Muitas pessoas amam cachorros de grande porte, pois, em geral, são ótimos companheiros de brincadeiras, diversão e no esporte também. Você conhece quais são as principais raças de cachorro grande?
Um cachorro grande, além de ser maravilhoso, pode ter algumas vantagens com relação a cães de menor porte. Por exemplo, um cachorro de grande porte pode ser bastante intimidador, ainda que não seja, de fato, agressivo.
Dessa forma, pode ser um excelente companheiro de mulheres ao passear na rua, por exemplo, ou até mesmo um protetor de residências, já que sua presença tenderá a afastar pessoas mal intencionadas.
Além disso, como dito anteriormente, um cachorro maior tende a ter mais energia e fôlego, sendo um ótimo companheiro de caminhadas, corridas e outros esportes.
Cachorros grandes também podem ser ótimas companhias para crianças que gostam de brincar e correr no quintal. Além do mais, também são os mais indicados para atuarem junto a crianças autistas ou pessoas com deficiência.
É possível adotar um cachorro sem raça definida de grande porte, mas, muitas vezes, não é possível ter certeza do tamanho que o cão terá ao ficar adulto. Por isso, muitas pessoas optam por cachorros de raça.
Um outro motivo para isso é que os cães de raça em geral possuem uma maior previsibilidade de sua personalidade, sendo, dessa forma, muitas vezes os mais adequados para algumas situações, como companhias de crianças autistas.
Raças de porte grande são ideais para quem mora em casas espaçosas e com grandes quintais. Porém, é possível ter cachorro grande em apartamento também, desde que esta seja uma decisão bem planejada.
Conheça algumas das principais raças de cachorro grande.
Principais raças de cachorro grande:
Akita
Quem busca uma raça corajosa e leal pode encontrar um ótimo companheiro no Akita. Antigamente, o cachorro era conhecido por proteger a realeza japonesa, um pequeno exemplo de toda essa lealdade do animal!
O Akita tem características físicas bastante características, incluindo sua pelagem curta, grossa e dupla, pescoço grosso, orelhas triangulares eretas e cauda cheia e enrolada na vertical. Isso faz com que ele se pareça com um grande e fofinho bicho de pelúcia.
Em geral, o Akita é um cachorro obstinado e quieto, que não late muito. É também um excelente protetor e também um companheiro maravilhoso, mas não é recomendado como cão de família com crianças pequenas e outros animais de estimação.
Embora o Akita possa ser muito doce e afetuoso com os membros da família, esta raça se adapta melhor a um dono experiente e a uma casa sem filhos pequenos ou outros cães.
É claro que existem casos em que o Akita se adapta bem a crianças, mas nem sempre é o caso. Como os Akitas são uma raça grande, têm uma mordida poderosa e podem ser agressivos.
Os Akitas podem ter uma grande variedade de personalidades e preferências e, em geral, são conhecidos por terem personalidades muito distintas.
Se você tem uma família pequena e decidiu que o Akita é a raça certa para você, terá um companheiro leal e inabalável para toda a vida.
Border Collie
Enquanto isso, o Border Collie é uma das principais raças de cachorro grande conhecidas por sua energia quase que inesgotável!
A raça descende dos cães pastores das Ilhas Britânicas e recebeu o nome da fronteira entre a Inglaterra e a Escócia.
Com muita agilidade e inteligência, o cão adora atividades que gastam muita energia, como caminhadas, corridas e outros tipos de brincadeira ao ar livre. Por isso, esse é um cachorro que, apesar de não ser tão grande como outros citados aqui, não se adapta bem a um ambiente de apartamento.
Quem tem um Border Collie sabe como eles são alegres e com vitalidade super alta. Assim, podem ser bons companheiros para crianças, embora possa ser necessário fazer um trabalho de socialização.
Isso porque os Border Collies têm um forte instinto de pastoreio, de forma que ele podem tender a querer “pastorear” as crianças. Sendo assim, se a criança for pequena, pode acabar sendo derrubada.
Sempre supervisione seu Border Collie com crianças e adultos vulneráveis para evitar acidentes. Embora o Border Collie goste de companhia, nem todo mundo está preparado para um cão tão cheio de energia!
Boxer
Já o Boxer é um dos cachorros mais conhecidos e desejados no mundo. Por ser muito nobre e paciente, ele também é ideal para grades famílias, principalmente com crianças.
Com pelo curto e liso e uma constituição atlética e ágil, esta raça se originou na Alemanha.
Boxers são geralmente enérgicos e leais com um temperamento doce e brincalhão. Costumam se dar bem com as crianças, especialmente quando socializadas desde pequenas e possuem o instinto de proteger sua família.
Eles amam as pessoas e podem ser bastante afetuosos. Esses traços de personalidade orientados para as pessoas também os tornam cães facilmente treináveis.
A maioria Boxers tem muita energia, o que significa que eles precisam de muito exercício todos os dias. O ideal é levar seu cão para uma caminhada de 30 minutos pelo menos duas vezes ao dia.
Doberman
O Doberman é uma raça que surgiu na Alemanha e costumava servir como protetor, justamente por causa do seu porte grande. Dentre as características dessa raça, podemos destacar a segurança, força, lealdade, coragem e obediência.
Eles são facilmente treinados e, por isso, costumam se destacar com a polícia, por exemplo.
Dobermans bem treinados geralmente se dão muito bem com crianças e em várias situações sociais, e podem ser ótimos cães de terapia. O temperamento da raça é geralmente conhecido por ser dócil, mas protetor.
Embora o Doberman possa se tornar um cão de guarda realmente feroz, na realidade a raça geralmente é bastante gentil e não agressiva por natureza. Sendo assim, é possível ter um cão desse em casa. Eles são extremamente leais à família e podem servir como protetores.
Dogue Alemão
O Dogue Alemão também se destaca entre as principais raças de cachorro grande. Trata-se de uma das maiores raças de cão do mundo.
O Dogue Alemão, também conhecido como cão dinamarquês, também surgiu na Alemanha e chama a atenção por seu temperamento equilibrado.
O temperamento do Dogue Alemão é fiel ao seu apelido de “gigante gentil”. Esses cães são calmos e descontraídos em casa e em público quando bem treinados, e sua natureza amorosa os torna membros afetuosos da família.
Eles são pacientes e se dão bem com crianças, mas, por ser uma raça tão grande, podem derrubar crianças pequenas acidentalmente simplesmente esbarrando nelas. Eles também não são adequados para serem manuseados na coleira por crianças pequenas.
Dogues alemães são uma boa escolha para famílias com vários animais de estimação, pois geralmente têm personalidades amigáveis com outros animais, especialmente quando criados juntos.
Fila Brasileiro
A raça tipicamente brasileira é conhecida por ser muito alerta e, principalmente, fiel aos seus tutores. Porém, infelizmente, essa raça está praticamente em extinção, embora alguns grupos de preservação tentem dar continuidade à linhagem.
O Fila Brasileiro é um guardião nato, de forma que tende a ser muito fiel à família, mas nada amigável com pessoas estranhas.
Além de ser muito fiel, o Fila Brasileiro é muito dócil e amoroso, mas pode não ser indicado para todas as famílias por seu temperamento intenso.
Veja nosso artigo específico sobre essa raça tão especial. Fila Brasileiro
Golden Retriever
Com certeza o Golden Retriever não poderia ficar de fora da nossa lista de principais raças de cachorro grande. Afinal, ele é um dos cães mais procurados por pessoas ao redor do mundo. Com temperamento tranquilo, ele é conhecido por ser fiel, habilidoso e muito brincalhão.
A raça é originária da Escócia e tem esse nome devido à sua pelagem dourada. Embora historicamente criados como cães de caça nas Terras Altas da Escócia, os Goldens também são excelentes cães de família.
O Golden costuma se dar bem com crianças e é incrivelmente carinhoso e inteligente. Os Golden Retrievers são cães de serviço maravilhosos e geralmente são muito bem-sucedidos como cães-guia, cães de assistência ou de busca e resgate.
Goldens são cães ativos que requerem exercícios diários. Sendo assim, o ideal é criar um Golden em uma casa com um quintal amplo, além de levá-lo passear frequentemente.
Os Golden Retrievers se dão bem com a maioria dos outros cães. Além disso, costumam fazer amizades e criar laços rapidamente com as pessoas, tornando-se muito próximos de sua família de tutores.
Husky Siberiano
Originária da Sibéria, essa raça é muito ativa e resiliente. Mas, acima de tudo, não há como negar que sua aparência também é um dos grandes atrativos do Husky.
Antigamente, eles costumavam ser usados para puxar trenós de carga. Com o tempo, porém, começaram a ser domesticados e hoje são ótimas opções para diversos tutores.
Embora sejam cães de alta energia e às vezes intensos, os Huskies podem ser afetuosos e gentis quando recebem os devidos cuidados.
Se você tem uma família ativa e tempo para se dedicar ao seu cão, esse pode ser o cachorro ideal para você. Com os devidos cuidados e atenção, o Husky Siberiano pode ser um companheiro maravilhoso.
Esta raça também se dá bem com crianças, desde que o cão seja devidamente treinado e socializado. Eles adoram a companhia de humanos e animais e se dão bem em uma casa com outros animais.
Labrador
Por último, não podemos nos esquecer do Labrador. Afinal, essa é uma das raças de cachorro mais carinhosas que existem! Com isso, ele se torna uma opção perfeita para quem quer se tornar um tutor pela primeira vez.
Originários do Reino Unido, os Labradores são conhecidos por sua inteligência, bom caráter e bom temperamento. Embora tenham sido criados para serem cães de caça, também são excelentes companheiros.
Além de suas habilidades esportivas, os Labradores são excelentes cães de serviço e cães de terapia. Você também os verá empregados na detecção de drogas e explosivos, resgate aquático e busca e salvamento.
Além de serem muito carinhosos e fiéis, os labradores costumam ser muito ativos. Eles são brincalhões e estão sempre felizes. Logo, quem tem criança pode escolher essa raça sem medo que você não vai se arrepender!
Além disso, eles costumam ser bastante obedientes e fáceis de serem adestrados.
Considerações finais
Se você é apaixonado por cachorro grande e está querendo adquirir um, tenha em mente que a escolha deve ser feita baseada nas condições da sua casa, da sua família, do seu estilo de vida e da personalidade da raça escolhida.
Não escolha o cachorro apenas pela aparência, pois existem muitos fatores envolvidos. Lembre-se de que a adoção de um cachorro é um ato que exige comprometimento e responsabilidade.
Assim, pesquise bem, avalie seu espaço, seu tempo para cuidar do cachorro, a presença de crianças, idosos ou adultos com alguma necessidade de suporte, e escolha a raça mais adequada para você.
Você também pode optar por um cachorro grande sem raça definida! Nesse caso, a busca pelo cão mais adequado precisa ser bastante criteriosa, mas com certeza, valerá a pena!
E não se esqueça de sempre adquirir animais de criadores responsáveis e idôneos, que cuidam da saúde e do bem-estar dos animais. Não perpetue o comércio de animais em condições inadequadas.
Você tem um desses gigantes peludos ao seu lado? Comente abaixo!
Fonte consultada: