Início » Como ensinar o cachorro a fazer cocô e xixi no lugar certo

Como ensinar o cachorro a fazer cocô e xixi no lugar certo

Se você está adotando um cãozinho pela primeira vez, ensiná-lo a fazer cocô e xixi no lugar certo deve ser uma de suas prioridades. Isso porque se ele desenvolver o mau hábito de fazer suas necessidades fora do lugar correto, será muito mais difícil de mudar quando ele for mais velho.

Assim, é muito importante você estar ciente de que é preciso ter um planejamento para ensinar seu cachorro, além de paciência e muito amor.

Lembre-se de que você está lidando com um ser vivo que ainda é um bebê, que não sabe como deve se comportar ainda.

Não adianta esperar que você vai trazer o animal para casa e ele se comportará exatamente como o desejado. Seu papel como tutor é também educar!

Cocô e xixi no lugar certo: considerações práticas

Restrinja o espaço do cachorro. A primeira coisa que você precisa fazer ao trazer um filhote para casa é restringir seu espaço no começo. Um cachorro filhote não precisa de muito espaço e, portanto, isso não causará sofrimento para ele.

Se você simplesmente deixar seu cachorrinho solto pela casa inteira, como ele saberá onde tem que fazer as necessidades? Ele não saberá!

Por isso, deixar um espaço restrito para ele vai ajudar com que ele entenda onde deve fazer suas necessidades.

Além disso, os filhotes ainda não têm controle de sua bexiga, de forma que se eles tiverem que andar muito até chegar no local correto, provavelmente não aguentarão e farão antes de cherar lá.

O ideal é que você deixe nesse local restrito várias opções de tapete higiênico ou jornal no começo. Porém, sempre tente direcionar o cachorro a fazer cocô e xixi no lugar certo.

Você pode fazer isso colocando um pouco do xixi dele no tapete que você quer que seja o definitivo. Os cachorros tendem a fazer cocô e xixi em locais que já fizeram antes.

Por isso também, é preciso limpar bem quando ele fizer no lugar errado, passando desinfetantes, para que o animal não tenha a tendência de fazer de novo no mesmo lugar.

Reforço positivo sempre!

Lembre-se de sempre elogiar, fazer festa e dar recompensas ao cachorro toda vez que ele fizer cocô e xixi no lugar certo.

Os cachorros sempre querem agradar o dono e saber que fizeram algo certo e que ganharão elogios funciona muito melhor.

Elogie seu cachorro toda vez que ele acerta o local! Ele vai querer acertar sempre para receber seus elogios, sua atenção e os petiscos também!

Não brigue com o cachorro quando ele não fizer cocô e xixi no lugar certo

Não brigue com o cachorro quando ele não acertar o local. Isso porque ele não vai entender porque você está brigando com ele, podendo associar sua bronca ao ato de fazer xixi.

Dessa forma, ele pode achar que fazer xixi ou cocô é errado e que ele precisa segurar. Isso pode gerar sérios problemas de saúde para ele. Por isso, nada de esfregar o focinho dele no xixi e dar bronca.

Quando ele fizer no lugar errado, não esboce nenhuma reação. Não dê bronca, mas também não dê risada. Simplesmente ignore e, depois de um tempinho, limpe o local.

Aprenda a identificar os horários mais prováveis que o cachorro faz xixi e cocô

Se você conseguir pegar o cachorro fazendo as necessidades, mais chances terá de elogiar os acertos e o aprendizado será mais rápido.

Assim, esteja atento para os horários em que ele tem mais chances de fazer xixi e cocô. Por exemplo, assim como nós, os cachorros geralmente fazem xixi logo pela manhã, após acordar.

Além disso, é comum fazerem necessidades após se alimentarem ou após um passeio em que eles bebem muita água.

Você pode controlar as refeições dele justamente para saber quais são os momentos em que ele terá mais chances de precisar fazer xixi e cocô. Cerca de cinco a quinze minutos após comer o cachorro provavelmente fará cocô. 

Nesses horários mais prováveis, leve seu cachorro ao espaço restrito reservado para isso e espere que ele faça as necessidades. Depois que ele fizer cocô e xixi no lugar certo, lembre-se de elogiar e fazer festa.

Vá reduzindo os tapetes e jornais aos poucos

Quando o cachorrinho for aprendendo a fazer cocô e xixi no lugar certo, você pode ir tirando os tapetes higiênicos ou jornais dos locais que você não quer que ele faça.

Assim, devagar você vai retirando as opções até que sobre apenas um ou dois locais onde você quer que ele faça o xixi e o cocô.

O ideal é você utilizar o jornal apenas no início, quando o cachorro ainda faz xixi e cocô em todo lugar. Depois disso, utilize tapetes higiênicos brancos, pois isso permitirá que você avalie com está a urina do cachorro.

Por exemplo, se o cachorro fizer xixi com sangue, você precisa conseguir ver. É por isso também que pode ser complicado quando o cachorro só faz suas necessidades em quintal ou em um gramado.

Com cachorros de grande porte é mais difícil conseguir que façam suas necessidades em tapetinhos pequenos, mas o ideal é que o local escolhido para que ele aprenda a fazer as necessidades seja supervisionado pelo tutor.

Algumas recomendações importantes

O cachorro fazia cocô e xixi no lugar certo, mas de repente começou a fazer na casa inteira?

Pode acontecer de você ensinar o filhote direitinho e quando ele fica um pouco mais velho, começar a fazer suas necessidades em locais errados.

Nesse caso, é preciso entender os motivos de porque isso está acontecendo. Pode ser que o cachorro esteja querendo chamar a sua atenção.

Se for essa a situação, se você der bronca vai acabar piorando a situação, pois estará de uma forma ou de outra dando a atenção que ele queria.

O ideal é você entender o comportamento dele para que ele não precise mais usar esse artifício para ter sua atenção.

Se você tiver um macho não castrado, pode ser que ele esteja fazendo xixi para demarcar território. Nesse caso, a melhor solução é a castração.

Não deixe o local do xixi e do cocô perto da caminha ou da comida

Os cachorros não vão querer fazer cocô e xixi perto de sua comida, água, nem de sua caminha.

Por isso, distribua os tapetes higiênicos pela casa em locais estratégicos, longe do local de alimentação ou descanso.

Após a fase inicial, quando você restringiu o espaço do cachorro, pode ser importante você ter mais de uma opção de locais apropriados, especialmente se sua casa for grande.

Assim, você pode ter tapetes higiênicos em locais como corredores, quartos e banheiro.

Mantenha os outros locais da casa livres do cheiro

Se o cachorro fez xixi e cocô em locais indesejados, lembre-se de limpar muito bem para eliminar o odor. Dê preferência ao uso do papel toalha ao invés de panos.

O cachorro sente muito mais odores do que a gente e ele tenderá a fazer de novo onde já fez.

Por isso, pode ser interessante deixar um tapete higiênico já usado ao lado de um novo para que ele seja atraído para o local certo no começo.

No caso de tapetes e almofadas da casa, é preciso lavar e limpar tudo muito bem para que não se torne um local onde o cachorro vai retornar para fazer de novo.

Cães adultos e o cocô e xixi no lugar certo

Nos cães adultos, ensinar a fazer cocô e xixi no lugar certo pode demandar mais ou menos esforço, dependendo do caso.

Se por um lado eles já conseguem controlar a excreção, urinando menos vezes por dia, por outro já adquiriram um hábito e pode ser um pouquinho mais complicado mudar.

No entanto, o processo para ensinar o cachorro a fazer cocô e xixi no lugar certo é o mesmo: definir os locais, utilizar o próprio cheiro da urina dele nos tapetes higiênicos, ficar atento aos horários mais prováveis, controlando sua alimentação e, principalmente, recompensando quando ele fizer certo.

Você pode usar a estratégia de deixar vários tapetes higiênicos pela casa no começo até ir definindo o local ideal, conforme ele for aprendendo. Não restrinja o espaço de cachorros adultos.

Se achar válido, considere ver algumas opções de curso de adestramento de cães.

Considere consultar um veterinário

Se o cachorro começar a urinar ou defecar demais ou você achar que as fezes e urina estão diferentes do normal, não demore a levá-lo ao veterinário.

Excesso de urina pode não ser apenas demarcação de território ou ele tentando chamar a atenção. Somente um veterinário poderá dizer a você se seu cachorro está plenamente saudável.

Considerações finais

Cocô e Xixi no Lugar certo

Ensinar o cachorro a fazer cocô e xixi no lugar certo não é um bicho de sete cabeças. Pode até parecer um desafio no começo, mas os cachorros são animais muito inteligentes e aprendem rápido.

No entanto, não espere que ele aprenda sozinho. Faça um planejamento e siga o plano corretamente que em pouco tempo, você nem se lembrará mais que isso era um problema!

Como foi o aprendizado do seu cachorro? Conte nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima