Início » Mini porco: o que você precisa saber antes de comprar
Mini Porco de Estimação

Mini porco: o que você precisa saber antes de comprar

Para aqueles que gostam de bichinhos de estimação fofos e “diferentes”, o mini porco – ou mini pig – é o animal ideal.

Estas espécies surgiram através de uma série de cruzamentos entre raças de suíno distintas.

Mini porco preto

Isso resultou em um animal pequeno, de comportamento dócil e muito fofinho. Além do fato de representarem uma espécie distinta dos porcos mais convencionais.

Muitas pessoas estão em busca de animais exóticos para criar em casa, é extremamente comum que surjam dúvidas a seu respeito, tais como cuidados essenciais, quanto custa e até onde encontrá-los.

Pensando neste assunto, criamos este artigo completo com informações esclarecedoras para te guiar durante este processo.

Além do mais, até o final temos certeza que você estará a um passo de escolher o porquinho que tem mais a ver com o seu perfil.

Agora, sem enrolações. Vamos ao trabalho!

A origem do mini porco de estimação

Muito popular entre as grandes celebridades, o mini porco se tornou o centro das atrações do mundo inteiro.

Entretanto, pouco se sabe sobre a sua verdadeira origem, mas há diversos indícios apontando que eles sejam frutos de seleção artificial.

Mas calma, sabemos que essa expressão pode ter te confundido, no entanto, ela é bem mais fácil de entender do que você imagina.

Ela funciona da seguinte forma: todos aqueles animais que demonstrem um tamanho pequeno na fase adulta, são selecionados e dão início a um novo ciclo de reprodução.

Como resultado, os filhotes desses animais nascem naturalmente pequeninos.

Vale mencionar que há uns 40 anos, lá por volta de 1980, estas pequenas criaturinhas viviam como atrações de zoológico.

Porém, graças à sua personalidade cativante, combinada a uma doçura inigualável, em pouco tempo eles ganharam espaço nas casas das pessoas.

E é também graças a isso, que hoje em dia já se tornou possível tê-los em casa como um bichinho de estimação. Demais, não é?

Conheça algumas características dos porquinhos de estimação

Mini porco fofo de óculos

Certamente você já deve ter visto inúmeras fotos e vídeos desses lindíssimos porquinhos, acertamos?

Eles são tão pequeninos quando bebês que chegam a caber em uma mão, e também é este um de seus traços mais característicos.

No entanto, vale dizer que, como suínos, eles compartilham de características gerais com outros exemplares de sua espécie.

Por estes motivos, é importante ter em mente alguns detalhes específicos, uma vez que diferenciá-los dos demais pode ser um desafio e tanto.

Para que você não tenha mais dúvidas quanto a isso, acompanhe uma lista com 3 características principais de um mini porco de estimação. Confira!

1. Tamanho do mini porco

Por natureza, os filhotes de suíno já nascem fofinhos e o mesmo acontece em relação ao mini porco.

Eles também demonstram um crescimento notório se comparados aos outros exemplares de sua espécie.

Segundo o Mini Pig Registry (o Serviço de Registro do Mini Porco nos EUA), os porquinhos de estimação podem atingir uma altura de até 60 cm e pesar 80 kg na fase adulta.

Em nível de comparação, um porco adulto comum, pode chegar a pesar 200 kg e alcançar uma estatura de 120 cm.

2. Anatomia do animal

Se você está planejando adquirir um mini porco como bichinho de estimação, também deverá ficar atento quanto à sua anatomia.

Os porquinhos de estimação, normalmente possuem um focinho pequeno e bem curto.

Muito diferente dos porcos comuns que apresentam um nariz mais arrojado e evidente.

Existem muitos casos de pessoas que compraram porcos comuns achando se tratar de mini porcos.

Por isso, é importante ficar atento às suas características físicas e não acabar cometendo erros nesta escolha.

3. Comportamento do mini porco

Embora sejam pequenos no tamanho, a doçura e a hiperatividade desses porquinhos são enormes.

Além de tudo, estamos falando de animais que se dão muito bem ao lado de crianças, sem contar que amam passar longos períodos ao lado de seus tutores.

Cuidados que você precisa ter ao cuidar de um mini porco

Antes de mais nada, é importante que você saiba que terá de dispor de uma grande quantidade do seu tempo para dar carinho e atenção a estes animais.

Amor e carinho ao mini porco

Além do mais, eles podem ultrapassar facilmente os 50 kg quando atingem a fase adulta.

Em razão disso, é importante que você disponha um lugar na casa com bastante espaço para eles poderem descansar e gastar sua energia praticando algumas atividades.

Também, é importante manter uma rotina de caminhadas, pois o descontrole da obesidade pode prejudicar a sua saúde.

Agora, vamos aos principais cuidados que você deve garantir para vida do seu novo pet:

Alimentação

A alimentação dos mini porquinhos deve ser completa e bem diversificada, tendo em vista que a alimentação natural é o melhor alimento para a saúde destes suínos.

Assim, o ideal é que você sempre ofereça um banquete repleto de frutas, legumes, proteínas como o ovo, além de verduras e outros aperitivos.

Além de tudo isso, saiba que também existem rações próprias para sua alimentação – que podem ser encontradas em casas de ração e lojas como petshops.

Mas aqui vai um conselho: é importante ficar atento ao que o seu médico veterinário orienta.

E claro, nunca dê ração de outros animais para o seu porquinho, muitos desses alimentos não são adequados para o organismo desse animal.

Higiene

Os banhos do seu mini porco devem ser realizados a cada 15 dias, afinal, estes animais não dão tanto trabalho em relação à sua higiene.

Isso porque, estamos falando de animais que, se adestrados desde filhotes, podem realizar suas necessidades nos locais que foram determinados.

Quanto aos banhos, sempre faça a limpeza do seu pet com shampoos neutros, o que evita intoxicações e possíveis problemas respiratórios.

Assim, após terminar os seus banhos, utilize uma loção corporal sem perfume em todo o corpo do animal, de modo que a pele permaneça hidratada e não descasque.

Saúde

Em relação às principais doenças que você precisa se atentar ao cuidar destes porquinhos estão: a obesidade, intoxicação alimentar e a deficiência de aminoácidos do organismo são as mais cruéis.

Por isso, é fundamental realizar visitas anualmente ao veterinário, para ser feito um check up completo da saúde do animal. Isso é ótimo para prevenção doenças.

Inclusive, é imprescindível que todo mini porco receba vacinas durante a vida, tanto na fase bebê, quanto na fase adulta.

Mini porco faz muito barulho?

Os porcos são animais assustados, então sempre que eles se sentem ameaçados de alguma forma, sua única atitude é de gritar e sair correndo – afinal, esta é a sua única defesa.

Além disso, é normal que ao tentar pega-lo no colo, ou mesmo segurá-lo para colocar uma coleira, ele grite de uma forma alta e que por vezes até mesmo nos desorienta.

Mini porco faz barulho?

Por mencionar gritos, os mini porcos têm o costume de gritar quando sentem fome ou sede.

Sendo assim, é comum encontrá-los aos berros esperando pela comida, especialmente no período da manhã, que é o horário que costumam acordar.

Mas, apesar de tudo, lembre-se também que os porcos são animais inteligentíssimos.

O que significa que ao perceberem que conseguem comida gritando, sempre farão isso por um pouco mais daquele petisquinho delicioso que você acabou de comprar.

Por essas e outras, é muito importante ficar atento ao seu comportamento. E, de forma alguma, abandonar o seu bichinho só porque ele está agindo fora de suas expectativas.

Neste caso, é melhor nem ter.

Mini porcos se dão bem com outros animais?

Os mini porcos são animais muito sociáveis, o que significa que eles podem se tornar grandes amigos de outros animais, assim como de seus próprios tutores.

Mas é importante notar o seguinte: muito cuidado ao tentar unir o seu porquinho a um animal que claramente está com ciúmes ou estressado com a nova companhia.

O melhor é permitir que eles se conheçam aos poucos, sem forçar uma aproximação abrupta e repentina.

Quanto tempo vive um mini porco?

Normalmente, estes porcos têm uma expectativa de vida bem grande, podendo viver entre 20 a 30 anos.

Mas é claro, se existirem condições favoráveis para sua saúde e sobrevivência.

Adestramento do porquinho de estimação

Você sabia que mini porcos podem ser adestrados? Pois é, estes animais possuem uma capacidade imensa de aprendizado.

Ou seja, eles podem aprender a executar diferentes tipos de ações por meio de estímulos frequentes.

Além disso, ao adestrar seu animal, ele se torna mais dócil com o passar do tempo.

Esse também pode ser um fator importante para controlar os gritos diários que você pode ter pela casa.

Adestrar o mini porco

E é claro, antes de tudo é importante considerar que ele também é um animal. Sendo assim, o adestramento é capaz de controlar seus impulsos de agressividade e até mesmo mordidas.

Ah, e uma curiosidade: os porquinhos de estimação aprendem muito rápido, além de exigirem maior carinho e atenção do que os cachorros.

Onde comprar e adquirir o seu mini porquinho: confira

Saiba que para comprar um porco como este, é preciso adquiri-lo através de criadores autorizados para este tipo de venda.

Aqui no Brasil, existem uma infinidade de opções para comprar o seu porquinho de estimação.

Isso inclui petshops, criadores e até mesmo lojas online, voltadas para esse tipo de venda – tudo de forma legal e responsável.

A seguir, confira as opções:

Petshops

Normalmente, os petshops são os locais mais recomendados na hora de adquirir um animal de estimação exótico como estes pequeninos porcos.

Certamente, ao comprar de uma loja física e com métodos responsáveis de vigilância e criação animal, tem algumas vantágens.

Isso porque você poderá conhecer o seu porquinho pessoalmente, além de escolher aquele que tem mais a ver com o seu perfil.

Por sinal, é um bom jeito de conhecer as condições do local e observar se os vendedores estão seguindo as normas de saúde e segurança.

E claro, NÃO incentivar o comércio LEGAL dessas espécies.

Vendedores especializados

Sem dúvidas, talvez seja esta a melhor forma de adquirir o seu novo bichinho de estimação.

Uma vez que estes profissionais asseguram toda a procedência em relação à qualidade das espécies, além dos registros de linhagem do animal.

Em outras palavras, você se assegura de estar comprando de um local que preza por requisitos fundamentais.

Por exemplo, vacinação, desamamento de formas naturais, além de ser transportado até a casa do tutor com o máximo de segurança possível.

Lojas online

Na internet, é possível encontrar uma infinidade de lojas online que realizam a venda destes animais.

Entretanto, algo que deve ser levado em conta é quanto à confiabilidade do vendedor.

Muitos sites hoje em dia anunciam estes pets com uma variação imensa dos preços. No entanto, antes de concluir qualquer compra, é importante saber a procedência do vendedor.

E principalmente certificar de que ele está seguindo normas legais para a criação dos suínos.

Mas, se esta for a sua única opção, pesquise e informe-se com antecedência sobre as avaliações de quem já comprou o animal com este comprador.

Quanto custa um mini porco?

Por se tratarem de animais de estimação na moda, são pouquíssimos os criadores de mini porcos no Brasil.

Diante disso, é possível encontrá-los por uma faixa de preço de até R$ 2.000,00.

Entretanto, vale mencionar que em sites como Mercado Livre e OLX, esse preço cai para mais da metade: R$ 800,00 a R$ 1.000,00.

Conclusão

Mini porco de estimação

Antes de serem animais de estimação nada comuns, os mini porquinhos são ótimas opções para quem busca um pet carinhoso, divertido, amável e cheio de energia.

Além disso, são bichinhos perfeitos para quem tem alergia a gatos ou cachorros.

Uma vez que apresentam uma pelagem bem mais escassa e de não transmitirem pulgas ou outros parasitas similares.

Inclusive, se comparados aos cachorros, são os melhores pets para serem adestrados, porque eles têm mais facilidade de socialização e aprendizado.

E claro, eles são ótimos para o convívio de seres humanos e outros animais, o que é um benefício imenso para quem procura um companheiro para toda a vida.

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre essas criaturinhas formidáveis, confira uma série de outros animais exóticos que também podem ser pets de estimação.

Leia nosso artigo completo sobre animais exóticos clicando aqui.

E aí, após ler o nosso texto, ficou com alguma dúvida? Deixa nos comentários para podermos te ajudar. Será um prazer!

Muito obrigada por nos prestigiar com seu tempo e sua leitura.

Um abraço e volte mais vezes, você também pode gostar de ler sobre Hamster: curiosidades, cuidados e principais raças e Chinchila: conheça tudo sobre este pequeno roedor .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima