Antipulgas para cachorro

Escolhendo o melhor antipulgas para seu cachorros

Lidar com parasitas pode ser um pesadelo, e ninguém melhor que o antipulgas para nos ajudar. Queremos nosso pet saudável, limpo e lindo sempre, não é mesmo?

Por isso, hoje verificaremos as principais opções de antipulgas para cachorros disponíveis no mercado. Trocaremos experiências e te ajudaremos a escolher o melhor.

Que tal? Vamos lá?

Antipulgas para cachorros

O que são os antipulgas

Antipulgas são produtos médicos especialmente desenvolvidos para combater esses parasitas. São administrados ou aplicados sobre a pele do animal para afastar os invasores.

Muito mais que itens opcionais, antipulgas preservam a saúde dos pets. Afinal, pulgas e outros invasores transmitem doenças graves, que podem levar à morte.

Algumas alternativas oferecem não apenas a função antipulgas. Eles trabalham combatendo, também, carrapatos e mosquitos.

Do que são feitos os antipulgas para cachorros

A composição de cada um dos antipulgas depende exclusivamente do fabricante. Contudo há que se saber serem componentes químicos capazes de combater os invasores.

Quando aplicáveis sobre a pele, podem conter aviso de toxicidade. Nestes casos, o animal não deve, sob nenhuma circunstância, ingeri-los.

Porém há aqueles em formato de comprimido. Obviamente, devem ser engolidos para fazerem efeito. Não sem riscos ou complicações.

Ocorre que os químicos podem prejudicar fígado e rins do animal. Mas lembre-se: as doenças são muito mais agressivas.

Dietas mais magras e nutritivas e bom suprimento de água ajudam bastante. Eles atuam nos efeitos negativos do antipulgas, minimizando-os sem afetar seus resultados.

Os tipos existentes de antipulgas

É muito importante lembrar que cada produto possui seu efeito próprio. Um antipulgas que se ocupe exclusivamente das pulgas não combaterá carrapatos, por exemplo.

Outros, polivalentes, podem prevenir tanto pulgas quanto carrapatos e outras pragas.

Conheçamos alguns tipos.

Sabonetes e xampus antipulgas

Muito comuns e de custo muito acessível, são ideias para a manutenção do pelo e pele. Podem ser utilizados, também, em casos de infestação. Mas como suporte.

Em geral, possuem inseticidades e carrapaticidas em sua composição. Ao entrarem em contato com as larvas e pragas adultas, as exterminam.

Porém há um risco um tanto grande. Deve-se tomar muito cuidado com este ponto. Ao banharmos um cachorro, ele se lambe muito. Praticamente o tempo todo.

O perigo aumenta com o tempo mínimo de permanência. O pelo molhado pode incomodar o animal.

É preciso monitorá-lo constantemente, sem tirar os olhos de cima. Qualquer descuido pode fazê-lo ingerir a espuma ou lamber a água do chão molhado.

Como exemplo, temos o Matacura, sabonete sarnicida e antipulgas; e o Antipulgas Sanol, que atua, também, como carrapaticida.

Pepitas antipulgas

O antipulgas para cachorros em pepitas são mais destinadas à prevenção que ao combate. Isso porque possuem uma latência, antes de fazerem efeito.

A substância oleosa é aplicada sobre o dorso do animal. Chama-se, por convenção, a zona de T. Isso por tratar-se da área entre a nuca e as escápulas.

A aplicação ocorre nessa área por dois motivos: facilidade de acesso ao humano e impossibilidade de contato com as mucosas do animal.

Após a primeira aplicação, as pepitas antipulgas levam de 2 a 5 dias para começarem a fazer efeito. E a esmagadora maioria ainda protege muito bem contra carrapatos.

Os efeitos persistem por 20 a 40 dias. Os valores, contudo, podem ser um tanto mais altos.

emos, como exemplos de pepitas antipulgas: Frontline Plus, atuando contra pulgas e carrapatos; Neopet, também agindo como antipulgas e carrapatos.

Comprimidos e soluções tópicas

Comprimidos possuem, também, efeito preventivo. Todavia agem, também, como elemento de combate a infestações presentes.

Com efeito mais rápido, funcionam bem com sabonetes e xampus no tratamento de parasitas. Agem horas após a administração.

Os comprimidos antipulgas podem ser até mais caros que as pepitas. Porém alguns possuem ação bastante prolongada.

Há marcas, recomendáveis por seu veterinário, com efeitos que duram mais de seis meses.

Como opções antipulgas e carrapatos, temos o NexGuard, revestido com petisco; e o Bravecto, comprimido mastigável com duração de 12 semanas.

Coleiras antipulgas

Ainda, temos, como alternativa, as coleiras antipulgas. Elas, como as pepitas, servem para a prevenção de infestação.

As coleiras antipulgas são revestidas com o inseticida. O produto é liberado gradualmente no pelo e pele do animal.

Como vantagem, as coleiras antipulgas ainda atuam contra pernilongos. Isso protege seu animal de doenças como a leishmaniose.

Além disso, sua ação é prolongada, ultrapassando vários meses por um custo bem baixo.

Neste tipo de antipulgas, temos, como exemplo: Seresto, utilizável em cães e gatos; e a Previn.

Antipulgas para cachorros

Escolhendo o melhor antipulgas para cachorros

Aqui, somos obrigados a promover a reflexão. Afinal, mais do que dizer “é este o melhor antipulgas para cachorros”, muitos elementos devem ser levados em consideração.

O primeiro deles: você pode arcar com um antipulgas de preço elevado?

Se a resposta for “sim”, a união de pepitas com sabonetes ou xampus pode ser ideal para você.

Ainda, se pode investir mais e não gosta de pepitas, comprimidos revestidos com petiscos são alternativa. Eles tornam a experiência prazerosa também para os cães.

Pode gastar bastante, mas não quer ter trabalho frequente? Então, coleiras de longa duração são ideias.

Contudo, a desvantagem recai no odor exalado pelo produto. Pessoalmente, promovo o questionamento: se é tão incomodo para nós, como não o será para o animal?

Se o dinheiro está curto, mas você não quer dar sorte ao azar, tem jeito. Basta unir banhos com antipulgas e comprimidos de menor duração. Os preços são bastante baixos.

Apenas recomendo não confiar exclusivamente nos sabonetes e xampus antipulgas. Como antedito, seu efeito é mais combativo que preventivo.

Um susto com uma doença pode ser grande. E mesmo para o bolso. Tratamentos para, por exemplo, erliquiose ficam acima dos R$ 500,00. Portanto, atenção.

Isso sem falar que impedem o pet viver mais. Doenças transmitidas por pulgas e carrapatos são perigosas, e podem deixar sequelas.

Assim, não gaste mais do que pode. Mas não deixe seu animal em risco. A maior prova de amor é deixá-los felizes e saudáveis sempre.

Espero, verdadeiramente, ter ajudado em sua decisão. Experimente as alternativas até encontrar a ideal para seu amigão.

Fique sempre conosco para novidades e trocas de experiências. Combinado?

Até logo, pet lover! É um prazer ter você por aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *