Início » Dicas de como dar remédio para gatos

Dicas de como dar remédio para gatos

Se você chegou até esse artigo, é porque está precisando de ajuda para saber como dar remédio para gatos. Afinal, como você já deve ter percebido, os felinos são muito desconfiados e podem até mesmo se tornar ariscos diante de uma ameaça.

É claro que o remédio não é uma ameaça, mas ele não sabe disso. No momento da tensão, a única coisa que ele quer fazer é fugir.

A maioria dos gatos não gosta de ser manipulado e se sente ameaçado em situações assim. Muitos ficam estressados

O resultado é aquele que todo mundo que já tentou dar remédio para gato já vivenciou: um animal arisco, tentando fugir desesperadamente, muitas vezes machucando o tutor nessa tentativa de fuga.

Existem algumas técnicas que podem ajudá-lo a dar o remédio para seu gatinho.

No entanto, tenha em mente que cada gato é único. Existem animais que são mais fáceis e outros mais difíceis. E alguns que são mesmo nível super difícil – nesses casos, talvez seja adequado buscar ajuda profissional.

É claro que nunca é demais lembrar que você não deve sob nenhuma hipótese medicar seu gato sem indicação de um veterinário.

Confira abaixo algumas dicas que podem ajudar você nessa tarefa.

Como dar remédio para gatos:

Seringa - como dar remédio para gatos

Antes de mais nada, é preciso entender que o estado emocional e de estresse do tutor é percebido pelo gato. Se você já fica nervoso só de pensar que vai ter que dar remédio ao seu animal, ele vai perceber.

Assim, o ideal é que o tutor evite fazer um grande “circo” em casa, que tente não demonstrar ao animal que está nervoso. Mantenha-se calmo, pois isso vai transparecer e ajudará a acalmar seu animal.

Além disso, os gatos são muito sensíveis a odor e sabor. Dessa forma, converse com o veterinário sobre a possibilidade de encontrar medicações com sabor melhor, desenvolvidas para ter uma melhor aceitação pelo felino.

Hoje em dia existem inúmeras farmácias de manipulação que fazem medicações com sabores para animais. Muitas vezes, vale a pena investir nisso para reduzir o estresse.

Apesar de parecer que não, pode ser que os comprimidos ou cápsulas sejam uma opção mais desejável do que os remédios líquidos, pois terão menos cheiro e gosto forte.

Outro ponto importante é não demorar demais nesse processo e manipular o gato o mínimo possível. Busque associar situações positivas para ele a esse momento, como por exemplo, um petisco ou uma brincadeira.

Esteja calmo, faça carinho no seu bichano, não faça cara feia nem demonstre tensão. Tudo isso evitará que seu gato fique mais estressado ainda.

Contenção do gato

Mão feminina segurando um comprimido perto do rosto de um gato

Seja qual for a textura do remédio que você precisa dar, o primeiro passo será conter o animal. 

O ideal é sempre manter o gato de barriga para baixo e apoiado em uma superfície. Você pode se posicionar na parte de trás do animal para evitar que ele tente fugir para trás. Ou pode se posicionar ao seu lado. Não fique de frente para ele, pois será mais difícil fazer a contenção.

Então, encaixe a sua mão na mandíbula do gato. Faça isso colocando o polegar de um lado e o dedo indicador ou médio do outro, com sua palma apoiada no topo da cabeça do animal. 

Você vai perceber que os ossos da mandíbula do gato são facilmente perceptíveis. Encaixe seus dedos para conter a cabeça do animal.

Não precisa fazer força. É uma questão de firmeza, e não de força. Apenas encaixe sua mão e levante a mandíbula. Use seu braço para apoiar o gato na mesa, pois isso dará mais firmeza a você e reduzirá a chance de fuga.

Ao fazer isso, muitos gatos já abrem a boca. Caso isso não aconteça, coloque seu dedo da outra mão, que já está com a medicação pronta, entre os dentes da frente do animal, entre os caninos, para que ele abra a boca.

Cuidado para não colocar o dedo dos lados da boca, pois ele pode morder você.

Uma vez que o animal estiver contido, é hora de colocar o remédio na boca.

Como dar remédio para gatos: remédios líquidos

Dicas infalíveis de como dar remédio para gatos

Quando falamos em remédios líquidos, é preciso saber que eles geralmente vêm com seringas específicas para a medicação. Logo, esses instrumentos podem ser grandes aliados.

Caso contrário, você encontrá facilmente a venda seringas próprias para esse fim em petshop e até mesmo na internet. Não tem como dar remédio líquido para gatos sem ser com seringa. 

O primeiro passo é medir a quantidade exata do remédio, exatamente o que foi prescrito na receita fornecida pelo seu veterinário. Ao seguir a recomendação, você evita qualquer tipo de intoxicação e efeitos colaterais no seu pet.

Com o gato contido e com a boca aberta, coloque a seringa no canto de sua boca e injete o medicamento. A seringa no canto manterá a boca aberta e, se o gato morder, moderá a seringa.

Cuidado para não injetar muito rápido ou com muita pressão, pois isso poderá fazer com que o remédio escape da boca ou que o animal vomite.

Antes de dar o remédio para o animal, treine com a seringa para conseguir controlar o volume que vai ser injetado. Uma dica é colocar um dedo separando o êmbolo da seringa para que consiga controlar melhor esse volume.

Injete o remédio no canto da boca do gato, sem pressa, mas sem demora também.

Após o animal engolir o remédio, você pode parar a conteção, mas não largue o gato de qualquer jeito. Faça carinho nele e, se possível, segure por uns segundos depois, porque alguns gatos forçam o vômito após tomar o remédio.

Não se esqueça de fornecer a ele um petisco ou um brinquedo que ele adora, para reduzir seu estresse.

Como dar remédio para gatos: medicamentos sólidos

Embora possa parecer que dar comprimido para o gato seja mais difícil, muitas vezes acaba sendo mais fácil, justamente devido ao odor e sabor mais fracos.

Aqui, o processo é semelhante ao de dar remédio líquido. Após o gato estar contido e com a boca aberta, coloque o comprimido pelo canto da boca, de preferência no mais fundo possível que você conseguir.

Como você está segurando a cabeça dele, as chances de ele morder são menores. Espere alguns segundos para se certificar de que o animal engoliu o comprimido.

Fique atento, pois muitos gatos cospem o remédio. 

Não se recomenda triturar o comprimido e misturar a alimentos, pois pode ser difícil ter certeza de que o gato consumiu tudo o que precisava. 

Além disso, como dito anteriormente, muitas medicações têm cheiro e sabor fortes e os gatos são muito sensíveis para isso. Não arrisque dar apenas uma parte do remédio, pois isso fará com que o tratamento não seja eficaz.

Como dar remédio para gatos bravos

Tudo isso que foi descrito acima serve bem para gatos fáceis e até médios em termos de dificuldade de manipulação.

Mas como dar remédio para gatos bravos?

Primeiro, esteja atento à postura do animal. Gatos assustados e que estão prestes a atacar, seja mordendo ou arranhando, geralmente ficam com as pupilas dilatadas e as orelhas para trás.

O ideal é você se aproximar com calma, ir fazendo carinho e deixar que ele vá ganhando confiança em você. Somente quando você perceber que o gato está menos defensivo, pode tentar conter para dar o remédio.

Muitas vezes, pode ser necessário utilizar a técnica da toalha, que consiste em colocar uma toalha sobre o gato e enrolá-lo. Com isso, você vai evitar que ele arranhe e terá mais firmeza na hora de segurá-lo.

O uso de aplicador de comprimido pode ser necessário nesses casos, pois você evita de ter que colocar seu dedo dentro da boca do gato. 

Porém, tenha em mente que existem gatos que não estão mesmo acostumados com nenhum tipo de manipulação. Gatos resgatados, por exemplo, pode ser muito agressivos. 

Nesses casos, o ideal é que você não tente fazer isso sozinho em casa. Procure ajuda de um veterinário que tem muita experiência com isso e poderá avaliar se é preciso sedar o animal.

Algumas dicas finais de como dar comprimido para gatos

  • Pode ser preciso proteger as patas do gato para que ele não arranhe você. Dependendo da índole do animal e das chances de ele arranhar, veja com o veterinário como fazer isso com segurança para ele e para você.
  • Não fique bravo com o gato. Ele não está agredindo você por mal. Está apenas se protegendo de uma situação estressante.
  • Faça tudo de uma forma tranquila e rápida. Não torne o momento de dar remédio para o gato um evento.
  • Se você precisa dar remédio mais de uma vez, é provável que o animal perceba ao ver a seringa ou o comprimido e já fuja. Evite expor o remédio ao gato até o momento de realmente administrar.
  • Sempre se certifique de que o animal não cuspiu ou vomitou o remédio. Isso pode prejudicar seu tratamento.
  • Se seu gato for nível difícil, considere pedir ajuda a um veterinário para administrar o remédio. Muitos profissionais atendem em domicílio.

Conclusões

Viu só como dar remédio para gatos não precisa ser um bicho de sete cabeças?  Com muita calma, a técnica correta e muito amor, é possível não fazer desse evento uma guerra mundial.

Lembre-se sempre de que você não deve fazer uso de nenhum tipo de medicamento sem a recomendação de um veterinário.

Então, se você perceber que o seu gato está com algum problema, agende uma consulta e nunca o medique por conta própria. Afinal, você pode acabar piorando a situação ou causar problemas adicionais.

E vale também dar uma olhada em nossas dicas de como ajudar seu pet viver mais e também as vacinas que você não pode deixar de dar ao seu gatinho.

E aí, qual a sua experiência dando remédio para gatos? Comente abaixo!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima