Se você ama animais e está pensando em montar o próprio negócio, abrir um serviço de banho em tosa em casa pode ser uma ideia interessante, já que não exige um grande investimento.
Porém, existem várias coisas que precisam ser pensadas e planejadas antes de abrir qualquer negócio e este não é diferente.
Tenha em mente que você está abrindo um negócio comercial que lida com animais. Assim, vários são os cuidados necessários para que seja seguro para os animais e rentável para você.
Atente-se aos passos que são importantes e necessários
1) Avalie se esse é, mesmo, um bom negócio na sua região
Embora os serviços com pets estejam em alta e a busca por estabelecimentos que fazem banho e tosa esteja aumentando, ainda assim é necessário que você avalie o mercado potencial que você tem no seu bairro.
Tenha em mente que as pessoas não querem ter que percorrer longas distâncias com seu pet no carro, de forma que, geralmente, buscam estabelecimentos próximos de sua residência.
Dessa forma, se sua casa fica em um bairro que está cheio de cães e gatos, já é um ponto positivo. Agora, se você mora em um local em que mal se vê animais nas ruas e nas casas, onde há muito trânsito, dificuldade de estacionamento, difícil acessibilidade, provavelmente ter um banho e tosa em casa não será uma boa ideia.
Além disso, avalie se existem outros serviços semelhantes próximos à sua casa, pois as pessoas dificilmente vão mudar o estabelecimento que já estão acostumadas.
Dessa forma, analise a concorrência e veja se você consegue atender uma região que realmente carece desse tipo de serviço.
Ou seja, faça uma cuidadosa pesquisa de mercado antes de começar a planejar os passos práticos, como comprar equipamentos.
Você pode, inclusive, fazer uma pesquisa via internet com pessoas do bairro e da região para avaliar o que as pessoas pensam sobre o negócio e o potencial de sucesso que você tem.
2) Avalie se você pode ter um estabelecimento comercial na sua casa
Uma vez que você entendeu que há demanda pelo serviço de banho e tosa na sua região, agora é a hora de descobrir se você pode ter um comércio no local que você mora.
Isso porque nem todo bairro permite a existência de estabelecimentos comerciais e é extremamente necessário que você faça as coisas de acordo com a legislação do seu município.
Lembre-se de que um negócio é algo sério. Você não deve abrir um banho e tosa na sua casa sem estar devidamente apoiado pela legislação.
Não abra um banho e tosa de fundo de quintal, pois isso pode causar sérios problemas para você e também para seus clientes.
3) Abra uma MEI
Uma vez que você entendeu que tem permissão de ter esse negócio em casa, agora é hora de pensar em ter um CNPJ.
Se você não possui um CNPJ, é preciso que você tenha um para que possa emitir notas fiscais a seus clientes.
Para o início do negócio, o mais recomendado é que você se cadastre como microempreendedor individual (MEI). O cadastro é gratuito e você paga uma mensalidade bem baixa que garante a você um CNPJ e a possibilidade de emitir notas fiscais.
Se seu negócio crescer muito e alcançar um faturamento alto, pode ser necessário mudar de categoria para microempresa, mas para começar, o MEI é suficiente. Clique aqui para abrir seu MEI.
4) Avalie o espaço da sua casa
É preciso entender que existem negócios que exigem mais ou menos espaço em casa. Avalie se sua casa realmente comporta o espaço necessário para um banho e tosa.
Embora não seja preciso um espaço muito grande, ainda assim é necessário ter espaço para banheira, acesso a pia, água quente, tomadas para secador de cabelo, entre várias outras coisas.
Pense também no acesso que seus clientes terão ao seu banho e tosa em casa, especialmente porque seus clientes serão animais.
Talvez não seja viável colocar seu banho em tosa nos fundos da casa, obrigando os clientes a passarem pelo meio da casa, onde está sua família. O ideal é que haja um acesso exclusivo ao espaço da empresa.
5) Capacite-se para abrir um banho e tosa em casa
Uma vez que você concluiu que vale a pena abrir o negócio, que é permitido ter esse negócio na sua casa, que você tem CNPJ e que você tem um local que é perfeito para essa atividade, é hora de se capacitar.
Isso porque você pode pensar que dar banho ou tosar animais é “intuitivo”, mas, bem, não é. Existem técnicas corretas que precisam ser aprendidas.
Você não iria a um cabeleireiro que não tivesse nenhum tipo de formação profissional, iria? Imagino que seu cliente também não queira submeter seu cão a uma pessoa que não sabe o que está fazendo direito.
Dessa forma, invista em uma capacitação profissionalizante para que você se torne apto a fazer o serviço com excelência, pois somente assim terá uma clientela fiel.
Você também precisa aprender a lidar com diferentes animais e com os desafios de lidar com seres vivos. É preciso treino da técnica do banho e da tosa e também treino sobre como lidar com animais sem ser agredido por eles, mas sem agredi-los também.
Sendo assim, faça cursos e se capacite para poder oferecer o melhor serviço de banho e toda em casa.
6) Invista nos equipamentos e outros suprimentos necessários
Obviamente, não há como dar banho e tosar animais sem uma infraestrutura adequada para isso. A boa notícia é que não é preciso investir em muita coisa para poder ter um banho e tosa em casa!
Os itens mais importantes são:
- Banheira;
- Mesa;
- Secador;
- Soprador;
- Máquina de tosa profissional;
- Tesoura;
- Toalha;
- Escova;
- Cortador de unha.
Além disso, você precisará de outros suprimentos, como xampu, condicionador e outros cosméticos de uso veterinário, de preferência abrangendo a grande diversidade de pelos e particularidades existentes entre os animais.
Lembre-se de somente usar produtos aprovados para uso veterinário!
Você também deve investir em itens como lacinhos, gravatas, fitas e adesivos, que são comumente colocados nos animais após o banho ou a tosa.
7) Divulgue seu negócio
Por fim, não adianta nada você ter uma estrutura super legal, estar super bem treinado, ter CNPJ e a aprovação da prefeitura se ninguém souber que seu negócio existe!
Assim, capriche na divulgação, que pode ser feita através das redes sociais. Tenha um perfil caprichado do seu negócio, com todas as informações necessárias, como preço e contato, além de fotos e informações do seu estabelecimento e dos seus clientes (se os tutores permitirem).
Você também pode criar conteúdos relacionados aos pets e interagir com as pessoas. Isso vai aumentar o alcance de suas publicações e a visibilidade do seu banho e tosa em casa.
As redes sociais também permitem que você faça promoções, sorteios e muitas outras coisas para engajar mais pessoas e ter mais clientes satisfeitos!
Também pode ser legal criar um site para a empresa, com todas as informações reunidas.
Leia um artigo relacionado: Como dar banho em gatos: o que você precisa saber
Considerações finais
Abrir um negócio é algo sério e precisa de planejamento. Sendo assim, se está pensando em montar um banho e tosa em casa, planeje e faça tudo de forma bastante profissional.
Tenha em mente também que você estará trabalhando com animais, o que torna a responsabilidade ainda maior!
Como trata-se de um mercado em expansão, já que o número de pets no Brasil é crescente, pode ser uma ideia muito boa para você e para os tutores que precisam de um local para levar seus animais!
Você já tinha pensado nessa ideia? Já trabalha com banho e tosa? Comente abaixo!