Início » Como ensinar o gato a não subir nas coisas

Como ensinar o gato a não subir nas coisas

Os gatos têm um comportamento natural de escalar e subir nas coisas. Porém, muitas vezes os tutores não querem que seus bichanos subam em alguns locais específicos, como por exemplo, a mesa de jantar. Como ensinar o gato a não subir nas coisas indesejadas?

A verdade é que muita gente acaba tendo atitudes que não funcionam de fato tentando evitar ver seu gatinho em algum lugar indesejado.

Porém, tenha em mente que ficar bravo e gritar não é a atitude correta. Além disso, nunca, sob nenhuma hipótese, seja agressivo com o gato, pois isso se configura como maus tratos.

A verdade é uma só: você nunca vai conseguir ensinar o gato a não subir nas coisas! O que você pode e precisa fazer é ensiná-lo a subir nas coisas certas.

Gatos adoram a altura: lembre-se disso

O ato de subir nas coisas é um comportamento tão natural do gato quanto comer ou dormir. Em parte, isso ocorre porque é uma forma que eles têm de fugir dos predadores na natureza.

Além disso, lá do alto ele pode ter uma visão melhor dos predadores, permitindo que se proteja. 

Os gatos domésticos não precisam fugir de predadores, mas este comportamento permanece. Ele gosta de subir e de ter um lugar privilegiado para observar o ambiente.

Porém, os gatos não sabem diferenciar superfícies, ou seja, ele não pode distinguir entre um fogão, que pode estar quente, uma pia, uma mesa de jantar, um sofá ou um brinquedo próprio para ele subir.

Algumas superfícies podem ser perigosas podendo, inclusive, ser um risco para sua saúde. Isso é ainda mais crítico para gatos filhotes! Fique sempre atento a eles.

Por isso, pode ser necessário ensinar os locais onde ele tem permissão para subir e os que não tem.

Ensinar o gato a não subir nas coisas: desviando seu foco

Se você quer ensinar seu gato a não subir nas coisas indesejadas, o grande segredo é: ofereça a ele outras superfícies mais interessantes para subir.

Você pode criar ambientes seguros e interessantes para eles escalarem. Casas de cuco e plataformas são excelentes, por juntarem diversão com altura. Do mesmo modo, prateleiras e superfícies próprias para gatos podem ser muito atraentes.

Clique aqui e avalie algumas opções de casinhas e arranhadores que separamos pra você.

Assim, o primeiro passo é entender seu gato. Por que ele quer subir naquele local específico? 

Por exemplo, ele pode estar querendo subir em uma janela e utilizando alguma superfície como degrau para isso. Ou ele pode estar querendo ficar no alto para observar seus tutores no momento da refeição.

Ou ainda, o gato pode estar querendo subir na cama ou no sofá para dormir em um local mais aconchegante.

Nesses casos, pense em soluções que possam suprir a necessidade dele, mas sem que ele suba na superfície que você não quer. Coloque prateleiras e suportes próximos à janela ou em um local onde ele pode observar a família.

Ofereça camas confortáveis para ele, em diversas alturas, pois ele pode gostar de se deitar mais no alto, para evitar que ele suba na cama ou no sofá. 

Mostre a ele os locais novos e sempre utilize reforço positivo. Dê petiscos para reforçar o comportamento positivo. Estimule seu gato a subir onde você quer, com o uso, por exemplo, de erva de gato.

Não grite com ele e jamais use da força física contra o gato. Estudos já mostraram que os gatos aprendem muito mais através do reforço positivo.

Tornando os lugares proibidos menos interessantes

Como ensinar o gato a não subir nas coisas

Obviamente, os gatos sobem em lugares que acham interessantes. Contudo, se o local proibido não tiver nada de atrativo, eles não terão motivação alguma para subir. Ou ainda, se tiver outros locais ainda mais atrativos, eles vão preferir.

Assim, para ensinar o gato a não subir nas coisas indesejadas, torne esses locais o menos atraente possível.

Se você tem na sua casa um gatinho ladrão de comida, nunca deixe alimentos sobre superfícies, pois ele vai subir para comer. Não faz sentido nenhum para ele não fazer isso.

Assim, a solução não é deixar a comida lá e ficar negando o acesso ao gato, mas sim, não deixar comida exposta e ao alcance do gato.

Também é comum gatos gostarem de se deitar em roupas dos tutores. Se você não quer que ele suba na sua cama e deite nas suas roupas, evite deixar roupas sobre a cama. Isso vai tornar o local menos atraente para ele.

Você pode até pensar na ideia de deixar alguma peça de roupa sua, com seu cheirinho, em um local em que prefere que seu gato fique, como uma caminha ou almofada.

Itens que podem atrair a atenção dele, como coisas que se parecem brinquedos também devem ficar guardados. Por exemplo, gatos gostam muito de brincar com cordões. Um fone de ouvido com fio pode parecer um brinquedo para ele e atrai-lo para sua mesa.

Assim, observe o que atraiu o gato para aquele local e evite deixar coisas que servirão de isca para ele subir, mesmo que sem querer.

Quer ensinar o gato a não subir nas coisas? Torne o ambiente mais legal para ele

Um ambiente rico e cheio de possibilidades para o gato ser estimulado física e intelectualmente pode ser uma excelente estratégia para evitar que ele suba em locais indesejados. 

Certamente uma casa de cuco ou prateleira especial, como mencionado anteriormente, poderão auxiliar muito em sua jornada de educar o seu gato.

Mas você também pode ir além, incluindo redes e grades especiais em espaços que proporcionarão a experiência que eles buscam. Assim, eles terão lugares onde poderão se divertir sem restrições.

Também tenha sempre à disposição do gato brinquedos, como por exemplo, novelos de lá e bolinhas penduradas. 

Ao unir estes elementos ao reforço positivo ao comportamento desejado, juntamente com sua criatividade, você conseguirá ter um gato feliz que pode escalar as coisas certas – e não ficará estressado com pelos na mesa de jantar ou alimentos roubados!

Você tem um gatinho escalador na sua casa? Comente abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima