Início » Veja o que é um gato quimera e descubra tudo sobre eles

Veja o que é um gato quimera e descubra tudo sobre eles

Não é comum encontrar um gato quimera na rua ou na casa de alguém. Isso porque, esse felino possui uma condição genética especialmente rara.

Então, se você não sabe do que se trata o quimerismo, continue lendo este artigo e descubra.

O que é um gato quimera

Para quem não sabe, o quimerismo é uma condição genética que não ocorre apenas em gatos mas, também em outros animais.

No entanto, o mais comum é que isso aconteça nos felinos. Ele surge quando dois grupos de células diferentes formam o embrião do filhote.

Dessa forma, cada uma começa a expressar as suas características. Por fim, o gatinho nasce com duas cores de pelagem diferentes.

Muita gente chama o gato quimera de “dois rostos”, justamente por causa das cores distintas.

Na natureza isso é muito raro de acontecer com qualquer espécie do reino animal. Por isso, quando surge já vira sensação.

Aliás, na internet você encontra vídeos famosos de gatos com quimerismo.

Como surgiu o nome

Esse nome possui relação direta com questões biológicas. Isso porque combina dois elementos diferentes de modo incoerente.

Mas, existe também a explicação que é sobre um mito grego que se refere a uma fera. Assim o gato quimera é comparado a um animal da mitologia grega que é híbrido.

Ou seja, são diversos animais juntos no corpo de um só leão. Além disso, há duas cabeças agregadas, uma de cabra e outra de dragão.

Muitos materiais antigos possuem a imagem desse ser mitológico. Assim, é possível encontrar telas, pratos, estátuas e paredes gregas com ele.

Quais as causas do quimerismo nos felinos

Um gato quimera surge por um evento genético pouco comum no mundo todo. Pois, é quando ao acaso, dois embriões que já foram fecundados se juntam.

Com isso, o animal fica com duas cores de pelagem diferentes, em especial, na face.

Entretanto, pesquisas recentes revelaram que os fatores genéticos não são a única causa dos tons distintos. Mas, que esse é o principal motivo para que o animal nasça com essa característica.

Já que, o código genético é o que define como o animal vai ficar com o passar dos anos.

Inclusive há um felino com quimerismo famoso na internet é o de nome Nárnia que, aliás, teve dois filhotes sem essa condição.

Assim, cada um saiu com uma das cores do pai. Por isso, é possível observar que a genética não é o principal motivo.

Aprenda a identificar um gato quimera

Você consegue perceber o quimerismo por meio de algumas características ao longo do corpo.

Ou seja, algumas áreas com mais ou menos pigmentação. Até olhos com cores diferentes e doenças autoimunes em relação à pele.

como identificar um Gato Quimera

O próprio nome tem relação com o que a medicina veterinária chama de dois DNAs. Por causa disso, com um exame de mapeamento genético do animal você vê o quimerismo.

Pode ser que durante a sua vida, já tenha visto um gato quimera e nem percebeu.

Porque, alguns deles possuem características bem escondidas ou pouco perceptíveis. Já que, nem sempre isso é expresso na cor da pelagem.

Fatos sobre a condição

Muita gente não sabe bem como cuidar de um gato quimera. Ou mesmo possui dúvidas se ele precisa de atenção ou tratamentos especiais.

A seguir, você vai ver algumas verdades e curiosidades sobre a condição do quimerismo em felinos.

Gato quimera e a saúde

Felinos em geral nascem com algumas predisposição para certas doenças, assim é preciso estar muito atento quando se tem um ou deseja adotar um gato.

Obesidade felina, por exemplo, é uma das doenças muito comuns nesses animais. Embora seja fofo alguns quilos a mais podem afetar o fígado e causar diabetes.

A atenção com um quimérico e os outros felinos é a mesma. Ou seja, ele não precisa de cuidados especiais direcionados para a sua espécie.

Logo, o importante é mantê-los saudáveis e oferecer o máximo de carinho.

Alimentação

Não existe uma comida própria para essa espécie. Mas, qualquer tipo de ração ou sachê que gatos normais comem, ele também se alimenta.

Por outro lado, para manter seu gato quimera com a saúde em dia, priorize proteínas.

Regras para o asseio

Um fato é que está no DNA dos felinos o desgosto total pelos banhos. Então, com o gato quimera não é diferente dos outros.

Mas, é importante manter essa limpeza em e dia. Apesar de serem animais extremamente asseados, um cuidado humano a mais com a higiene é importante.

Especialmente se o bichano tiver mais idade. Acontece que a medida em que envelhecem vão ficando mais desanimados de se lamberem para realizar o famoso “banho de gato”.

Entretanto devido a aversão que os gatos sentem em relação a água pode ser bem complicado colocá-los embaixo de um chuveiro.

Principalmente se não foram acostumados desde de filhotes. Mas ainda bem que no mercado já encontra pra comprar diversos tipos de shampoo específico pra um banho a seco.

É possível também encontrar facilmente lencinhos pra higiene felina. Mantê-los limpos ajuda a prevenir doenças de pele como fungos e dermatites que são bem comuns em gatos.

Além disso, ajuda a reduzir o excesso de pelo solto, o que contribui para evitar a famosa bola de pelo.

Existem ainda partes adicionais que precisam ser asseadas. Por exemplo, os dentes precisam estar sempre limpos e escovados. Além das unhas cortadas e as orelhas limpas com cotonete úmido.

Agora se você precisar seguir a recomendação do veterinário para dar banho ou mesmo se você desejar dar um banho molhado veja nossas dicas em:

👉🏾Como dar banho em gatos: dicas que você precisa saber

Personalidade do gato quimera

Gato Quimera

A personalidade desses felinos é igual a de qualquer um, ou seja, é particular de cada animal. Então, eles gostam de fazer exatamente o que os outros fazem:

  • Comer;
  • Dormir;
  • Brincar de arranhar objetos;
  • Tomar sol durante a manhã;
  • Ganhar carinho;
  • Observar as coisas ao seu redor;
  • Ficar em lugares altos.

O gato quimera é um felino comum que precisa de cuidados e atenção. Por isso, se você tem em mente adotar algum deles, esteja preparado para der muito amor.

Não há dúvida, entretanto, que eles também são muito adoráveis e retribuem de forma inusitada tudo que recebem.

Uma das maneiras que eles demonstram sentimentos positivos em relação aos tutores é o famoso: Motorzinho do amor: porque os gatos ronronam

Adote um gato

Você já percebeu que uma quimera é rara e especial, mas muito fácil de cuidar. Dessa forma, se você tiver a oportunidade, adote um desses para cuidar.

Pois, eles são muito bons companheiros e chamam muito a atenção.

Enfim finalizamos por aqui nosso artigo, esperamos que você tenha gostado. Se você achou interessante participe abaixo nos comentários.

Volte sempre e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima