Você já se perguntou por que os gatos ronronam? Bom, certamente já percebeu que todos os gatos ronronam, embora esse ato de ronronar possa ser mais ou menos volumoso.
Se você acha que seu gato não ronrona, provavelmente é porque o ronronar dele é mais baixo, de forma que você não consegue perceber apenas ouvindo, mas com certeza ele ronrona.
O ronronar é sempre sinal de felicidade nos gatos? Ou existem outros motivos para que ele faça isso?
Continue lendo para entender melhor!
O que é o ronron
O ronron é vibração produzida pela respiração dos gatos, resultado da ativação irregular do diafragma e dos músculos laríngeos intrínsecos. O ronronar do gato pode produzir entre 25 e 150 vibrações por segundo, tanto durante a inspiração quanto durante a expiração.
Trata-se, portanto, de um comportamento comum e fisiológico nos felinos. Além disso, não são somente os gatos domésticos que ronronam.
Estudos mostram que o ato de ronronar foi observado em felinos selvagens, como puma, guepardo e jaguatirica, por exemplo.
Por que os gatos ronronam: é sempre felicidade?
Um dos principais motivos pelos quais os gatos ronronam é quando sentem-se confortáveis e satisfeitos. Assim, a ideia de que os gatos ronronam quando estão felizes é verdadeira!
Os gatos podem, inclusive, usar o ronron para conseguir que o tutor faça o que eles querem, como por exemplo, colocar comida.
Porém, essa não é a única situação que ativa o motorzinho do gato. Gatos doentes ou sentindo dor também podem ronronar. De acordo com o médico veterinário Tiago Franco, muitos especialistas acreditam que a frequência com que os gatos ronronam estimula a cicatrização, principalmente de músculos e tendões.
Mais um motivo que leva os gatos a ronronar é tentarem se acalmar quando estão em uma situação estressante.
Por fim, o ato de ronronar é a primeira forma de comunicação da mãe com os filhotes. O ronronar acalma os filhotes durante o parto, além de guiar os filhotes para mamarem e se acalmarem.
Como saber se seu gato está ronronando de felicidade ou de estresse?
Geralmente, o gato que está estressado e está ronronando fica balançando a cauda e fica com as orelhas para trás ou para baixo.
Dessa forma, é preciso avaliar o contexto e todos os demais sinais de linguagem corporal do gato.
Logicamente, se ele estiver afofando você, ou no seu colo, ou ainda recebendo um carinho seu, certamente ele está ronronando de felicidade.
Se você notar sinais de estresse no gato ao ronronar e o contexto não justificar esse comportamento, pode ser que ele esteja com dor. Sendo assim, o ideal é que você o leve ao veterinário para descobrir a causa.
Algumas curiosidades sobre o ronronar do gato
- Os gatos não ronronam sempre na mesma frequência, ou seja, cada situação determina como será o ronron. Isso porque o ronronar é uma forma de comunicação;
- A duração do ronron varia, sendo de no mínimo dois segundos, geralmente à uma frequência de 25-30 Hz de boca fechada;
- A frequência da vibração do ronron de cada gato não muda com o avanço da idade;
- O ronronar muitas vezes ocorre junto com outros tipos de vocalização.
Se você ama os gatos, confira também este artigo: Como criar gatos em apartamento .
Também temos uma categoria inteirinha dedicada aos bichanos! Clique aqui e veja.
Você já conhecia todas essas informações sobre o ronron do gatinho? Comente abaixo se você tem gatos que ronronam alto!