Início » Fila brasileiro: Características e curiosidades sobre a raça

Fila brasileiro: Características e curiosidades sobre a raça

Vamos falar neste artigo sobre uma raça muito especial de cão, aquele que é considerado o verdadeiro cão de guarda: o Fila Brasileiro.

Essa foi a primeira raça brasileira reconhecida internacionalmente, em 1954. Porém, a data de aceitação definitiva da raça pela Federação Cinológica Internacional é de 1960.

A palavra “fila” vem do verbo “filar” que significa, aquele que prende. Isso significa que a mordida desse imponente cão pode ser mesmo perigosa.

A maior característica dessa raça é justamente não gostar de estranhos. Por isso mesmo, o Fila Brasileiro é um excelente cão de guarda. Não há a necessidade de adestrá-lo para isso.

Por ser um cachorro forte e com um ótimo olfato, o Fila Brasileiro é comumente utilizado como cão de guarda em áreas rurais e como animais do exército.

A história do Fila Brasileiro não é totalmente clara, mas há relatos de que esteve presente desde a época da colonização.

Também há histórias que contam que essa raça era utilizada por seus tutores como cães de guarda para proteger comitivas de bandeirantes, vigiar locais contra intrusos e invasores e também como cão boiadeiro.

Apesar de ser um cachorro realmente fascinante, ter um Fila Brasileiro não é para qualquer um. Trata-se de um cachorro muito fiel à família, mas bastante hostil com estranhos.

É preciso estar ciente de suas características, pois muitas pessoas acabam abandonando os cães quando não fazem uma adoção consciente.

Características da Raça Fila Brasileiro

Cachorro grande parado pensativo na estrada

O Fila Brasileiro chama a atenção por onde passa, pois é um cachorro de porte grande, alto e pesado.

Os machos podem chegar de 60 a 75 centímetros de altura e pesam no mínimo 50 kg. Trata-se, portanto, de uma raça molossoide, isto é, com um porte robusto, forte e grande.

Sua estrutura física mostra uma impressionante massa muscular o que também o diferencia das outras raças de cães de grande porte.

Assim, ao caminhar, sua movimentação chega a lembrar ao andar dos felinos, pois há movimentação dos dois membros do mesmo lado do corpo ao mesmo tempo.

Dessa forma, ele consegue movimentos muito mais largos, adicionados ao balanço lateral de tórax e quadris que ficam mais evidentes. O cão mantém sempre a cauda erguida, o que lhe permite fazer rápidas mudanças de direção.

Suas orelhas são longas, caídas e tem formato em “V”. Seu focinho e seus olhos são sempre pretos. A cauda é longa.

Você pode encontrar Fila Brasileiro das cores tigrada, dourada, baio (amarelada ou acastanhada) ou preta. Mesmo com essa variedade de cores, é comum a presença de marcações brancas nas patas, no peito e na ponta da cauda.

Trata-se também de um animal de pelo curto.

Sua expectativa de vida está entre 8 e12 anos de idade. Cada ninhada pode chegar a ter de 10 a 12 filhotes.

Personalidade – Guardião Nato

Fila Brasileiro - cãopanheiro

Como dito anteriormente, o Fila Brasileiro pode ter uma personalidade diferente com pessoas que ele conhece e com aquelas que não conhece.

Com seus tutores, eles são fiéis, obedientes e dóceis. Tem um instinto único de proteção e lealdade com os seus tutores e tolera muito bem até mesmo as crianças do lar.

Porém, a coisa muda de figura quando se trata de estranhos. O Fila Brasileiro é um guardião nato, de forma que instintivamente tenderá a afugentar pessoas estranhas.

Diferente das outras raças de guardiões, o Fila Brasileiro não é um cão reservado. Entretanto, tem um temperamento intenso e isto não é para todas as famílias.

Por este motivo, ele necessita de um líder que possa comandá-lo, conduzindo-o com firmeza e harmonia.

Trata-se de um animal confiante em si mesmo e curioso, com instinto de investigação de novos objetos ou do local desde muito novo.

Geralmente assumindo uma postura calma, o Fila Brasilerio não se incomoda com ruídos, nem com a mudança de ambiente. Além disso, trata-se de um animal que não late muito.

Geralmente, os latidos são direcionados para estranhos. Não é do tipo de cachorro que late muito quando está feliz.

Cuidados

Mulher passeando com um cachoro grande

Por ser um cachorro de pelo curto e não ter o costume de se sujar muito, o Fila Brasileiro não precisa ser escovado com uma grande frequência. Os banhos devem ser mensais no verão e a cada dois meses no inverno.

Sempre forneça ao cão a oportunidade de ficar exposto ao sol por alguns minutos do dia, mas não nos horários de pico do calor. O sol é fundamental para a produção de vitamina D, essencial para a saúde dos ossos e dentes. Além disso, ajuda na saúde dos pelos.

Fique sempre atento à saúde das orelhas e dos olhos, para averiguar a presença de secreções. Os olhos podem ser higienizados com soro fisiológico.

Também é essencial que seja fornecido ao animal uma ração de qualidade e que seja adequada ao seu porte. Também ofereça sempre água limpa e em abundância.

Mantenha as vacinas em dia e faça visitas de rotina a seu veterinário.

Ofereça ao cão espaço suficiente para que ele possa se movimentar e se exercitar de forma confortável. Um cachorro do porte do Fila Brasileiro precisa de espaço.

Curiosidades Sobre o Fila Brasileiro

Fila Brasileiro e suas curiosidades

Curiosidades Sobre o Fila Brasileiro

Esse cachorro incrível possui algumas curiosidades interessantes:

  • O Fila voltou a ser popular no País entre 1980 e 1990, ficando famoso ao aparecer ao lado da apresentadora de programa infantil Xuxa. Certamente você se lembra do “Txutxucão”, nome de seu personagem.
  • Este pet atinge em galope uma velocidade incrível para cães de seu tamanho. Quando esta velocidade é somada ao seu porte, o Fila Brasileiro se torna o dono de um dos mais potentes ataques entre as raças de cães.
  • Sua velocidade auxilia a superar obstáculos de até dois metros de altura e, nesta potência, ele pode derrubar um homem com um mínimo de esforço.
  • O exército brasileiro e Israelense considerou em seus testes que a o Fila Brasileiro é o mais apto ao trabalho na selva e em ambiente hostil.
  • São usados como cão de guerra paraquedista, cão farejador da tropa de choque com os melhores desempenhos. Obviamente, ele somente estará pronto para esse trabalho após um bom adestramento canino.

Se você gostou dessa matéria, confira muitas outras em nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima