Início » Coelho de estimação: cuidados, preço e mais
Coelho de estimação

Coelho de estimação: cuidados, preço e mais

Para quem gosta de animais pequenos, fofos e super dóceis, optar por um coelho de estimação é uma das melhores escolhas que se pode fazer

Por se tratar de um animal exótico, os coelhos possuem comportamentos diferentes dos cães e gatos que as pessoas popularmente têm em casa, e não deixa de ser também uma excelente companhia.

coelho de estimação

Estes bichinhos orelhudos se adaptam facilmente em apartamentos, já que sair para passear não é uma necessidade que eles têm.

Então acaba por ser uma boa opção para famílias que moram nesse tipo residência.

Esses pets precisam de cuidados, paciência, responsabilidade e, claro, amor por parte do dono, para que possam crescer bem ao longo dos anos.

Dessa forma é importante considerar que, assim como é com outros animais, ter um coelho de estimação exige diversos cuidados.

Isso inclui despesas com saúde, alimentação, conforto e bem-estar, necessitando também conhecer mais sobre a espécie e os seus hábitos.

Continue lendo e descubra tudo o que é preciso para criar esses bichinhos fofos da melhor forma possível!

Como criar um coelho de estimação

Ter um coelho de estimação está se tornando tão comum quanto ter um cachorro ou gato. Isso porque são animais dóceis e costumam ser silenciosos.

Portanto, preocupações como incomodar vizinhos com barulhos altos, principalmente se você mora em apartamento, com certeza não existirá.

Embora vivam muito bem em cercado ou gaiolas, os coelhos precisam de um espaço que seja o suficiente para brincar e se movimentarem.

Além de ser positivo para a sua saúde, também os mantém ativos e tranquilos.

Contudo também é importante garantir que tenham seu próprio espaço reservado e protegido para permanecerem confortáveis.

Por isso, uma gaiola ou toquinha é indispensável, uma vez que que poderão repousar, se alimentar e fazer suas necessidades.

Mas pelo menos uma vez por dia você deve deixar seu coelho solto para que possa se divertir livremente pela casa.

Porém, antes disso certifique-se de cobrir todos os fios ou levantá-los 3-4 pés fora do alcance do coelho.

O mesmo vale para rodapés que você não quer que sejam roídos. Nesse caso você deve protegê-los de alguma forma.

Além disso, você precisa tem em mente que coelhos gostam de mastigar a parte de baixo das camas, itens em estantes, plantas espalhadas pela casa e outras coisas mais.

Por isso, é fundamental que você supervisione e tire todos os objetos perigosos do seu alcance.

Isso é importante tanto para não estragar seus objetos, quanto para não correr o risco do bicho entrar em contato com algo tóxico e ficar doente.

Outra observação é que eles precisam de brinquedos que ajudem a estimular a mente e desgastar os dentes.

Mas você pode dar galhos secos de árvores, cestos de vime ou palha . Mas sempre tome cuidado para que não tenha substâncias prejudiciais a saúde deste pet.

Alimentação

Engana-se que para alimentar um coelho de estimação só basta dar ração, da mesma forma como é feito com outros animais.

Os coelhos são herbívoros, ou seja, a base principal da dieta deles são plantas. Principalmente grandes quantidades de grama e folhas, assim como algumas flores e frutas.

É também fundamental que você ofereça legumes, tais como brócolis, couve, espinafre e almeirão, desde que sejam em pequenas quantidades.

E por falar em legumes, quem nunca se lembrou de cenoura quando pensou em coelho? Será que faz bem para eles?

Coelho estimação

Na verdade, apesar de vegetais serem parte da dieta deles, a cenoura é mais como um petisco adicional que os ajudam a desgastar os dentes, para que continuem se desenvolvendo ao decorrer de sua vida.

Feno de grama também é outro alimento fundamental para a saúde de nossos pets orelhudos. Esse tipo de comida possui uma quantidade considerável de nutrientes e cálcio que ajudam no crescimento e digestão.

Bons exemplos de feno de grama para dar ao seu coelho são: timóteo, prado, aveia, centeio e cevada.

O ideal é que um coelho deve ter grama disponível o tempo inteiro. Além de serem nutritivas, cria uma sensação de saciedade no estômago, o que previne excessos e obesidade.

Raças e tipos

Atualmente, são reconhecidas mais de 45 raças de coelhos de estimação, e entre elas estão as de pequeno, médio e grande porte.

Dentre elas se destacam características desde pelo curto, longo, orelhas para cima, para baixo; enfim, a variedade é imensa!

Entretanto as raças se dividem basicamente em dois tipos: coelho comum e o mini.

Coelhos comuns podem chegar a pesar 10 kg e, por causa disso, não são tão indicados para apartamentos, já que precisam de uma gaiola maior para viver.

Quanto ao mini, ou também conhecido como coelho anão, esses sim são populares para se ter como bichinho de estimação em apartamento.

Então na hora de optar em levar um destes orelhudos para casa, você pode escolher desde um mini-hotot até um maior, como o coelho comum gigante de Flandres.

E, se você não conhece nenhum deles, não se preocupe que montamos uma lista sobre algumas destas espécies.

Confira!

Mini Lop

Coelho de estimação Mini Lop

Chamado também de Lop Anão, é um tipo de coelho anão da raça alemã.

Uma das características que mais chamam atenção é sua pelagem densa e orelhas caídas.

Sua personalidade é bastante ativa, brincalhona e amigável, e este tipo de coelho de estimação adora ficar ao lado recebendo carinho de seus donos.

O peso de um Mini Log pode variar entre 1,5 kg a 2 kg e seu tempo de vida é de 8 a 10 anos.

Por seu tamanho e genética, garantir um acompanhamento semestral no veterinário para ele é muito importante.

Mini Lion

Tendo surgido na Bélgica, seus pelos longos na região do pescoço lembram bastante a juba de um leão, e daí vem o apelido “Cabeça de Leão”.

Eles costumam ser carismáticos e adoram socializar. São muito calmos e tranquilos.

Um Mini Lion costuma viver de 8 a 9 anos, dependendo da qualidade de vida, e esta espécie necessita que sua longa pelagem seja escovada e cuidada, portanto, sendo necessário dedicar um tempo para fazer isso.

Mini Holandês

coelho de estimação mini holandês

Conhecida por ser a menor espécie de coelho do mundo, um Mini Holandês mede pouco centímetros e não chega a passar de 1,5 kg.

Suas curtas orelhas eretas e o corpinho arredondado dão ainda mais graça à sua fofura.

Um Mini Holandês costuma viver até 8 anos, e seu tamanho é um fator que reforça a atenção e cuidado do dono.

São coelhos bastante agitados e precisam se exercitar ao longo do dia para poderem gastar energia que naturalmente possuem.

A falta de atividades podem levá-los a se estressar e até a ter sua saúde fragilizada.

Angorá

Se você tem preferência em ter um bicho de estimação peludo, então precisa conhecer o Coelho Angorá, considerado uma das raças mais famosas do mundo.

Este espécie é encontrada em 4 variações: inglesa, francesa, gigante e cetim, e possuem diferentes características, tais como tamanho, peso e atributos físicos.

A versão mini é a mais procurada como animal de estimação, e esta espécie costuma viver de 10 a 12 anos.

Coelho gigante de Flandres

Coelho de estimação gigante

Essa raça é bastante conhecida por seu grande tamanho, e pode chegar a pesar até 8 kg, e as orelhas grandes e largas se destacam facilmente frente ao seu corpo de pelagem curta.

Apesar de ser maior que as outras espécies, o Coelho gigante de Flandres costuma ser bem calmo e tranquilo.

Além disso, sua estimativa de vida chega a 13 anos, ou seja, costuma viver mais que as raças menores.

Conclusão

Certamente, o coelho de estimação é um dos melhores animais que se pode ter em casa.

Pois além de serem fofos, são super carinhosos e não são tão difíceis de cuidar, já que independência é uma de suas principais características.

Embora seja recomendado escovar seu coelho com frequência para tirar sujeiras, poeiras e até mesmo nós.

Não há necessidade de banhos porque eles próprios se encarregam dessa tarefa, o que os tornam naturalmente limpos.

Um cuidado de higiene que você deve ter é em relação aos excrementos deles próprios, já que eles costumam comê-los.

No caso, sempre se certifique de trocar a bandeja da gaiola diariamente.

A castração é um tema bastante complexo. Contudo, ela é altamente recomendada por especialistas, pois ajuda a reduzir o comportamento agressivo, melhora de hábitos, além de garantir a saúde geral do coelho.

O melhor período para se fazer isso é entre os 4 a 6 meses de idade, um pouco antes de atingir a maturidade sexual. Então converse com um veterinário de sua confiança.

Estamos chegando ao fim do nosso artigo, porém antes de nos despedirmos, caso você ainda não tenha se decidido por criar um coelho em casa, vamos indicar outros artigos de pets que talvez você se interesse.

Leia aqui sobre Chinchila: conheça tudo sobre este pequeno roedor e o surpreendente Guaxinim de estimação, pode ter em casa? .

Então é isso boa sorte e vida longa ao seu novo pet de estimação

Mas aí, você já conhecia estas espécies dos coelho citados nesse artigo? Escreva nos comentários qual você mais se interessou.

Ah, e se restou alguma dúvida, não hesite em enviar seu comentário. Podemos te ajudar!

Obrigada por chegar até aqui conosco.

Volte sempre e um grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima