Início » Coelho Angorá: o que você precisa saber

Coelho Angorá: o que você precisa saber

O coelho Angorá é uma raça de coelho doméstico conhecida por sua pelagem longa e macia. 

Além da pelagem exuberavocê precisa sabernte, o coelho Angorá é conhecido por sua aparência elegante e porte gracioso. Eles têm orelhas longas e eretas, olhos grandes e um corpo musculoso.

Como animais de estimação, os coelhos Angorá requerem cuidados especiais devido à sua pelagem longa. 

Portanto, se você pretende ter um coelho dessa raça em casa, é preciso se atentar a alguns cuidados específicos, além das condições ideais para preservar a saúde do animal.

Continue lendo para conhecer mais sobre essa raça!

Qual a origem do pet?

Coelho Angorá

Tudo indica que o coelho Angorá é originário da região de Ancara, na Turquia. Acredita-se que a raça tenha sido desenvolvida no século XVIII a partir de coelhos selvagens encontrados na região central da Turquia.

Esses coelhos foram criados principalmente por sua , que é considerada uma das mais finas e valiosas do mundo.

Os primeiros registros históricos sobre os coelhos Angorá remontam ao período do Império Bizantino, por volta do século VI, quando eram apreciados por sua pelagem macia e quente. 

Durante séculos, os coelhos Angorá foram criados exclusivamente pela nobreza turca, que valorizava sua lã luxuosa e a utilizava para a confecção de roupas e tecidos.

A raça Angorá foi introduzida na Europa Ocidental no século XVIII e, posteriormente, se espalhou por todo o mundo. 

Foi então que os animais também passaram a ser valorizados como ótimas companhias devido ao temperamento calmo.

Dessa forma, passaram a serem adotados como bichinhos de estimação pela realeza francesa. O fato se espalhou por toda a Europa antes do final do século.

Ao longo do século XX, eles começaram a ser introduzidos nos EUA e outros países onde também ganharam popularidade por conta de sua aparência e temperamento. 

Criadores europeus e americanos começaram a selecionar os coelhos Angorá com base na qualidade e comprimento de sua pelagem, buscando aprimorar suas características.

Com essa exportação, aconteceu o cruzamento com outras raças específicas de outros países e regiões.

Assim, surgiram as quatro variedades de raça do coelho Angorá, sendo elas:

  • Cetim,
  • Inglês;
  • Gigante;
  • Francês.

Características gerais do coelho Angorá

De modo geral, além da sua aparência exuberante, o coelho Angorá se destaca por seu um animal de estimação dócil, silencioso e que adora companhia e carinho.

As características físicas do animal podem mudar de acordo com a variedade da raça, mas há alguns detalhes que permanecem iguais.

A cor da pelagem do coelho Angorá pode variar bastante, assim como em outras raças de coelhos. Existem diversas cores e padrões encontrados nos Angorás, e a combinação de cores da pelagem depende da genética do coelho.

Sendo assim, o coelho Angorá pode ter pelagem branca, preta, cinza, marrom, castanho/avermelhado ou até mesmo pelagem com padrões, como por exemplo, manchas ou listras.

A expectativa de vida do coelho Angorá pode variar dependendo de diversos fatores, incluindo cuidados adequados, genética, ambiente e saúde geral do animal. 

Em média, um coelho Angorá saudável pode viver de 7 a 12 anos. No entanto, alguns indivíduos podem viver mais tempo, chegando a 14 anos ou até mais.

Eles são animais bem sociáveis que gostam da companhia dos humanos, principalmente para acariciar e pentear os pelos longos.

Essa característica sociável também vale para outros animais, com quem eles se adaptam muito fácil.

Conheça um pouco mais sobre as diferentes variedades de coelho Angorá:

Coelho Angorá Cetim

Coelho Angorá

O nome dessa variação da raça ganhou este nome devido ao aspecto acetinado de sua pelagem que possui um brilho semelhante ao do tecido cetim.

Eles não apresentam uma pelagem tão longa e volumosa quanto os outros, de forma que sua aparência é de pelos curtos e macios. 

Além disso, seu peso chega a ser de até 4 kg na idade adulta.

Coelho Angorá Inglês

Coelho Angorá

Esta foi uma das primeiras variações criadas, já que foi a partir da Europa que ele começou a se espalhar pelo mundo.

Assim como o seu ancestral, ele é famoso pela quantidade de pelos que podem atingir um tamanho bem grande.

A pelagem do Angorá Inglês é longa, cobrindo todo o corpo do coelho, incluindo as orelhas. Seu pelo é extremamente macio, fino e sedoso, chegando a atingir cerca de 20 centímetros de comprimento. 

O Angorá Inglês é uma raça de tamanho médio a grande. Os machos geralmente pesam de 2,5 a 4,5 kg, enquanto as fêmeas pesam de 2,7 a 5 kg. Eles têm um corpo robusto e bem musculoso.

Coelho Angorá Gigante

Como o nome sugere, o Angorá Gigante é uma raça de coelho de grande porte. Os machos adultos podem atingir um peso médio entre 4,5 kg a 6,8 kg, enquanto as fêmeas podem pesar entre 5 kg a 7,7 kg.

Eles têm um corpo robusto e bem musculoso, com pernas fortes.

Assim como outras variedades de Angorá, o Angorá Gigante possui uma pelagem longa, densa e macia, embora menos abundante que o do Angorá Inglês. Seu pelo é conhecido por ser sedoso e brilhante.

Coelho Angorá Francês

Em comparação com outros coelhos Angorá, os coelhos franceses têm uma característica diferente.

Isso porque o rosto e as orelhas são rodeados por mechas e pelos longos e lisos, e a textura é ligeiramente diferente de outras partes do corpo.

O Angorá Francês é considerado uma raça de tamanho médio. Os machos adultos geralmente pesam de 2,7 kg a 4,5 kg, enquanto as fêmeas pesam de 3 kg a 4,5 kg. Eles têm um corpo robusto e bem proporcionado.

O Angorá Francês tem uma pelagem longa, densa e macia que cobre todo o corpo, incluindo as orelhas. 

A pelagem é composta por pelos finos e sedosos, semelhantes à lã de um Angorá. Embora não seja tão longa quanto a do Angorá Inglês, ainda assim é consideravelmente exuberante.

Reprodução do coelho Angorá

Os coelhos Angorá atingem a maturidade sexual em torno dos 5 a 7 meses de idade, embora isso possa variar individualmente. 

É importante permitir que os coelhos atinjam a maturidade sexual antes de considerar a reprodução. 

O acasalamento dos coelhos Angorá ocorre naturalmente, com o macho montando a fêmea. 

A gestação dos coelhos Angorá dura cerca de 28 a 32 dias. Durante esse período, a fêmea construirá um ninho com pelos arrancados do próprio corpo para acomodar os filhotes.

Uma ninhada típica de coelhos Angorá pode variar de 4 a 8 filhotes, embora possa ser maior ou menor.

Principais hábitos do coelho angorá

Os coelhos têm uma necessidade natural de roer e desgastar seus dentes em crescimento contínuo. Eles irão roer objetos disponíveis em seu ambiente, como brinquedos apropriados, galhos de árvores ou objetos de madeira seguros.

Além disso, os coelhos são animais que adoram cavar. Eles podem cavar buracos no solo ou fazer ninhos em camas ou cobertores macios. 

Dessa forma, oferecer um local adequado para escavação, como uma caixa de areia com substrato apropriado, pode ajudar a satisfazer esse comportamento natural.

Os coelhos são animais ágeis e adoram pular e correr. Eles precisam de espaço adequado para se exercitarem e esticarem suas pernas. É importante fornecer um ambiente seguro e espaçoso para que possam se mover livremente.

Os coelhos são animais bastante asseados e dedicam uma parte significativa do tempo à sua higiene pessoal. 

Eles se lambem regularmente para se manterem limpos e arrumar a pelagem. No entanto, os coelhos de pelagem longa, como o Angorá, podem precisar de ajuda humana para a escovação adequada da pelagem.

Principais cuidados com coelho em casa

Todo pet precisa ter cuidados especiais. No caso do coelho Angorá, não é diferente.

Justamente por isso, veja abaixo as principais dicas para cuidar do seu pet!

Alimentação

Como tutor, é importante que você forneça uma alimentação adequada, bastante equilibrada e rica em nutrientes para que se desenvolvam de forma saudável.

Por isso, é importante fornecer uma dieta que atenda às necessidades de acordo com a sua fase de vida.

O feno é o principal na dieta de um coelho angorá adulto. Ele contém um alto teor de fibras que facilitam a digestão, o que previne doenças ligadas ao trato intestinal.

Além disso, os coelhos Angorá devem receber uma variedade de vegetais frescos como parte de sua dieta. Isso inclui folhas verdes escuras, como couve, espinafre, salsa, rúcula, entre outros.

Introduza os vegetais gradualmente e observe se o coelho tolera bem cada tipo, evitando excessos de vegetais ricos em oxalato, como espinafre.

Além do feno e dos vegetais, você pode oferecer uma pequena quantidade de ração específica para coelhos de boa qualidade. 

Certifique-se de escolher uma ração formulada para atender às necessidades nutricionais de coelhos e evite rações que contenham muitos alimentos processados ou grãos.

É importante que você troque a comida de forma regular, isso é para que não tenha contato com fezes e urina do animal dentro do viveiro, o que pode prejudicar a saúde do animal.

Os coelhos Angorá devem ter acesso constante a água limpa e fresca. Certifique-se de fornecer água em recipientes limpos e de fácil acesso para o coelho.

Os petiscos devem ser oferecidos com moderação e como complemento à dieta principal. 

Alguns exemplos de petiscos saudáveis incluem frutas frescas, como maçãs ou morangos, mas lembre-se de oferecer em pequenas porções para evitar o consumo excessivo de açúcar.

Pelos

Como já mencionado, os Angorás possuem pelagem abundante que exige cuidados e atenção, tanto para a saúde do coelho quanto para mantê-lo bonito.

Devido ao crescimento rápido da pelagem, os coelhos Angorá requerem cuidados regulares para evitar o emaranhamento e a formação de nós. 

É importante pentear a pelagem diariamente ou pelo menos três vezes por semana, usando uma escova ou pente adequado para coelhos. 

Isso ajuda a remover os pelos soltos e prevenir problemas de saúde, como a formação de tricobezoares (bolas de pelo) no trato digestivo.

Geralmente, ele gosta muito desse cuidado, mas é preciso que seja feito com atenção para não assustá-lo ou machucá-lo.

Os coelhos Angorá passam por mudas sazonais, onde sua pelagem antiga é substituída por uma nova. Em média, as trocas de pelos ocorrem quatro vezes por ano.

Durante esse período, é comum que eles percam bastante pelo. Durante a muda, é importante intensificar os cuidados com a escovação para remover os pelos soltos e evitar que se acumulem no trato digestivo quando o coelho se limpar.

Você pode avaliar junto ao veterinário se há a necessidade de tosquiar o animal.

Lembre-se de que a pelagem longa do coelho Angorá é linda, mas também requer um compromisso maior em termos de cuidados e higiene. 

Certifique-se de estar disposto a dedicar tempo para a manutenção adequada da pelagem antes de adquirir um coelho Angorá.

Higiene

A higiene também entra para os cuidados importantes do coelho Angorá. A limpeza regular dos pelos evita que ele tenha contato com bactérias e diminua a proliferação de fungos.

A gaiola deve ser limpa regularmente, pois as fezes, urina e restos de alimento atraem insetos. 

Além disso, os comedouros e bebedouros precisam ser lavados diariamente. 

Como conseguir um coelho Angorá legalizado?

Para adquirir um coelho Angorá legalizado, procure criadores registrados e respeitáveis. Eles costumam seguir os padrões de criação e possuem animais legalizados.

Ao adquirir um coelho Angorá de um criador registrado, você terá mais garantias sobre a procedência do animal.

Uma forma interessante é participar de feiras ou exposições de animais onde criadores de coelhos Angorá apresentam seus animais. 

Esses eventos geralmente reúnem criadores licenciados e podem ser uma oportunidade para encontrar um coelho Angorá legalizado.

Você também pode entrar em contato com associações de criadores de coelhos ou associações específicas da raça Angorá. Essas associações podem fornecer informações sobre criadores registrados e eventos relacionados à raça.

Ao buscar um coelho Angorá legalizado, é importante realizar uma pesquisa cuidadosa, visitar o criador ou local de adoção pessoalmente, fazer perguntas sobre a procedência dos animais, verificar a saúde e as condições em que os coelhos são mantidos. 

Certifique-se de obter informações sobre o histórico de saúde do coelho, se ele recebeu cuidados veterinários adequados e se o criador ou local de adoção segue práticas éticas de criação.

Além disso, verifique as leis e regulamentações locais relacionadas à posse de coelhos Angorá, pois pode haver restrições ou exigências específicas em sua área. 

Um veterinário especializado em animais exóticos também pode fornecer orientações adicionais sobre como encontrar um coelho Angorá legalizado em sua região.

Não compre animais pela internet de criadores que você não conhece, pois assim estará estimulando o comércio de animais em situações inadequadas.

Tenha em mente que o envio de animais por correios ou outros meios pode ser muito assustador e trazer muito sofrimento.

Dessa forma, o ideal é que você se dirija presencialmente aos locais adequados, e compre diretamente do criador.

Quanto custa um coelho Angorá?

O valor de um coelho Angorá pode variar de acordo com alguns fatores específicos, como a sua idade e variação da raça.

Além disso, pode haver diferença de preço entre os sexos, com as fêmeas custando mais do que os machos.

No Brasil, é mais comum encontrar a variação de coelho Angorá inglês, que por aqui ficou conhecido por mini coelho Angorá.

Em geral, os coelhos Angorá costumam ser mais caros do que outras raças de coelhos devido à sua pelagem longa e exuberante, que requer cuidados extras. 

O preço desse animal pode variar de R$ 80,00 a R$ 300,00, em média, podendo ser mais caro do que isso.

Considerações finais

O coelho Angorá é um animal de natureza dócil, tranquila e muito sociável, e, por isso, tornou-se tornou uma ótima opção para se ter em casa, em especial as com crianças.

Entretanto, é necessário ter atenção quantos aos cuidados com o coelho para mantê-lo saudável.

Apesar de se darem bem na presença de humanos e outros animais, eles se assustam com facilidade.

Sendo assim, lembre-se de proporcionar um ambiente tranquilo, principalmente na hora das refeições e de dormir.

Aproveite para ler também outros artigos relacionados: Coelho anão – Saiba tudo antes de adqurir e Coelho de estimação: cuidados, preço e mais.

Você também pode gostar de ler o artigo: Chinchila: conheça tudo sobre este pequeno roedor.

Você também é fã do coelho Angorá? Tem um ou já teve? Comente abaixo!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima