Erva de Gato

Erva de gato: Tudo o que você precisa saber

A erva de gato nada mais é que uma planta que os felinos adoram. Porém quando inalada afetam momentaneamente o padrão de comportamento do bichano.

Por meio da inalação é estimulado o bulbo olfatório de seu gato ativando a amigdala e o hipotálamo, que são órgão responsáveis pelas emoções e reações no corpo dele.

Enquanto uns ficam mais brincalhões ou ariscos outros ficam bem mais tranquilos. Há também casos em que o gatinho não tem nem uma reação, pois por algum motivo são imunes aos efeitos dessa planta.

Prima do orégano e do manjericão, a Catnip ou Nepeta Cataria é uma planta herbácea da família da hortelã. Essa erva também já foi muito utilizada por humanos.

Na idade média as pessoas tomavam o chá e também era muito utilizada para temperar carnes e sopas. Mas em humanos não há nem uma nenhuma alteração comportamental.

Benefícios da erva de gato para o felino

Não encontramos estudos que apontem esta planta como nociva aos felinos. Porém o ideal é consultar um veterinário para que tudo seja feito com muita segurança. Se você tem dúvidas, jamais coloque a vida do seu amiguinho em risco.

Mas, geralmente o uso é indicado para estimular o exercício em gatos obesos, isso porque ao utilizar a erva de gato eles ficam bem agitados e se movimentam muito, então acreditam que isso pode ajudar o gatuno a emagrecer.

Já os bichanos que se mostram deprimidos e apáticos recomendam o uso, pois estudos mostram que a Catnip funciona como um estimulante nos felinos ajudando a aliviar o estresse e liberar as tensões.

Essa erva de gato também pode ser usada para auxiliar o dono no adestramento. Por exemplo, quando o gatinho gosta muito de arranhar os moveis e não utiliza o arranhador.

Alguns humanos tem obtido sucesso adicionando um pouquinho dessa planta seca e moída nos arranhadores. Assim, os gatos passam a gostar mais de ficar onde tem o cheirinho da erva e consequentemente perdem o interesse pelos móveis da casa.

Para os gatos que relutam para comer a ração, colocar a erva por cima do alimento pode ser uma ótima estratégia para estimular o seu gatinho a se alimentar melhor.

Onde comprar a erva de gato?

Hoje ela é encontrada facilmente em pet shops e até mesmo nas lojas online. São vendidas desidratadas, frescas e até mesmo no liquida em spray.

No caso dos donos que tem o objetivo de usá-la como auxilio no adestramento talvez o formato spray seja mais prático para aplicar.  Então converse com o veterinário a respeito, faça o teste e veja como funciona.

Período de duração e cuidados

Efeitos da erva de gato

Apesar de intensa, esta felicidade geralmente é de curta duração, em média 10 minutos. Após esse período o gato ficará em por pelo menos 30 minutos imune aos efeitos da erva de gato e dormirá profundamente.

Lembrando que ela não funciona em filhotes com menos de três meses. Gatos idosos e castrados também podem ser menos sensíveis aos efeitos da erva. Isso porque é na idade da maturidade sexual que os bichanos são mais receptivos erva de gato.

Mas tudo deve ser feito com muita segurança. Alguns gatinhos podem se exceder nas brincadeiras e se tornarem agressivos. Então não vá judiar do bichano se ele lhe causar algum ferimento estando sob efeito da erva.

É que as reações são imprevisíveis e variam conforme a personalidade natural do seu gatinho.

Então se você vai utilizar pela primeira vez prepare um espaço amplo onde o gato possa ficar a vontade e seguro. Espalhe brinquedos pelo chão, retire objetos que possam vir a ferir o seu pet estando sob o efeito da erva.

Forma de uso

Essa erva nunca deve ser utilizada apenas para diversão do humano. Não há graça nenhuma utilizar só para filmar as reações do animal . Use somente em caso de necessidade e com indicação do médico veterinário. Não vale a pena colocar em risco a saúde do seu pet.

Os humanos responsáveis pelo gatinho devem se cercar de atenção e toda cautela é bem vinda principalmente no primeiro uso. Isso porque você ainda não sabe como o seu bichano reagirá sob o efeito dessa planta.

Geralmente é recomendável o uso em apenas uma vez por semana. Isso é o suficiente para que o gatinho não se machuque ou se estresse com um uso desenfreado e constante do produto.

Mas e ai como se usa? Se você for usar a erva de gato desidratada, basta somente espalhar um pouco perto do gato para que ele a possa cheirar.

Da mesma maneira se procede quando se utiliza a planta fresca, e nesse caso se o gato vier a comer não se preocupe não fará mal algum.

Se você preferir também pode ser feito um chá ( use água quente – não deve chegar a ferver) então adicione a erva. Após esfriar é só coar e colocar em um borrifador e usar como desejar.

Atualmente muitos acessórios e brinquedos para os gatos já vem das lojas contendo a substancia da erva do gato.

Mas você mesmo criar brinquedos e colocar Catnip neles. Por exemplo, fazer uma bolinha com uma meia velha e polvilhar ou borrifar a erva de gato em cima.

Plantar a Catnip em casa

Catnip ou Nepeta Cataria – Erva de gato

Você poderá cultivar sua própria erva de gato em casa sem problemas. Apenas compre as sementes em lojas de jardinagem para planta-las.

O ideal seria aproveitar o clima do verão para plantar, pois nesta época a erva se desenvolve melhor no solo.

Bata colocar as sementes em um vaso e o coloque em um local com bastante luz e vento. É ótimo rega-las todos os dias.

Mas fique de olho e não deixe seu gato chegar perto da planta no período de seu crescimento para que ela não morra.

Evite planta-las juntamente com outras mudas, tendo em vista que é uma erva daninha ela poderá crescer em cima das demais.

Curiosidades

Curiosidades sobre a erva de gato
  • Em alguns bichanos pode ter um efeito de babar excessivamente. Não se assuste se isso acontecer.
  • O gato sentirá muito sono após o efeito da Catnip, pois a mesma pode fazer com que ele corra e mexa por bastante tempo o deixando exausto.
  • A erva de gato por ser parecida com a hortelã, ela floresce da primavera ao outono e em cores de tons rosa e lilás.
  • Ao comprar a erva certifique-se de que o local e confiável, para que o produto seja de boa qualidade e não contenha agrotóxicos.
  • Atenção ao armazenamento da erva, se você comprar ela seca, uma dica é guardar o que não usou no freezer.

Então ficamos por aqui. Esperamos ter lhe ajudado a esclarecer suas dúvidas e que você volte sempre que precisar!

Se você gostou deixe seu comentário abaixo e compartilhe com seus amigos.

Obrigada! Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *