Início » Cavalo Crioulo: origem, características e curiosidades!

Cavalo Crioulo: origem, características e curiosidades!

A tradição de criação do cavalo crioulo em alguns países da América do Sul é bastante forte, principalmente no Brasil.

Afinal, a comercialização desta raça gera grande lucratividade em feiras de agronegócio que ocorrem anualmente no sul do país. 

Em 2018, por exemplo, a raça crioula rendeu mais de 10 milhões nos leilões que ocorreram na famosa Expointer.

Estes resultados desencadearam no aumento de criadores de cavalo crioulo em várias regiões do Brasil. 

Filhote equino e sua mãe em um campo verde

Segunda a Associação Brasileira de Cavalos Crioulos, existente desde 1932, há mais de 400 mil cavalos desta raça no país.

As regiões sul e sudeste são as que lideram no quesito de maior número destes animais. 

Mesmo não sendo considerada uma raça de grande notoriedade, o cavalo crioulo atrai muitos investidores, pois sua criação não exige tanto requinte e manutenção. 

Afinal, ele é cavalo rústico que, assim como os cavalos bretão, não necessitam de baias refinadas e podem ser criados em pastos naturais. 

Nesse artigo, vamos falar um pouco sobre a origem do cavalo crioulo, quais as suas principais características e algumas curiosidades que talvez você não conheça! 

Boa leitura!

História do Cavalo Crioulo

cavalo de pelagem cinza e branca em um pasto

Segundo indícios históricos, os cavalos crioulos descendem do cruzamento de duas raças espanholas: Jacas e Andaluz. 

No século XVI, durante o período de colonização, eles foram trazidos da Europa para o “Novo Mundo”.

Contudo, muitos destes animais fugiram e se espalharam por todo o continente da América do Sul. 

Por isso, é possível encontrá-los não só no Brasil, mas também em países como Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Peru…

Este ocorrido fez com que esta raça sofresse a influência de novos cruzamentos. Além disso, por viverem livres por muito tempo, estes animais resistiram a diversas condições climáticas.

Sem falar de outras adversidades, como falta de água, comida e a alta exposição à predadores, que também influenciaram em suas qualidades mais marcantes. 

Este processo de seleção natural concedeu ao cavalo crioulo atributos como força e resistência, que mais tarde começaram a ser percebidos por criadores do sul do continente americano. 

Entretanto, foi somente no século XX que esta raça começou a ganhar popularidade a nível mundial, estimulando os esforços para a sua preservação. 

Diferente dos cavalos bretão, a raça crioula passa por treinamentos para participar de esportes e competições. Apesar do fato de que eles também são excelentes animais para auxiliar em trabalhos de campo.

Características Morfológicas do Cavalo Crioulo

O cavalo crioulo possui um perfil corporal simétrico. Sua altura pode variar entre 1,38 m a 1,50 m, dependendo do sexo do animal. Já o seu peso é em torno de 400 quilos.

As tonalidades de pelagem são bem variadas, sendo que as mais frequentes são: zaina, rosilha, moura, oveira, bragada, lobuna, pangaré, preta, tordilha, gateada, baia, tobiana, picaça, tostada e colorada. 

Apesar desta grande diversidade, existem dois tipos de pelagem que não são características desta raça: a albina total e a pintada. 

Ossos e perfil

Cavalo crioulo marrom escuro

Sua ossatura (estrutura óssea) é bastante consistente e firme, bem como os seus cascos, que possuem uma angulação específica desta raça. 

Sua anca (garupa) é mais estreita, comparado à outros cavalos, mas é bastante musculosa. Seu formato e alinhamento proporcionam firmeza para quem anda em seu dorso. 

Já o seu flanco, que é a região que une as pernas traseiras e o ventre, é abundante. Esta área está interligada com o vigor e resistência do animal

Não podemos esquecer de falar sobre seus joelhos e canelas, que são nitidamente fortes e robustos.

Além disso, sua paleta e encontro, que se localizam acima do antebraço, também são potentes por conta da quantidade de músculos. 

Aliás, a inclinação de sua paleta é um dos fatores que auxiliam na amplitude do seu deslocamento. 

Outro fato interessante é que por ter um peitoral mais amplo e costelas curvadas, sua resistência é mais alta para exercícios que exijam muito de sua respiração.

Lembrando que o seu peitoral é mais afastado dos seus braços, que também são corpulentos e volumosos.

Curiosidades sobre esta raça

Pastos verdes com 3 animais

Apesar de possuir um temperamento relativamente dócil, o cavalo crioulo é um animal rústico e bastante ativo. Por isso, sua doma precisa ser feita com paciência e cuidado, para que ele não fique muito arisco.  

Uma das características que o tornam tão atrativo, além de sua inteligência, é a sua fácil adaptabilidade.

Sem falar que ele também é considerado uma raça bastante versátil. 

Preço do cavalo Crioulo

Além disso, o cavalo crioulo é uma das raças que mais sofre variação de preço no mercado.

Você pode ter que desembolsar menos de 10 mil reais, ou mais de 7 milhões! É uma diferença discrepante!

Acredita-se que a facilidade no pagamento, a transmissão dos leilões na TV, e o aumento da procura de investidores que não são da área da agropecuária, influenciaram na valorização do cavalo ciroulo no mercado. 

Lembrando que um dos fatores que mais agregam no seu valor é a genética.

Por isso, é feito uma análise de sua morfologia bastante minuciosa para prever sua capacidade de reprodução. 

Contudo, por mais que esta análise tente chegar a conclusões precisas, a revelação dos resultados só ocorre quando os potros nascem e passam pela avaliação na pista. 

Cavalo Crioulo saltando pelo campo verde

Registros oficiais sobre a raça crioulo

Por último, não podemos deixar de falar sobre a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, que nasceu no início do século 18 por iniciativa de um grupo de fazendeiros do Rio Grande do Sul. 

Lembrando que a criação desta associação tem como principais objetivos a preservação e difusão de informações sobre esta raça.

Caso tenha interesse, é possível ter acesso ao livro de registros genealógicos (stud book) em seu site oficial

Este conteúdo foi útil para você? 

Então Descubra tudo sobre o Cavalo Quarto de Milha! e ainda sobre as Raças de cavalos mais populares no Brasil

Comente o que achou deste artigo e compartilhe com os amigos que vão gostar de conhecer um pouco mais sobre o cavalo crioulo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima