo cachorro late e isso não é um problema em si. O problema começa quando os latidos são excessivos e incontroláveis.
A solução depende de você identificar a causa e o estímulo dos latidos e tentar trabalhar para reduzi-los.
Mas se você ainda tem dúvidas de como ajudar o seu pet, veja algumas opções de cursos para adestramento de cães.
Você já passou ou passa por este problema? Comente abaixo!
Fonte consultada:
Amei seu post 🙂 Queria saber qual melhor tratamento para
queda de pelos 🙁