Início » Coelho angorá – Principais características e como adqurir
Coelho Angorá

Coelho angorá – Principais características e como adqurir

O coelho angorá é uma raça que se tornou bastante popular por conta da aparência que chama atenção devido aos pelos serem bem volumosos.

Muito diferente de outras espécies comuns que se encontram facilmente em petshops. 

Portanto, se você pretende ter um coelho dessa espécie em casa, é preciso se atentar a alguns cuidados específicos, além das condições ideais para preservar a saúde do animal.

Por esse motivo, preparamos este artigo com uma apresentação detalhada sobre a raça de coelho angorá e como cuidar de um em sua casa.

Vamos descobrir?

Qual a origem do pet?

O coelho angorá é considerado por muitos originário da Turquia, mais especificamente da região de Ancara. Entretanto há controvérsias.

A espécie foi desenvolvida para a exportação da pelagem que era utilizada para a fabricação de lã, uma fibra muito valiosa que ficou conhecida como lã de angorá.

Felizmente no século XVIII (18), os animais ficaram populares como ótimas companhias devido ao temperamento calmo.

A vida deles melhoraram ainda mais depois de serem adotados como bichinhos de estimação pela realeza francesa. O fato se espalhou por toda a Europa antes do final do século.

Ao longo do século XX (20), eles começaram a ser introduzidos nos EUA e outros países onde também ganharam popularidade por conta de sua aparência e temperamento. 

Com essa exportação, aconteceu o cruzamento com outras raças específicas de outros países e regiões.

Assim, surgiram as quatro variedades de raça do coelho angorá, sendo elas:

  • Cetim,
  • Inglês;
  • Gigante;
  • Francês.

Nos próximos parágrafos iremos detalhar as principais características de cada uma dessas espécies. Então continue conosco!

Características gerais do coelho angorá

De modo geral, além da sua aparência exuberante, o coelho angorá se destaca por seu um animal de estimação dócil, silencioso e que adora companhia e carinho.

As características físicas do animal podem mudar de acordo com a variedade de coelho angorá, mas há alguns detalhes que permanecem iguais

É mais comum encontra-los com pelagem branca. Porém, há também coelhos que possuem pelos nas cores cinza, creme, marrom e canela.

Com relação à expectativa de vida do coelho, elas são semelhantes independente da raça.

No ambiente doméstico, com todos os cuidados adequados, eles podem viver entre 7 a 12 anos.

Confira a seguir as principais diferenças nas características físicas entre as variedades de coelho angorá.

Coelho Angorá Cetim

O nome dessa variação da raça ganhou este nome devido ao aspecto acetinado de sua pelagem que possui um brilho semelhante ao do tecido cetim.

Eles não apresentam uma pelagem tão longa e volumosa quanto os outros, sua aparência é de pelos curtos e macios. Além disso, seu peso chega a ser de até 4 kg na idade adulta.

Coelho Angorá Inglês

Esta foi uma das primeiras variações criadas, já que foi a partir da Europa que ele começou a se espalhar pelo mundo.

Assim como o seu ancestral, ele é famoso pela quantidade de pelos que podem atingir um tamanho bem grande.

Até o momento, este exemplar de coelho angorá é considerado uma das menores espécies catalogadas, podendo pesar entre 2,5 a 4 kg na idade adulta.

Coelho Angorá Gigante

Como o nome já diz, este é o maior da espécie entre as variações da raça, ficando ainda maior por conta de seu pelo branco. Ele chega a pesar 6 kg quando atinge a idade adulta.

Coelho Angorá Francês

Em comparação com outros coelhos angorá, os coelhos franceses têm uma característica diferente.

Isso porque o rosto e as orelhas são rodeados por mechas e cabelos longos e lisos, e a textura é ligeiramente diferente de outras partes do corpo.

Seu tamanho varia bastante e ele pode atingir de 4 a 5 kg na idade adulta.

Principais hábitos do coelho angorá

Os coelhos são muito conhecidos devido a sua fácil reprodução, geralmente acontece durante todo o ano.

Entretanto, é na primavera onde as fêmeas são mais férteis. A gestação de uma coelho angorá dura em média de 30 a 40 dias. Em uma única gestação elas chegam dar à luz de 3 a 12 filhotes.

Eles são animais bem sociáveis que gostam da companhia dos humanos, principalmente para acariciar e pentear os pelos longos.

Essa característica sociável também vale para outros animais, que se adaptam muito fácil.

Um hábito muito importante para saúde dos coelhos é que eles precisam de espaço para se exercitar, para evitar o congestionamento do trato intestinal.

Ele precisa de espaço ou de uma gaiola que permita sua movimentação.

Principais cuidados com coelho em casa

Todo pet precisa ter cuidados especiais. No caso do coelho angorá, não é diferente.

Justamente por isso, veja abaixo as principais dicas para cuidar do seu pet!

Alimentação

Como tutor, é importante que você forneça uma alimentação adequada, bastante equilibrada e rica em nutrientes para que se desenvolvam de forma saudável.

Por isso, é importante fornecer uma dieta que atenda às necessidades de acordo com a sua fase de vida.

O feno é o principal na dieta de um coelho angorá adulto. Ele contém um alto teor de fibras que facilitam a digestão, o que previne doenças ligadas ao trato intestinal.

Além disso, você também pode complementar a alimentação com legumes, verduras e frutas.

É importante que você troque a comida de forma regular, isso é para que não tenha contato com fezes e urina do animal dentro do viveiro.

Isso é muito importante para que eles não adoeçam.

Por fim, a hidratação é muito importante e você deve se certificar de que água esteja limpa e fresca.

Pelos

Como já mencionado, os angorás possuem pelagem abundante que exige cuidados e atenção, tanto para a saúde do coelho quanto para mantê-lo bonito.

Você deve escovar os pelos de duas a três vezes por semana, com o auxílio de uma escova apropriada.

Geralmente, ele gosta muito desse cuidado, mas é preciso que seja feito com atenção para não assustar ou machucá-lo.

Em média, as trocas de pelos ocorrem quatro vezes por ano, mas é preciso que você tenha cuidado.

Como os gatos, costumam se limpar e por isso inalam uma grande quantidade de pelos, formando um pedaço de lã, que pode causar problemas no organismo, caso se acumulem.

A solução para que isso não ocorra é verificar a necessidade de tosquiar o bichinho e oferecer suplementos dietéticos próprios para coelhos que o ajudarão a expelir a lã.

Higiene

A higiene também entra para os cuidados importantes do coelho angorá. A limpeza regular dos pelos evita que ele tenha contato com bactérias e diminua a proliferação de fungos.

A gaiola deve ser limpa regularmente, pois as fezes, urina e restos de alimento atraem insetos. Assim como os comedouros e bebedouros que têm de ser lavados diariamente. 

Como conseguir um coelho angorá legalizado?

Os coelhos são animais encontrados na natureza, mas devido sua capacidade de se adaptar, foram facilmente adotados como animais de estimação.

Mesmo sendo de origem bem distante do Brasil, eles podem ser comercializados de forma legal.

Porém, é preciso verificar se o vendedor possui licença para tal atividade, assim você garante que está comparando um coelho angorá legítimo.

Na internet existem diversos anúncios de vendas da espécie. Mas sobre isso ressaltamos que o envio de animais por correios ou outros meios, pode ser muito assustador e trazer muito sofrimento a esses bichos.

Então o ideal é que você se dirija presencialmente aos locais adequados, como petshop e feiras. Procure se informar sobre isso em sua cidade.

Quanto custa um coelho angorá?

O valor de um coelho angorá pode variar de acordo com alguns fatores específicos, como a sua idade e variação da espécie.

Contudo em alguns locais também há diferença de preço entre os sexos, com as fêmeas custando mais do que os machos.

No Brasil, é mais comum encontrar a variação de coelho angorá inglês, que por aqui ficou conhecido por mini coelho angorá.

Para ter um animal de estimação como este, é preciso desembolsar em torno de 80 a 300 reais.

Conclusão

O coelho angorá é um animal de natureza dócil, tranquila e muito sociável, sendo assim, se tornou uma ótima opção para se ter em casa, em especial as com crianças.

Entretanto, é necessário ter atenção quantos aos cuidados com o coelho para mantê-lo saudável.

Apesar de se darem bem na presença de humanos e outros animais, eles se assustam com facilidade.

Sendo assim, lembre-se de proporcionar um ambiente tranquilo, principalmente na hora das refeições e de dormir.

Antes de finalizar nosso artigo gostaríamos de sugerir outros temas que você pode gostar. Veja bem Coelho anão – Saiba tudo antes de adqurir essa espécie também é muito linda.

Também temos um artigo que aborda de forma geral sobre Coelho de estimação: cuidados, preço e mais . Clica ai e leia você vai amar nossas dicas.

Outro pet super diferente que também esbanja fofuras são as Chinchila: conheça tudo sobre este pequeno roedor . Se você ainda não conhece vale a pena ler sobre.

E aí, você já conhecia todas essas curiosidades sobre os coelhos angorá? Já sabe qual o nome batizá-lo? Conta pra gente!

Muito obrigada por chegar aqui conosco. Volte sempre

Um abraço e até a proxima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima