Raças de gato

Raças de gato: as top 20 que você precisa conhecer

Você sabe quais são as raças de gato mais amadas no Brasil e no mundo? Se a resposta é não, esse é o artigo certo para você! Cada vez mais os felinos se tornam ótimas opções de companhia para famílias ao redor do país. Com sua personalidade independente, porém carinhosa, eles chamam a atenção de todos os amantes de animais.

Embora as raças de gatos não sejam tão conhecidas quanto as de cachorros, é importante saber quais são as características das mais populares por ai.

Com isso, você consegue encontrar o companheirinho ideal para você e também lhe ajudará a entender quais são os aspectos particulares de sua raça. Então, vamos descobrir mais sobre os felinos juntos?

Persa

Raças de Gato- Persa

O persa é uma das raças de gato mais conhecidas no mundo. Sua aparência majestosa é reconhecida pela pelagem longa e bastante macia. Os focinhos costumam ser mais achatados, o que pode conferir uma feição de antipatia. Mas não se engane! Os persas são uma das raças de gatos mais carinhosas.

Siamês

O siamês também tem lugar de destaque nessa lista. Seus pelos costumam ser bem clarinhos, marcados por extremidades escuras. Portanto, suas orelhas, o focinho, as patinhas e o rabo podem ter coloração diferente do restante de sua pelagem. As principais características do siamês incluem a lealdade, tranquilidade e, acima de tudo, a independência.

Himalaia

Raças de Gato - Himalaia

Os gatos do Himalaia são uma raça que pode ser considerada nova no mundo. Seus primeiros indícios remetem aos anos 50, surgimento do cruzamento entre os persas e os siameses. O resultado foi um gato com a pelagem longa e macia, como a do persa, e extremidades escuras dos siameses.

Maine coon

Raças de gato - Gigante

Popularmente conhecido como gato gigante, o Maine coon é uma das maiores raças de gatos. Ele pode pesar entre 12 a 14kg, o que é bastante para um felino! Além disso, sua pelagem é média e ele pode apresentar uma personalidade mais arisca.

Angorá

Raças de gato - Angora

Enquanto isso, o Angorá é conhecido por os seus olhos claros, que podem apresentar coloração diferente entre si. Sua origem é turca e ele também se caracteriza pela pelagem longa e macia. Além disso, vale ressaltar que essa é uma das raças de gato mais brincalhonas, ideal para quem tem crianças em casa.

Siberiano

O gato siberiano também não poderia ficar de fora da lista de queridinhos do Brasil e do mundo. Sua aparência é bastante majestosa, com seus pelos longos, macios e grossos. Isso porque eles surgiram na Rússia, onde o inverno é mais rigoroso. Eles são gatos bastante carentes, então se você busca uma espécie mais independente, o siberiano pode não ser a melhor opção.

Sphynx

Raças de gato- gato pelado

O Sphynx é uma espécie de gato bastante rara. Logo, muito desejada! Ele é conhecido por ser totalmente sem pelagem, com orelhas compridas e visual bem diferenciado. Por isso, ele costuma se encontrar nas extremidades: ou as pessoas o acham belo, ou feio! Porém, não há como negar que essa também é uma das espécies mais carinhosas.

Burmese

Como principal característica do Burmese, podemos citar suas bochechas geralmente gordas e arredondadas. Além disso, ele é conhecido por ser muito inteligente, ativo e disposto a muitas brincadeiras. É também uma das espécies mais legais e carinhosas com os seus tutores.

Ragdoll

Criado geneticamente nos Estados Unidos, o Ragdoll é considerado um gato de porte grande, com tonalidade e peso que podem ser alterados ao longo dos anos. Dentre as raças de gato mais dóceis, ele também se destaca. Por isso, é um dos favoritos de famílias ao redor do mundo.

British Shorthair

Como o próprio nome indica, esse é um gato de origem britânica, conhecido pelo seu pelo curtinho. Porém, não se engane! A pelagem pode ser curta, mas eles costumam ser bem gordinhos, principalmente na região das pernas, rosto e pescoço.

Gato-de-bengala

Raças de Gato- Bengala - gato tigre

Essa também é uma das raças de gato consideradas como novas. Ela também foi criada geneticamente nos Estados Unidos, por meio do cruzamento entre gatos domésticos e o gato-leopardo asiático. Sua principal característica é a pelagem malhada, semelhante às de felinos como a onça.

Scottish Fold

Não há dúvidas de que o Scottish Fold é uma das raças mais fofas e desejadas ao redor do mundo. Sua cartilagem forma orelhas dobradas e o rosto levemente achatado, o que lhe confere feições muito amáveis. Ele também costuma ser bastante dócil e carinhoso com seus tutores.

Munchkin

Uma mutação genética fez com que as perninhas desta raça de gato ficassem mais curtas. Com isso, surgiu o nome “Munchkin”, uma referência ao Mágico de Oz. Embora seja mais popular nos Estados Unidos, ainda é possível encontrar alguns felinos desta raça no Brasil.

Azul Russo

Conhecido por sua pelagem azul-prateada, essa raça de gato é muito brincalhona e inteligente. Porém, eles podem estranhar visitas e pessoas desconhecidas, aproveitando para se esconder pela casa.

Chartreux

Silencioso e discreto, o Chartreux é mais comum na França e na Síria, mas está cada vez mais presente no Brasil. Ele é bastante ronronante e gosta de se acariciar em seus humanos. Seu miado é bastante singelo e ele costuma ser carente.

Singapura

Essa é uma das menores raças de gato que podem ser encontradas por aí. O Singapura é popular por conta de seus olhos e orelhas grandes, com pelagem marrom de curta a média. Além disso, ele conta com uma cauda rombuda, o que confere um charme a mais para a espécie!

Bombain

Esse também é um dos gatos mais desejados por famílias no Brasil. Sua pelagem curta e completamente preta contrasta bem com os olhos, geralmente amarelados. Geralmente, têm a personalidade mais arisca com desconhecidos, mas costuma ser bastante leal à sua família.

Abissínio

Raças de Gato - Abissínio

O gato abissínio é famoso por sua personalidade tímida e discreta. Com o miado baixo, eles costumam pesar cerca de 4 a 7,5kg, considerados de porte pequeno a médio. Sua origem é egípcia e eles podem ser encontrados com a pelagem de diversas cores.

Ragamuffin

Por outro lado, o Ragamuffin é conhecido por ser uma das raças de gato derivadas do Ragdoll. Sua personalidade é bastante amigável e a pelagem costuma ser ainda mais longa que a de seu primo. Eles também podem ser encontrados com diversas cores, existindo ainda algumas espécies malhadas!

Van Turco

Raças de Gato - Van Turco

Por último, não podemos deixar de citar o Van Turco. Com a pelagem branca e coloração avermelhada na região da cabeça e da cauda, eles costumam ter olhos azul ou âmbar. Ah, a coloração dos olhos também pode ser diferente, o que deixa essa espécie ainda mais charmosa!

E aí, qual dessas raças de gatos você já conhecia e qual é a sua favorita? Caso conheça alguma espécie que também merece destaque na nossa lista, deixe o seu comentário no espaço abaixo.

Aproveite também para navegar pelo nosso site, você encontrará muito mais dicas de cuidados para seu pt.

Se você compartilhar esse artigo em redes sociais ficaremos gratos e felizes!

Até a próxima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *