Início » Coelho anão – Saiba tudo antes de adqurir
Coelho Anão

Coelho anão – Saiba tudo antes de adqurir

O coelho anão é uma espécie que chama muita atenção, principalmente para quem procura um animal de estimação, mas não dispõe de muito espaço para acomodá-lo.

Além das fofuras, os mini coelhos se destacam por serem animais tranquilos e silenciosos.

No entanto, para se ter um coelho anão em casa, é necessário ficar atento a algumas especificações de cuidados para que eles fiquem confortáveis, se adaptem e não fiquem estressados ou assustados.

Neste artigo, você descobrirá tudo que precisa saber para ter um animal de estimação como esse. Vamos lá!

Características gerais do coelho anão

Mini coelho

Como o próprio nome já diz, o coelho anão, que também é conhecido como coelho toy ou mini coelho, é menor que a maioria das raças, sendo até 4 vezes menores dependendo da mutação.

Quando adulto, a espécie de coelho chega a medir de 33 a 50 cm, sem contar com as orelhas que têm em média 5 cm, e chegam a pesar 800g a 4kg.

Mas essas medidas variam de acordo com a espécie, mas não ficam muito longe disso. 

Com extinção de algumas espécies, ele tem pelagem curta em diversas colorações, como branco, bege, cinza preto, marrom e até mesmo mesclados, envolvendo até duas cores de pelos.

A expectativa de vida de um coelho anão pode ser bem longa se ele receber todos os cuidados que necessita, e pode variar de 6 a 10 anos.

Mesmo sendo bem delicados, esta expectativa de vida é bem próxima dos coelhos comuns.

Mini coelho

Entretanto vale lembrar que é importante fornecer cuidados especiais, principalmente quando recém-nascidos, onde costumam ter no mínimo 600 g.

Essa espécie de coelho é muito inteligente, além de adorar estímulos e curtir uma variedade de brincadeiras.

Eles criam laços com seus tutores assim como os cachorros, por isso, se está pensando em adotar um coelho anão, prepare-se para dedicar um tempo para dar atenção a ele, especialmente durante a noite, quando ficam mais ativos.

Na natureza os coelhos são animais de hábitos noturnos, mas eles têm grande capacidade de se adaptar, sendo assim, no ambiente doméstico eles criam hábitos noturnos e diurnos para acompanhar seus cuidadores.

Os coelhos, no geral, são animais tranquilos e dóceis, mas se assustam com facilidade, deste modo, é importante que eles tenham um ambiente tranquilo.

Qual a origem do pet?

A origem dos mini coelhos é um pouco incerta, pois se trata de uma espécie desenvolvida de forma artificial. 

Seu primeiro aparecimento ocorreu na Holanda no início do século 19, sendo desenvolvido a partir de um híbrido de uma pequena lebre com uma raça doméstica comum na região. 

Antes de ser exportado para Inglaterra, o coelho anão passou por diversas modificações genéticas que alteraram seu formato e a cor do pelo.

Criadores de outras espécies conseguiram padronizar sua cor e aparência, portanto, apesar das características de outros exemplares, todas as mutações apresentam uma aparência semelhante.

Tipos de coelho anão

Ao contrário do que muitos pensam, não existe somente uma espécie de coelho anão, na verdade, há uma variedade imensa.

Devido à exportação para outros países e as mutações constantes, há variações que o deixaram semelhantes a outras raças.

Atualmente, é possível encontrar 7 variações do coelho anão. Confira a seguir quais são elas:

Coelho Anão Holandes

Mini coelho holandes

Apesar do nome, o coelho anão holandes é original da Inglaterra, onde foram modificados com diversos cruzamentos com o objetivo de melhorar suas características físicas e pela grande procura como animal de estimação.

Quando adulto, ele chega no máximo a 1 kg e fica com o corpo forte e musculoso para o seu tamanho

Ele não tem muito pescoço, o que o deixa com uma aparência ainda menor. Suas orelhas são curtas e retas.

Coelho Anão Lion Head

Esta variação é mais uma que chama atenção, não somente por seu tamanho, mas por ter uma pelagem semelhante à juba de um leão.

Outra característica deste pequeno roedor, são suas orelhas que em alguns coelhos podem medir até 7 cm. Em idade adulta ele pesa em média 2 kg.  

Coelho Angorá Inglês

Mini coelho ángora

O coelho angorá inglês é muito conhecido por sua pelagem longa e volumosa.

Além disso, sua origem se deu devido ao cruzamento com outras espécies de coelho proveniente da Turquia onde foi desenvolvido para fazer lã.

Esta é uma raça que não se dá muito bem com o calor devido à pelagem que deve ser tosada com frequência.

Ele tem orelhas grandes e cobertas de pelos que permanecem a maior parte do tempo em pé, os adultos da espécie chegam a pesar de 2 a 4 kg.

Coelho Mini Lop

mini coelho lop

Ao contrário de outras variações, o coelho mini lop surgiu em 1970. Ele pesa entre 2,5 a 3,5 kg.

Sua principal característica são as orelhas longas que ficam caídas ao lado da cabeça. Outro traço único é a sua pelagem densa e macia

Mini Coelho Anão Hotot

Mini Coelho Anão Hotot

Essa espécie de coelho anão teve origem na França, em 1902. Além de seu tamanho, os seus olhos são uma característica que chama bastante a atenção.

Eles são castanhos com um anel preto em volta que dão a impressão de serem bem grandes.

Esse coelho de pelagem branca requer bastante atenção com a alimentação, pois eles gostam de comer bastante e, se não receberem porções adequadas, podem ficar obesos e manter um peso entre 3 a 4 kg. 

Coelho anão Jersey Wooly

Desenvolvido nos Estados Unidos, na década de 1970, o Jersey Wooly é o resultado do cruzamento entre o coelho angorá Francês e o coelho anão holandês.

Apesar da pelagem semelhante aos coelhos angorá, ele não entra na categoria. Ele é um dos menores e chega a pesar 1,5 kg.

Coelho Anão Holland Lop

Esta é a variação de coelho que possui mais cores, pois ele é o resultado do cruzamento entre coelhos anões de lugares diferentes, como França, Holanda e Inglaterra.

Por causa de sua origem, eles têm preferência por locais mais frios e suportam até 15 graus negativos.

Sua aparência chama atenção pelas orelhas longas e caídas ao lado de sua cabeça achatada, e seu peso pode variar entre 0,9 a 1,8 kg.

Principais cuidados com coelho anão em casa

Ter um coelho anão parece ser muito fácil, afinal, trata-se de um animal higiênico, não faz barulho e não precisa ser levado para passear, concorda?

Contudo, existem outros cuidados essenciais para garantir sua sobrevivência e saúde.

Acompanhe!

Alimentação

A alimentação do bichinho deve ser bem regrada, com uma ração apropriada para sua espécie, além de feno que se encontra facilmente em lojas especializadas em comida para animais. 

Como complemento,você pode oferecer ao coelho anão frutas, legumes e verduras, mas tudo deve ser bem lavado e fresco. 

Saúde

Assim como qualquer outro animal de estimação, o mini coelho deve ser levado regularmente ao veterinário, para tomar as vacinas necessárias e verificações periódicas.

Isso porque existem algumas doenças muito comuns em coelhos que exigem prevenção e cuidado.

Doenças como raiva, sarna, pneumonia, tularemia e mixomatose são muito perigosas para eles, assim como o crescimento normal dos dentes que requer muita atenção.

Cuidados com a gaiola

É fundamental que você realize a limpeza da gaiola diariamente, pois o acúmulo de fezes, urina e comida pode fazer muito mal ao bichinho.

Sendo assim, é preciso verificar se o comedouro está bem limpo e não contém comida velha ou molhada, o mesmo vale para o bebedouro que deve sempre ter água limpa e fresca. 

Cuidados com o Coelho Anão

Como conseguir um coelho anão legalizado?

Antes de comprar um coelho anão, é importante verificar se o local é certificado e possui licença para vender animais.

Contudo, para evitar a compra de animais traficados ou que não sejam realmente muito pequenos, mas descendentes de outras espécies já atingiram um tamanho maior.

Quanto custa um coelho anão?

O valor de um coelho anão pode variar de acordo com alguns fatores como cidade, região, raça e sexo do animal.

No entanto, se você está disposto em comprá-lo, saiba que a espécie pode ser vendida por no mínimo 60 e no máximo 500 reais.

As raças mais comuns, que são mais fáceis de encontrar, custam menos em comparação com as mais raras.

Conclusão

O coelho anão é um ótimo animal para se ter em casa. Além de ser fácil em se adaptar, possui grande docilidade, permitindo ser ainda mais fácil cuidar do animal. 

Entretanto, ele precisa de algum tempo para se adaptar à pessoa e desenvolver o apego ao dono.

Esta interação pode ser feita com momentos de brincadeira e adestramento.

Agora que você conhece mais sobre o coelho anão, é bem provável que esteja louco para ter um em casa, não é mesmo?

Mas se você ainda não se decidiu qual coelho escolher, temos outros artigos sobre esses fofuchos orelhudos.

Veja também: https://paixaoanimal.com/coelho-de-estimacao e ainda falamos aqui no site sobre o https://paixaoanimal.com/coelho-angora .

Finalizamos por aqui, com imensa gratidão por ter você conosco.

Volte mais vezes! Também não deixe de participar abaixo nos comentários. Será um prazer conversar com você.

Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima