Você já ouviu falar no Spitz Alemão? Se a resposta é não, talvez você esteja perdendo uma das raças mais dóceis, brincalhonas e belas! Ou ainda, talvez você conheça essa raça por outro nome: Lulu da Pomerânia.
Na realidade, existem cinco tipos de Spitz Alemão: o anão, o pequeno, médio, grande e gigante. O menorzinho deles, o anão, é o que conhecemos como Lulu da Pomerânia.
Este é um cão que foi selecionado para ser um animal de companhia e, por isso, as pessoas querem essa raça. Por isso, vale a pena conhecer mais sobre essa raça, inclusive, para poder criá-la corretamente.
História da raça Spitz Alemão
Quando a gente vê um cachorrinho como o Lulu da Pomerânia não imagina que eles descendem de cães pastores.
Porém, a raça Spitz Alemão descende diretamente dos cães pastores nórdicos, como o Samoieda, que provavelmente foram levados para a Alemanha e Holanda pelos vikings durante a Idade Média.
Então, esses cães se espalharam por toda a Europa e foram cruzados com outras raças de pastoreio, formando, assim, a base do tipo Spitz.
Porém, por volta de 1700, o Spitz tornou-se moda na sociedade britânica. A Rainha Vitória adquiriu vários cães Spitz, pesando entre 10 e 12 quilos, da Pomerânia. Com a ascensão ao trono da Rainha Vitória, a raça mudaria para sempre.
Os criadores selecionaram gradualmente os cães menores, levando ao surgimento da raça toy da Pomerânia. Spitz de tamanho maior hoje é mais raro.
Assim, esses Spitz menores são animais criados e selecionados para serem de companhia. Por isso, são animais muito apegados ao turor e que não gostam de ficar sozinhos.
Características do Spitz Alemão
O Spitz costuma ser muito dócil e brincalhão. Ele se encaixa com facilidade nas famílias de humanos, sendo também bastante leal aos seus tutores. Embora não seja agressivo, ele pode estranhar pessoas desconhecidas em seu lar.
Sua saúde é muito boa por conta de seu sistema imunológico forte. Ao contrário de outros cães de porte mini, ele fica raramente fica doente e tem uma expectativa de vida muito longa.
É comum acreditar que cães pequenos não têm disposição para atividades físicas. Porém, o Lulu da Pomerânia é bastante ativo e gosta de fazer caminhadas longas para gastar energia.
Apesar de sua abundância, o pelo do Spitz Alemão é mais fácil de cuidar do que parece. Tenha em mente que o Spitz Alemão não deve ser aparado ou tosado, e a pelagem geralmente parece limpa porque o pelo repele naturalmente a sujeira.
Cerca de duas vezes por ano, a raça passa por uma troca de pelos. Nesse momento, vale reforçar a escovação.
Fora desses períodos, a raça perde muito pouco pelo e precisa apenas de escovações semanais.
Alguns cuidados especiais com essa raça
Vale a pena ressaltar que eles precisam de cuidados especiais por conta de seu tamanho. Isso porque sua estrutura óssea pode ser bastante frágil. Com isso, ele pode sofrer alguns acidentes, inclusive dentro de casa.
Uma boa dica para contornar essa situação é colocar telas nas janelas e portões nas escadas. Assim, você evita quedas acidentais e uma fatalidade. Esteja sempre atento a seu cãozinho e nunca o deixe em superfícies altas sem supervisão.
Embora o Spitz Alemão seja uma raça extremamente saudável, alguns casos de doenças oculares foram observadas na raça, incluindo atrofia progressiva da retina (PRA) e displasia da retina. Além disso, alguns cães podem desenvolver luxação de patela (rótulas soltas).
Por isso, criadores responsáveis fazem exames especiais de olhos e joelhos em seus spitzs alemães adultos antes de criá-los para evitar a transmissão desses problemas para as gerações futuras.
Dessa forma, é importante manter visitas regulares ao veterinário, além de tomar os cuidados básicos de saúde, como vacinação, vermifugação, alimentação balanceada e exercícios físicos adequados.
Como é a personalidade dessa raça de cachorro?
Conforme mencionado acima, o Spitz Alemão costuma ser muito dócil e companheiro. Embora ele se relacione bem com a sua família, ele pode latir e rosnar para visitas, já que costuma estranhar os desconhecidos.
Um ponto importante a ser considerado é que esta raça de cachorro é muito apegada ao dono, podendo apresentar alguns desafios como ansiedade de separação, dificuldade de ficar sozinho e dependência do humano.
Além disso, por ele ser um cachorro muito pequeno, acaba desenvolvendo bastante medos e inseguranças, que precisam ser cuidados e observados pelo tutor.
Não estranhe se o Lulu apresentar comportamento atípico na presença de pessoas de fora. Além de latir, eles podem se retirar para um ambiente no qual se sintam mais confortáveis e dificilmente vão interagir com as visitas.
No geral, ele é um cachorro agitado e brincalhão, com personalidade extrovertida, especialmente se estiver se sentindo seguro. Além disso, ele é esperto, curioso e atento.
Dicas para criação do Spitz Alemão
O especialista em coportamento canino, Guilherme Magnabosco, do canal Matilha Equilibrada, dá algumas dicas para criar bem seu Spitz Alemão, especialmente os pequenos:
- Acostume ele a ficar sozinho desde novinho. Não fique o tempo todo com ele no seu colo em casa, pois o momento da separação será muito difícil para ele.
Assim, ensine seu Lulu da Pomerânia que ele pode ficar um pouco sozinho e ser feliz. Utilize reforço positivo, como por exemplo, brinquedos e petiscos para ele aprender. - Não estimule seus latidos. Este é um cachorro que late bastante e, por isso, você não deve estimular esta tendência, pois isso pode se tornar um problema, especialmente se você mora em apartamento.
- Faça a socialização correta, pois esta é a forma de reduzir seus medos e inseguranças. Faça a socialização gradual do Spitz desde novinho. Promova a seu cão experiências tranquilas ao longo de sua vida.
- Tenha rotinas diárias fixas, focando nos pontos principais que precisam ser trabalhados: latidos exagerados, insegurança e aprender a ficar sozinho.
Como adestrar o Spitz Alemão
O Spitz Alemão é um cachorro altamente inteligente e fácil de treinar. Ele realmente quer agradar o turoe e pode aprender muitos truques e comandos básicos usando reforço positivo, como guloseimas e brinquedos.
Esta raça não é inerentemente agressiva ou nervosa perto de pessoas ou outros cães, mas, como dito anteriormente, é necessário começar a socializar cedo, expondo o filhote a muitas pessoas, lugares e coisas diferentes para ajudar a desenvolver sua confiança.
Você pode usar a curiosidade e a energia do Lulu da Pomerânia a seu favor nesse quesito. Além de fazer com que o treinamento vire um jogo ou brincadeira, aposte também em bolinhas coloridas, biscoitos diferentes e objetos que chamem a sua atenção. Dessa forma, será mais fácil treinar o seu animal de estimação.
Considerações finais
Se você tem uma vida tranquila e está procurando um cachorrinho calmo, talvez o Spitz Alemão não seja para você. Trata-se de um cachorro com um alto nível de energia, muitas vezes ansioso e que gosta mesmo de latir.
Porém, se você está disposto a cuidar de seus medos e ansiedades e ajudá-lo a gastar sua energia, com certeza essa é uma raça incrível. Trata-se de um cachorro dócil e extrovertido, que ama seus tutores.
Lembre-se de que se você for adquirir um cachorro de raça, sempre pesquise bastante e avalie se o criador é idôneo. Não compre cachorros de criadores desconhecidos ou duvidosos, que não levam em consideração a saúde e o bem-estar animal.
O ideal é que você conheça o criador, veja onde e como os animais são criados. Não perpetue o comércio de animais que são criados em más condições e sofrendo maus tratos.
Você tem um Lulu da Pomerânia? Comente abaixo como é sua experiência!