Início » Erva de gato: Tudo o que você precisa saber

Erva de gato: Tudo o que você precisa saber

Se você é tutor de um gato, com certeza conhece aquela plantinha famosa por deixar os gatos mais tranquilos e felizes. Possivelmente, já comprou a erva de gato, também chamada de catnip em seu nome em inglês, para seus bichanos.

Porém, muitas vezes surgem dúvidas sobre seu uso. É seguro oferecer erva de gato a seus felinos? Tem algum prejuízo para a saúde deles? Quanto e como fornecer?

Este artigo tem o objetivo de responder a todas essas dúvidas!

O que é erva de gato

A erva de gato (Nepeta cataria e outras espécies de Nepeta) é uma planta da família do hortelã que estimula reações sensoriais nos gatos. Faz parte do grupo de plantas que incluem orégano e manjericão, por exemplo.

Essa planta possui um composto chamado nepetalactona, um óleo volátil, que entra no tecido nasal do gato, onde se acredita que se liga a receptores de proteínas que estimulam os neurônios sensoriais. 

Essas células, por sua vez, provocam uma resposta nos neurônios do bulbo olfativo, que se projetam para várias regiões do cérebro, incluindo a amígdala e o hipotálamo. Isso desencadeia no animal uma sensação de prazer.

Nem todos os gatos respondem ao catnip. Estima-se que de 50% a 70% dos gatos adultos respondem à erva de gato. Além disso, os gatos filhotes não respondem a essa planta. A resposta só começa por volta dos seis meses de idade.

Nem todos os gatos respondem da mesma forma. Enquanto uns ficam mais brincalhões ou ariscos, outros ficam bem mais tranquilos. 

A erva de gato já foi muito utilizada por humanos. Na idade média, as pessoas tomavam chá dessa planta e a utilizavam para temperar carnes e sopas. Porém, em humanos não há nenhuma alteração comportamental.

Apesar de intenso, o efeito da erva de gato geralmente é de curta duração, durando em média 10 minutos. É preciso esperar um intervalo de duas horas para oferecer a erva de gato novamente ao gato para que faça efeito novamente.

Gatos idosos e castrados também podem ser menos sensíveis aos efeitos da erva. Isso porque é na idade da maturidade sexual que os bichanos são mais receptivos erva de gato.

Como oferecer o catnip

Veterinário examinando gato marrom enquanto a menina observa

Não se recomenda ficar oferecendo a erva de gato aos felinos com muita frequência, como por exemplo, mais de uma vez no dia. 

A recomendação é que se ofereça a erva de gato uma vez por dia ou três vezes por semana, dependendo do que for mais adequado a cada caso.

Se fornecida muitas vezes, várias por dia, por exemplo, o gato pode ir criando resistência à erva e deixar de ter os efeitos desejados. 

A erva de gato é encontrada facilmente em pet shops e até mesmo nas lojas online. São vendidas desidratadas, frescas e ou líquidas em spray.

Existem diversas formas de oferecer a erva de gato. Se você for usar a planta desidratada, pode somente espalhar um pouco perto do gato para que ele a possa cheirar. Você também pode colocar em brinquedos, na caminha.

Da mesma maneira se procede quando se utiliza a planta fresca.

Se você preferir, também pode ser feito um chá. Aqueça a água, sem deixar ferver, e adicione a erva. Após esfriar, coe e coloque em um borrifador para usar como desejar.

Atualmente muitos acessórios e brinquedos para os gatos já vêm das lojas contendo erva do gato.

Mas você mesmo pode criar brinquedos e colocar catnip neles. Por exemplo, fazer uma bolinha com uma meia velha e polvilhar ou borrifar a erva de gato em cima.

No caso dos tutores que têm o objetivo de usá-la como auxílio no adestramento talvez o formato spray seja mais prático para aplicar.  Então, converse com o veterinário a respeito, faça o teste e veja como funciona.

Comer x cheirar erva de gato

É prejudicial se o gato comer a erva de gato ao invés de apenas inalar? Não. Se seu gato comeu a erva, não se preocupe que não vai fazer mal para ele.

O que muda é a reação que o animal vai ter com a erva de gato. É provável que o gato tenha uma reação de excitação após cheirar a erva de gato. Em contrapartida, se ele comer provavelmente ficará mais calmo, podendo até dormir em seguida.

Benefícios da erva de gato para o felino

A erva de gato pode ser utilizada para reduzir o tédio dos gatos, como uma forma de enriquecimento ambiental. Trata-se de uma forma muito boa de entretenimento para seu gatinho!

O catnip também ajuda a reduzir o estresse dos gatos, podendo ser utilizados com este fim. Bichanos que se mostram deprimidos e apáticos podem se beneficiar muito desses efeitos. 

O uso também é indicado para estimular o exercício em gatos obesos, pois pode estimular uma maior movimentação e exercícios físicos. 

A erva de gato também pode reduzir a eliminação de gases por parte do felino. Além disso, estudos mostram que pode ser um adjuvante no tratamento de coceiras. 

Essa erva também pode ser usada para auxiliar o dono no adestramento. Por exemplo, quando o gatinho gosta muito de arranhar os móveis e não utiliza o arranhador.

Alguns tutores têm obtido sucesso adicionando um pouquinho dessa planta seca e moída nos arranhadores. Assim, os gatos passam a gostar mais de ficar onde tem o cheirinho da erva e, consequentemente, perdem o interesse pelos móveis da casa.

Para os gatos que relutam para comer a ração, colocar a erva por cima do alimento pode ser uma ótima estratégia para estimular o seu gatinho a se alimentar melhor. Até porque, a erva de gato é um estimulante de apetite.

Mas a erva de gato é mesmo segura para os gatos?

Efeitos da erva de gato

Não existem estudos que apontem esta planta como nociva aos felinos. Trata-se de uma planta totalmente segura. 

Alguns gatos podem ter reações indesejadas, como por exemplo, tornar-se agressivos. Outros, podem vomitar ao entrar em contato com a planta. Nesses casos, melhor não utilizar mais. 

Não existe o risco de o gato ter overdose de catnip.

Porém, não ofereça catnip para as gatas grávidas. Isso porque a erva de gato pode estimular a contração do útero, podendo levar a um parto prematuro.

É possível plantar a catnip em casa

Catnip ou Nepeta Cataria – Erva de gato

Sim, você pode cultivar sua própria erva de gato em casa. Basta comprar as sementes em lojas de jardinagem e plantá-las.

O ideal é aproveitar o clima do verão para plantar, pois nesta época a erva se desenvolve melhor no solo. Plante as sementes em um vaso e o coloque em um local com bastante luz e vento. Regue todos os dias.

Evite plantá-las juntamente com outras mudas, tendo em vista que é uma erva daninha ela poderá crescer em cima das demais.

Informe-se melhor sobre o plantio na loja de jardinagem que adquirir as sementes.

Mas fique de olho e não deixe seu gato chegar perto da planta no período de seu crescimento para que ela não morra.

Considerações finais

Curiosidades sobre a erva de gato
  • Em alguns bichanos pode ter um efeito de babar excessivamente. Não se assuste se isso acontecer.
  • O gato sentirá muito sono após o efeito da Catnip, pois a mesma pode fazer com que ele corra e mexa por bastante tempo o deixando exausto.
  • A erva de gato, por ser parecida com a hortelã, floresce da primavera ao outono e em cores de tons rosa e lilás.
  • Ao comprar a erva, certifique-se de que o local é confiável, para que o produto seja de boa qualidade e não contenha agrotóxicos.
  • Atenção ao armazenamento da erva. Se você comprá-la seca, uma dica é guardar o que não usou no freezer.

Você utiliza a erva de gato com seus bichanos? Comente abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima