Os gatos geralmente aprendem a usar a caixa de areia com suas mães, através do exemplo. Assim, é comum que, ao adotar um gato, ele já saiba fazer suas necessidades no lugar certo. Mas existem situações em que pode ser necessário ensinar o gato a usar caixa de areia.
Isso pode acontecer no caso de filhotes que perderam suas mães ou foram separados enquanto ainda eram bem novinhos. Ou em casos de animais que sempre viveram na rua e, dessa forma, nunca utilizaram caixa de areia.
Assim, se você adotou um gatinho filhote que ainda não sabe direito como usar a caixa ou um adulto que faz suas necessidades fora da caixa, pode ser importante saber como ensinar gato a usar caixa de areia.
Escolhendo a caixa de areia ideal
Obviamente, o primeiro passo é você ter em sua casa a caixa e a areia ideais para seu gato. Assim, o primeiro ponto é escolher uma caixa do tamanho e do modelo certos.
Existem várias opções de caixa de areia no mercado. Recomenda-se não utilizar as caixas que são totalmente fechadas, pois os gatos podem não gostar de entrar nelas. Além disso, elas podem ficar com um cheiro muito forte dentro.
A grande questão é possuir um recipiente no qual o gato fique à vontade. É importante que o tamanho da caixa seja de, pelo menos, o tamanho de um gato e meio.
No caso de gatos filhotes, pode comprar uma caixa maior, pois eles vão crescer relativamente rápido.
Preste atenção na altura da caixa. O gatinho precisa conseguir entrar nela sem dificuldade.
Assim, para filhotinhos que precisam aprender a usar a caixa de areia, o primeiro passo é se certificar de que ele pode acessar a caixa de areia sem dificuldade.
Lembre-se de que você pode ajudar o gato, colocando-o na caixa de areia em momentos que ele pode precisar usar, como por exemplo, logo após comer.
Decidindo pelo tipo de areia a utilizar
Com relação ao tipo de areia, na realidade o ideal é você testar com seu gato e ver qual a sua preferência.
Evite comprar areias perfumadas porque os gatos não gostam. Eles precisam sentir o cheiro de suas necessidades na areia, pois isso vai fazer com que eles queiram continuar usando a caixa.
Como dito, é mais importante que o seu gato se adapte à areia do que sua preferência pessoal. Faça testes e escolha a areia que melhor se adeque a seu caso.
No caso do filhotinho que ainda não sabe usar a caixa, peça orientação ao veterinário para comprar a areia. Depois de um tempo de uso, avalie se o gato está bem adaptado e mude de areia, se precisar.
Os gatos gostam de suas necessidades ocultas e sem cheiro. Justamente por isso enterram-nas ao terminarem. Esse é um instinto que os gatos possuem, pois, na natureza, é uma forma de afastar predadores.
Saiba, também, que a quantidade de areia da caixa deve permitir que as fezes e a urina sejam bem enterradas. Assim, o ideal é colocar uma quantidade generosa, mas sem que transborde.
Se quiser saber mais sobre os tipos de areia para gatos, acesse este artigo.
Escolhendo o local ideal
Se quiser ensinar o gato a usar caixa de areia, tenha em mente que eles não vão gostar de fazer suas necessidades em locais barulhentos e muito movimentados.
Assim, recomenda-se que coloque a caixa de areia em um local calmo e bem ventilado, para que o gato possa ter sua privacidade.
Mantenha o local da caixa de areia sempre limpo para evitar atrair insetos, como moscas e baratas.
No caso do gato filhote, você precisa mostrar para ele onde está a caixa de areia. Mostre ao gatinho que trata-se de um local seguro. Você pode fazer isso mexendo na areia limpa, por exemplo.
Como ensinar o gato a usar caixa de areia na prática
Depois que você já pensou na caixa ideal, na areia mais adequada e no local para a caixa, é hora de ensinar o gato a usar caixa de areia.
Como dito anteriormente, leve o filhote até a caixa e mexa na areia limpa. Além disso, você pode colocá-lo na caixa e mostrar como cavar.
Você também pode ficar de olho e, se perceber que o gato está se preparando para fazer suas necessidades fora da caixa, colocá-lo no local certo. Só não mexa no gato quando ele já estiver defecando ou urinando!
No início, não precisa ser muito exigente com a limpeza, pois, para um gatinho que ainda está aprendendo a usar a caixa de areia, o reconhecimento do seu próprio cheiro pode ajudá-lo a entender que aquele é o local para fazer suas necessidades.
Claro que isso não significa deixar a caixa muito suja por muito tempo. Só não precisa correr tirar o cocô ou o xixi logo que ele faz nesse comecinho.
Também é importante o reforço positivo. Sempre que o gatinho fizer a necessidade no local certo, dê a ele uma recompensa, como um petisco. Isso vai deixá-lo mais motivado a continuar com este comportamento.
Se você perceber que o gato vai sempre no mesmo lugar para fazer suas necessidades – e não é onde está a caixa de areia -, considere movê-la para este local se for possível. Ou, coloque uma caixa em cada local.
Nunca castigue ou brigue com o gatinho se ele fizer no lugar errado. Ele ainda está aprendendo. Além disso, repreender um gato por ele fazer algo que é fisiológico vai deixá-lo estressado e com medo de você.
Como ensinar gato a usar caixa de areia se ele já for adulto
Se você adotou um gato já adulto que viveu grande parte de sua vida na rua, é possível que ele não use a caixa de areia corretamente. Nesse caso, pode ser um pouco mais difícil.
Lembre-se que os cuidados falados anteriormente para gatos filhotes também servem para gatos adultos. Tamanho da caixa, tipo de areia, mostrar ao gato onde está a caixa, estimular a utilizar, tudo isso é necessário.
Você também pode colocar várias caixas de areia pela casa, em diversos locais diferentes. Com isso, você vai conseguir perceber onde é o local preferido dele para fazer suas necessidades.
Fique também atento ao fato de que gatos não castrados podem utilizar a marcação de urina como comportamento sexual. Assim, nesses casos, o ideal é você castrar o animal.
A castração de gatos, além de ajudar a reduzir esse comportamento de urinar em locais indesejados, tem uma série de benefícios.
Lembre-se também de que se você tem mais de um gato em casa, é preciso ter caixas de areia suficientes, ou seja, no mínimo uma para cada gato.
Se mesmo com todos os cuidados o gato ainda permanecer fazendo suas necessidades fora da caixa, consulte um veterinário para avaliar se há alguma disfunção física ou até mesmo emocional.
Você já precisou ensinar gato a usar caixa de areia? Conte nos comentários como foi essa experiência!