Início » Veja o que é um gato quimera e descubra tudo sobre eles

Veja o que é um gato quimera e descubra tudo sobre eles

Você já ouviu falar do gato quimera? Talvez nunca tenha ouvido este nome, mas certamente já viu pela internet gatos com o rosto dividido no meio, cada metade de uma cor. Esses são os gatos quimera!

No entanto, essa é uma condição rara, de forma que é mais provável que você tenha visto mesmo na internet e não na rua ou na casa de amigos.

Mas como isso acontece? Os gatos quimera são saudáveis?

Se você quer saber mais sobre o quimerismo, continue lendo até o final!

O que é um gato quimera

O gato quimera é aquele que passou pelo processo genético do quimerismo.

O quimerismo é uma condição em que o indivíduo possui dois tipos distintos de DNA em sua constituição. É um evento genético muito raro e acontece não somente em gatos, mas em outros animais e até em humanos.

No quimerismo, dois óvulos fecundados se unem no momento da gestação. Como são dois óvulos diferentes fecundados, são dois embriões com características genéticas diferentes. Ou seja, são gêmeos não idênticos.

Então, no útero, esses dois óvulos fecundados se fundem dando origem a um único indivíduo. Assim os dois gêmeos não idênticos se mesclam dentro do útero.

Quando isso ocorre logo no início da gestação, geralmente não acarreta problemas de saúde ao indivíduo.

Alguns gatos quimera possuem a aparência muito exuberante, com metade do rosto de uma cor e a outra metade, de outra. Até os olhos podem ter cores diferentes.

Muita gente chama o gato quimera de “dois rostos”, justamente por causa das cores distintas.

Como surgiu o nome

De acordo com o dicionário, a palavra quimera está relacionada a questões biológicas e seria a “combinação heterogênea ou incongruente de elementos diversos.”

Porém, quimera também é uma figura da mitologia grega, que possuía a aparência de vários animais misturados em um só.

A quimera aparece em várias históricas da Grécia antiga, como por exemplo, na Ilíada de Homero. 

A quimera seria, de acordo com a lenda, um grande monstro com cabeça de leão, asas de dragão e cauda de serpente. Porém, a quimera também foi representada como a fusão de outros animais, como por exemplo a cabra.

Porém, diferentemente da quimera grega, que era um monstro, os gatos quimera são animais absolutamente exuberantes e totalmente inofensivos.

Como saber se seu gato é um gato quimera?

A resposta mais precisa para esta pergunta é: fazendo um teste de DNA.

Apesar de associarmos o gato de duas faces com o gato quimera, nem sempre este é o caso. Um gato com as duas faces diferentes pode ter sofrido mosaicismo, que é uma condição onde dois genótipos diferentes se desenvolvem dentro de um único óvulo fertilizado.

Se você vir um gatinho com heterocromia (dois olhos de cores diferentes), isso também não significa automaticamente que você está olhando para um gato quimera. Esta condição pode acontecer em gatos que não têm quimerismo.

Às vezes, um gato pode realmente ser uma quimera, mesmo que pareça um gatinho comum.

Por exemplo, se dois gatos persas brancos de raça pura com olhos verdes se reproduzirem e dois dos embriões se fundem no útero, este gato nascerá parecido com os outros, mesmo sendo quimera. Somente um teste de DNA provaria isso.

Fatos sobre o gato quimera

Será que existem grandes diferenças na criação do gato quimera com relação a um gato comum?

A resposta para esta pergunta é: não!

Confira abaixo alguns fatos sobre este gato tão lindo e diferente!

como identificar um Gato Quimera

Em alguns casos, os gatos quimera podem ter problemas de saúde ou outras anormalidades devido à sua composição genética única.

Por exemplo, eles podem ter um risco maior de certas doenças genéticas ou podem ter problemas com o sistema imunológico.

No entanto, nem todos os gatos quimera têm problemas de saúde e muitos desses gatos vivem vidas normais e saudáveis.

Algumas pessoas acreditam que os gatos quimera têm habilidades ou características especiais, como inteligência aumentada ou uma vida útil mais longa.

No entanto, não há evidências científicas para apoiar essas alegações, e acredita-se que os gatos quimera tenham as mesmas habilidades e expectativa de vida que qualquer outro gato.

Sendo assim, se você tiver um gato quimera, precisa fornecer a ele todos os cuidados normais que qualquer gato precisa: boa alimentação, ambiente seguro, água em abundância, vermifugação, vacinas, visitas frequentes ao veterinário, castração, cuidados de higiene e muito carinho e amor!

Talvez você também se interesse por este artigo: Como dar banho em gatos: dicas que você precisa saber

Personalidade

gatinho filhote marron e preto.

Devido ao fato de o quimerismo não ser visto como uma raça, os felinos afetados não apresentam um traço de personalidade idêntico ou características padrão. A condição é apenas um fenômeno genético que pode se manifestar em qualquer gatinho, independentemente da raça. 

Assim, cada gato quimera é um indivíduo único, com características únicas.

O único fato comum sobre o gato quimera é que eles são amplamente admirados por todos os amantes de gatos.

Um exemplo disso é a gatinha Venus, que tem mais de 2 milhões de seguidores no Instagram.

É possível criar um gato quimera artificialmente?

Não é possível criar um gato quimera através de reprodução ou outros métodos. Os gatos quimera são o resultado de um processo natural que ocorre durante o desenvolvimento embrionário e não podem ser produzidos intencionalmente.

Adote um gato

Gato Quimera em um lago

Você já percebeu que uma quimera é rara e especial, mas muito fácil de cuidar. Dessa forma, se você tiver a oportunidade, adote um desses para cuidar! Trata-se de um gatinho como outro qualquer, que merece todos os cuidados, amor e carinho!

Além de você ter um gato de beleza exuberante em casa, ainda terá um bichano muito amoroso, ronronando e sendo seu maior companheiro!

Você já viu um gato quimera? Comente abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima