Início » Ovelha de estimação: é possível tê-las como pet?

Ovelha de estimação: é possível tê-las como pet?

Você mora em uma área com espaço para criar vários animais e pensou em ampliar as opções para além de gatos e cachorros? Pois considere ter uma ovelha de estimação!

Nós estamos muito acostumados a separar os animais em categorias: aqueles que são nossos amigos e aqueles que são utilizados para a produção de alimentos e outros produtos. 

Porém, o fato é que os animais ditos “de produção” também são inteligentes, muitas vezes dóceis e podem se apegar muito aos humanos. 

Mulher alimentando uma cordeira com mamadeira

E as ovelhas, além de serem bonitinhas e fofas, também podem ser ótimas companhias. Trata-se de animais com temperamento dócil e com muita facilidade de interação com humanos. 

Porém, obviamente, a decisão de adotar um animal sempre precisa ser muito consciente. As ovelhas não são coisas que você compra ou adota e depois descarta caso tenha enjoado ou perceba que dá mais trabalho do que você pensava.

Por isso, você precisa se informar sobre esses animais para ver se realmente se adaptam ao seu espaço e estilo de vida. Além disso, você precisa aprender a proporcionar a elas uma vida de qualidade.

Como dito anteriormente, as ovelhas são animais que precisam de espaço. Elas são de porte maior do que a maioria dos cachorros. Além disso, são animais de pastoreio. É preciso oferecer pastagem para elas. 

Também é importante se atentar para a presença de predadores na região. Sabe aquelas histórias infantis onde o lobo vai atrás das ovelhas? Pois é verdade. Provavelmente você não tem um lobo nas suas redondezas, mas onças, raposas, águias, gaviões e até cachorros podem ser predadores.

Mas não é esquisito ter uma ovelha como animal de estimação? Elas não são animais selvagens?

A verdade é que as ovelhas são consideradas animais domésticos. Assim, elas podem, sim, ser um pet!

Origem e curiosidades sobre as ovelhas de estimação

cordeira filhote com a boca aberta simulando um balido

As ovelhas são categorizadas como um mamífero quadrúpede ungulado. Ou seja, são animais com pelos e glândula mamária, que se apoiam sobre quatro patas e possuem casco nas patas.

As ovelhas são, ainda animais, biungulados, ou seja, possuem duas unhas ou dois dedos. 

Dependendo de sua raça, seus pesos podem variar entre 45 a 150 kg.

Algumas raças têm como características a presença de chifres. Isso pode variar para um par de chifres ou até dois deles. Os chifres podem estar presentes em machos e em fêmeas, mas em machos são maiores.

Duas ovelhas brancas com o rosto manchado em preto em pé lado a lado.

Além disso, a ovelha tem aquela pelagem super linda, de lã, toda encaracolada e densa, certo?

Bem, não necessariamente. A verdade é que essa ovelha que a gente costuma ver em ilustrações e desenhos animados, branquinha e cheia de lã é uma das diversas raças de ovelhas que existem.

As ovelhas que foram criadas para a produção de lã, utilizada no setor têxtil, realmente possuem essa pelagem exuberante e típica que conhecemos. Mas existem ovelhas criadas para a produção de carne e de leite. Algumas dessas raças não produzem lã.

Por isso mesmo, além da pelagem branca, as ovelhas podem ter várias cores, como amarela, cinza, preta e até malhada.

Devido ao nosso imaginário e a forte identificação com aquelas ovelhinhas de desenho, as ovelhas brancas são as mais requisitadas.

Mas a realidade é que, não importa sua aparência, você pode ter uma ovelha de estimação!

Outra característica super interessante das ovelhas é que elas têm um tipo de visão periférica que gira em torno de 300º. Além disso, elas dispõem de uma audição extraordinária e possuem um olfato apurado que as permite farejar predadores a uma longa distância.

Comportamentos

As ovelhas domésticas têm uma característica singular. O fato é que em bando elas se comportam de maneira hierárquica.

Ou seja, formam grupos liderados por ovelhas determinadas a guiá-las em busca de novos pastos.

Assim, vale observar que em um mesmo grupo, as ovelhas permanecerão mais próximas daquelas que compartilham algum vínculo familiar.

Em grupos onde não há presença de parentescos maiores, elas costumam se agrupar ao lado daqueles animais que compartilham raças iguais ou similares a elas.

Na pecuária, é comum que esta liderança seja realizada a partir de um cão-pastor, que tem por objetivo liderar e proteger o grupo.

Por isso, é importante que, ao adotar uma ovelha como pet, você garanta que ela tenha outros animais para interagir. Elas se adaptam bem a outros animais domésticos, como gato, cachorros, galinhas, entre outros.

cordeira deitada perto de um gato e um cachorro

Muita gente acha que se adotar uma ovelha como pet, provavelmente ela terá um comportamento difícil de controlar, sendo impossível adestrá-la.

Porém, a realidade é que a ovelha possui uma capacidade extraordinária de memorização e aprendizado, igual ou até melhor que à dos cachorros e porcos.

Portanto, se estiver pensando em ter uma ovelha de estimação, já pode ir escolhendo um nome para ela! Ela certamente atenderá quando você chamá-la pelo nome.

Confira abaixo um vídeo que conta a história de uma linda ovelhinha de estimação que faz muito sucesso por onde passa:

O som característico da ovelha é o balido, utilizado de forma constante para estabelecer contato entre mães e filhos. Porém, em alguns casos, pode ser demonstração de angústia entre as ovelhas isoladas.

Elas também podem emitir outros ruídos, utilizados em situações específicas da sua vida, como o ronco dos machos durante o cortejo, o grunhido da fêmea durante o parto e o bufar em situações estressantes ou ameaçadoras.

O que você precisa saber antes de comprar uma ovelha de estimação

Você chegou até aqui e está pensando seriamente em adquirir uma ovelha de estimação. Como escolher o melhor animal para você?

As fêmeas ou machos castrados são as melhores recomendações para aqueles que desejam tê-las como animal de estimação. Isso porque os machos não castrados podem ser um pouco mais agressivos, especialmente no período reprodutivo.

Filhotes de ovelhas se alimentando na mamadeira por mãos humanas

Como dito anteriormente, existem raças de ovelhas com chifres e raças sem chifres. As sem chifres podem ser a melhor opção para ter como pet.

Isso porque os chifres podem enroscar em cercas e comedouros, além de causar acidentes para seus tutores, para outros pets e para elas próprias.

Mas se você ganhou a ovelha ou decidiu que quer adquirir uma raça que tem chifres, a castração pode reduzir significativamente o crescimento de seus chifres. Obviamente, a castração precisa ser feita enquanto o animal ainda é jovem, antes do crescimento do chifre.

Ovelhas órfãs ou aquelas que tenham sido criadas por mamadeira durante os primeiros meses de vida podem ser ótimos animais de estimação. Isso porque criam um vínculo natural com aqueles que as cuidam.

Aprenda a criar as ovelhas de estimação de forma correta

Certamente você já sabe que adotar um pet é uma grande responsabilidade. Não é apenas pegar e levar pra casa. Isso porque, obviamente, estamos falando de um ser vivo e não de uma coisa descartável.

Sendo assim, fique atento a alguns cuidados fundamentais. Confira:

1. Ofereça um ambiente adequado para as suas ovelhas de estimação

As ovelhas precisam de um espaço adequado para seu porte. Não é nem preciso falar que você não pode criar uma ovelha de estimação em um apartamento!

Em sua casa, sítio ou chácara, ofereça sempre opções de sombra e proteção em períodos de chuva e ventos. Não deixe a ovelha sempre ao ar livre e exposta a fatores climáticos.

E não se esqueça também que as ovelhas de estimação necessitam do convívio de outros animais para se manterem felizes.

Ovelha e um gato se encarando

2. Ofereça uma alimentação adequada

Além disso, proporcione um lugar onde ela possa pastar pois, como dito anteriormente, a ovelha é um animal de pastoreio.

Uma ovelha doméstica deve pastar por cerca de sete horas diariamente. Portanto, é preciso avaliar se há condições e alimentação disponíveis para a boa qualidade de vida destes animais.

Além disso, a alimentação deve ser balanceada com pastagem e feno, tendo em vista de que as ovelhas de estimação comem cerca de 0,5 kg de feno para 45 kg do seu peso.

Mesmo em áreas com ótima oferta de pastagem, pode ser necessário suplementar a alimentação das ovelhas. Porém, a oferta de grãos precisa ser criteriosa, sem faltas nem excessos. 

Fique particularmente atento nos períodos de inverno que são secos no Brasil. Isso porque a produção de pastagem pode diminuir muito com a seca, passando a ser insuficiente para nutrir sua ovelha.

Ovelha se alimentando com feno

Você também precisa fornecer aos animais os sais minerais, que são importantes para sua saúde.

O ideal é consultar um veterinário ou zootecnista para ter um plano correto de alimentação.

3. Fornecimento de água para as ovelhas de estimação

As ovelhas consomem uma média de 7,5 litros de água por dia. Por isso, você deve garantir que a água disponibilizada esteja fresca e limpa.

Quanto à limpeza do recipiente, é importante que seja feita regularmente em um ciclo de sete dias, o que deixará estes animais livres da ingestão de algas que possam contaminar a água e prejudicar a saúde do animal.

4. Saúde

ovelha se alimentando de frutas

É sempre importante verificar o estado de saúde dos seus animais de estimação. Normalmente, ovelhas de estimação doentes demonstram sinais anormais, além de letargia.

Se você pretende ter uma ovelha que produz lã, fique atento ao período de tosa. O ideal é que a tosquia seja feita antes das épocas de calor intenso.

Também é importante manter uma manutenção adequada dos cascos, pois isso evita uma série de problemas de saúde. O ideal é que sejam aparados em intervalos de seis semanas em períodos secos.

Isso evita evita um dos maiores problemas entre caprinos e ovinos: o apodrecimento dos cascos.

Afinal, quanto custa uma ovelha de estimação? Onde comprar?

O preço para adquirir ovelhas de estimação varia em torno de R$ 1.000 a R$ 1.200.

Você pode adquirir esses animais em sites de comércio como OLX e Mercado Livre. Porém, o ideal mesmo é que você saiba a procedência do animal.

É importante ter conhecimento se estes vendedores atuam de acordo com as normas de vigilância sanitária para criação destes animais.

Além disso, não estimule o comércio de animais feito por pessoas que não prezam pelo bem-estar animal. Ovelhas são seres vivos e não mercadorias. Faça uma compra responsável.

Você também pode adotar animais de produção que por algum motivo precisaram ser descartados. Com isso, você pode estar salvando uma vida.

fotografia de uma Ovelha de estimação

Conclusão

As ovelhas são animais excepcionais, inteligentes e sociáveis e têm todas as condições para serem animais de estimação. São ótimas companheiras, dóceis e, além de tudo, extremamente fofas.

Se você está pensando em criá-las, fique atento às recomendações, pois forçá-la a viver em um ambiente inadequado pode resultar em doenças e até mesmo ao seu óbito.

Aproveite para ler outros artigos que podem interessar a você: Animais exóticos, Chinchila: conheça tudo sobre este pequeno roedor e o Mini porco: o que você precisa saber antes de comprar .

Comente abaixo se você já tinha pensado na ovelha como um excelente pet!

2 comentários em “Ovelha de estimação: é possível tê-las como pet?”

  1. Como conseguir um documento para criar uma ovelha de estimação em casa sou de gloria de Dourados MS eu tenho uma ovelha e tem um vizinho inguinorante disse que o berro dela está atrapalhando e mandou a vigilância sanitária deu prazo de nove a dez dias pra tirar ela da minha, o que fazer ela é muita dócil e amiga do cachorro se se separar dela ela vai ficar triste e morrer eu não quero perder ela por favor me ajude ela veio pra minha vida no momento mais difícil quando perdi minha mãezinha e meu irmão eu peguei ela.pra criar em momento mais difícil da minha vida e da minhas irmãs eu amo ela. Me ajude eu ter um documento pra levar na vigilância sanitária

    1. Oi Laura,

      Primeiramente, quero expressar meus sentimentos pela situação difícil que você está enfrentando. Percebo o quanto sua ovelha é importante para você e sua família, especialmente durante um período tão desafiador de sua vida. É admirável o vínculo que vocês construíram, e entendo sua preocupação em mantê-la segura e feliz.

      Em relação à questão da documentação para manter uma ovelha como animal de estimação, a legislação e os regulamentos podem variar de acordo com a localidade. Sendo assim, considere também a possibilidade de buscar ajuda de um veterinário local ou da associação de criadores de ovelhas ASMACO.

      Eles podem oferecer orientações valiosas e ajudar na obtenção de informações, além de fornecer suporte em relação aos cuidados adequados com sua ovelha.

      Desejo-lhe toda a força e espero que a situação se resolva da melhor forma possível.

      Um Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima