Você talvez já tenha se feito essa pergunta: por que meu cachorro come grama?
A realidade é que o comportamento de comer grama é muito comum entre os cachorros e nem sempre significa algo sério.
Muita gente pensa que os cachorros são carnívoros, mas, na realidade, eles são animais onívoros, ou seja, também se alimentam de vegetais e fibras, além de proteínas.
Dessa forma, você não precisa ficar muito preocupado se seu cachorro come grama, especialmente se isso é um comportamento regular e comum para ele.
Porém, vale a pena ficar mais atento quando o consumo é atípico ou em uma quantidade maior do que o normal. Nesses casos, busque entender porque seu cachorro está comendo grama.
Motivos que levam o cachorro a comer grama
Existem diversos motivos que podem levar o cachorro a comer grama. Um deles é bastante simples: pode ser que ele goste! Pode ser que o cheiro, o gosto e a aparência da grama sejam atraentes para os ele.
Além disso, pode ser que mastigar grama sirva como brincadeira para o cão. Dessa forma, ele pode estar brincando com a grama e mastigando em momentos de tédio.
Também é possível que o cachorro coma grama por estar com fome, especialmente se ele fica muitas horas sem comer.
Meu cachorro come grama porque está com dor de barriga?
Existe essa ideia no senso comum de que o cachorro come grama porque está com dor de barriga. Será que isso é verdade?
Isso pode, realmente, ser o motivo que leva o cachorro a comer grama. Ele pode estar com um desconforto grástrico.
Se o cachorro comeu alguma coisa que não fez bem ou está com alguma irritação na mucosa do estômago, ele comerá a fibra que estimula o estômago mecanicamente, podendo estimular o vômito.
Além disso, o consumo de fibra pode aumentar a motilidade gástrica, ajudando a reduzir desconfortos intestinais também.
Os animais que não têm costume de comer grama mas o fazem esporadicamente, provavelmente vomitarão em seguida, pois as fibras estimulam o peristaltismo e o reflexo do vômito.
Quando você deve se preocupar?
Você deve se preocupar se o consumo de grama acontece de uma forma que foge do comportamento normal do cachorro.
Se ele comer a grama e vomitar em seguida, ficando bem, pode ser que ele tenha comido algo que não fez bem e o vômito resolveu o problema.
Porém, se ele continuar apresentando sinais de que precisa vomitar, comendo mais grama e não comendo ração normalmente, leve seu animal ao veterinário.
Nesses casos, pode ser um problema gastrointestinal importante que precisa de tratamento urgente.
Leia também: Cuidados com a alimentação dos pets
Cuidados que você precisa tomar se seu cachorro come grama
Além do cuidado principal que é observar se o comportamento de comer grama é pontual e pode estar indicando um problema gastrointestinal, existem algumas outras coisas que você precisa ficar atento.
A primeira delas é onde esse cachorro come a grama. Se ele gosta de comer grama, evite levá-lo em locais onde pode ter uma grande concentração de vermes e parasitas, como por exemplo, parques públicos. Nesses casos, alimente o cão antes de ir e tenha em mãos petiscos para distraí-lo.
Também tome cuidado para que ele não entre em locais com vegetação mais alta, onde pode haver animais peçonhentos, como por exemplo, escorpião.
Outro ponto importante é a presença de herbicidas na grama. Os herbicidas podem ser altamente tóxicos para o cachorro. Se você notar que ele estava bem mas, após comer grama apresenta sinais de intoxicação, como por exemplo, vomitar sangue, corra com ele ao veterinário para fazer o tratamento adequado.
Considerações finais
Se seu cachorro come grama, não há motivo para desespero! Como dito anteriormente, os cachorros são onívoros e possuem capacidade de digerir fibras vegetais.
O importante mesmo é você avaliar o contexto que isso acontece, a frequência e o comportamento do cachorro.
Esteja atento à presença de vômitos e a como o animal se comporta após vomitar. Na dúvida, leve o cachorro ao veterinário.
Seu cachorro come grama? Comente abaixo!