Você sabe quais são as raças de gato mais amadas no Brasil e no mundo? Se a resposta é não, esse é o artigo certo para você!
Cada vez mais os felinos se tornam ótimas opções de companhia para famílias ao redor do país. Isso porque são animais carinhosos, inteligentes e independentes.
Embora as raças de gatos não sejam tão conhecidas quanto as de cachorros, vale a pena conhecer um pouco mais sobre as raças mais populares.
Alguns desses gatos são realmente fascinantes!
Lembre-se, porém, que a adoção de gatos pode ser uma excelente opção para você que quer ter um bigodudo do seu lado. No entanto, se decidir adquirir um animal de raça, faça com responsabilidade.
Procure criadores idôneos e que fazem um trabalho de excelência, cuidando da saúde e do bem-estar dos animais. Não compre animais de criadores desconhecidos para não estimular o comércio de animais criados de forma inadequada.
A criação de um animal de raça da forma correta exige tempo e investimento. Por isso, geralmente esses animais possuem um custo alto.
Sendo assim, animais de raça vendidos a preço abaixo do mercado têm grandes chances de estarem sendo criados em condições inapropriadas.
Mas mesmo que você não queira comprar um desses gatos, com certeza vai gostar de conhecer um pouco mais sobre essas raças!
Persa
O persa é uma das raças de gato mais conhecidas no mundo. Sua aparência majestosa é reconhecida pela pelagem longa e bastante macia.
Os gatos persas existem há bastante tempo e são uma das raças de gatos mais antigas, com hieróglifos dessas belezas de pelos longos datando de 1684 a.C. Originários do Oriente Médio, eles chegaram à Itália no início dos anos 1600 e à Grã-Bretanha no final dos anos 1800.
Os persas são gatos arredondados, com olhos, cabeça e corpo redondos. Além disso, eles possuem o focinho achatado, o que é a sua principal característica.
Os persas são uma das raças de gatos mais carinhosas e tranquilas. Podem até ser um pouco reservados ao conhecer novas pessoas e se esconder quando há muita atividade em casa, mas logo se solta ao adquirir confiança.
Siamês
O siamês também tem lugar de destaque nessa lista. Esta é uma das raças de gatos mais antigas do mundo, com menções de um gato siamês em manuscritos tailandeses de 1350 a 1700 dC.
Os gatinhos siameses nascem brancos e seus pelos escurecem com a idade. Seus pelos costumam ser bem clarinhos, marcados por extremidades escuras. Dessa forma, suas orelhas, o focinho, as patinhas e o rabo podem ter coloração diferente do restante de sua pelagem.
Seus olhos são azuis, em forma de amêndoa.
Os siameses podem “falar” bastante, estando sempre dispostos a ter conversas longas e profundas com você.
Outras características do Siamês incluem a lealdade, tranquilidade e, acima de tudo, a independência. O Siamês é uma raça enérgica e obstinada que adora a companhia humana. Embora sua boa aparência possa fazer com que pareçam intocáveis, o siamês é realmente muito brincalhão e bastante carinhoso.
Himalaia
A raça de gato Himalaia pode ser considerada nova.
Os gatos Himalaia são uma raça que pode ser considerada nova no mundo. Seus primeiros indícios remetem aos anos 50, surgimento do cruzamento entre os persas e os siameses.
O resultado foi um gato com a pelagem longa e macia, como a do persa, e extremidades escuras, com a dos siameses. Seus olhos azuis brilhantes também mostram sua ascendência siamesa.
Semelhante ao persa, o gato Himalaia é muito dócil, meigo e tranquilo. São animais grandes, mas são “gigantes gentis”. Eles adoram a atenção e o carinho de seus donos, têm personalidade doce e são muito brincalhões.
No entanto, seu carinho é reservado aos familiares mais próximos e aos poucos convidados em quem confiam. Eles não tendem a gostar de estranhos ou situações barulhentas.
Maine coon
Popularmente conhecido como gato gigante, o Maine coon é uma das maiores raças de gatos. O Maine Coon é o gato oficial do estado do Maine, nos EUA.
Esta raça é propensa ao polidactilismo, o que significa que eles podem nascer com seis ou mais dedos – cerca de 40% dos primeiros Maine Coons tinham um dedo extra.
Maine Coons têm uma pelagem resistente à água e geralmente gostam mais da água do que outros gatos.
Como dito anteriormente, a Maine Coon é uma das maiores raças de gato, podendo pesar entre 12 a 14kg, o que é bastante para um felino!
O Maine Coon tem cauda que lembra uma cauda de guaxinim com seu pelo grosso, peito largo e corpo retangular, pelagem longa e felpuda, uma “juba” ao redor do pescoço e do peito e orelhas pontuas.
É um gato que gosta de humanos, mas pode apresentar uma personalidade mais arisca.
Angorá
Enquanto isso, o Angorá é conhecido por os seus olhos claros, que podem apresentar coloração diferente entre si.
É uma raça natural que se originou na Turquia no início do século XV. No início, somente eram considerados angorá os gatos brancos com olhos azuis ou verdes.
Hoje, no entanto, é amplamente aceito que os angorás podem ter uma variedade de cores e variações. Sua pelagem é longa e macia.
Além disso, vale ressaltar que essa é uma das raças de gato mais brincalhonas, ideal para quem tem crianças em casa.
Um angorá tem uma personalidade amigável e sociável, por isso prospera em uma casa com muito amor e atenção. Comparado a outros gatos, o angorá é um tanto carente e não gosta de ficar sozinho.
Aprecia a companhia constante do seu dono ou de outros animais de estimação.
Siberiano
O gato siberiano também não poderia ficar de fora da lista de queridinhos do Brasil e do mundo. Sua aparência é bastante majestosa, com seus pelos longos, macios e grossos. Isso porque eles surgiram na Rússia, onde o inverno é mais rigoroso.
Esta raça tem uma personalidade encantadora – extrovertida, afetuosa, amigável e enérgica – tornando-a uma companhia felina excepcional. Eles gostam da companhia de outros gatos e até de cachorros e são bons com crianças gentis e respeitosas.
Porém, são gatos bastante carentes, então se você busca uma espécie mais independente, o siberiano pode não ser a melhor opção.
Sphynx
O Sphynx é uma espécie de gato bastante rara. Ele é conhecido por ser totalmente sem pelagem, com orelhas compridas e visual bem diferenciado.
Você esperaria que uma raça de gato com o nome Sphynx fosse do Egito, mas, na verdade, essa raça sem pelos se originou no Canadá.
O Sphynx pode ter uma variedade de cores, mesmo sem pelos. A cor da pele mostra qual seria a cor de sua pelagem, e o padrão da raça permite qualquer cor.
O Sphynx é um gato curioso e sociável, muitas vezes descrito como muito parecido com um cachorro porque adora atenção. Eles adoram um colo quente e agradável ou se aconchegar na cama com seu dono para se aquecer.
Como ele não tem pelos no corpo, acredita-se que a necessidade de se manter aquecido, algo alcançado ao se manter próximo aos humanos, seja a principal razão pela qual o Sphynx fica tão feliz em ser manuseado.
Inteligentes e curiosos, esses gatinhos precisam de atenção e muita brincadeira, mas são gatos leais e incrivelmente afetuosos.
Burmese
A raça de gato Buemese pode descender de uma raça antiga em Mianmar (antiga Birmânia), mas foram oficialmente criados nos Estados Unidos na década de 1930.
Como principal característica do Burmese, podemos citar suas bochechas geralmente gordas e arredondadas. Além disso, são animais de pelagem curta.
Essa é uma raça conhecida por ser muito inteligente, ativa e disposta a muitas brincadeiras. São animais que não gostam de ficar sozinhos, sendo uma das raças mais legais e carinhosas com os seus tutores.
Ragdoll
Criado geneticamente nos Estados Unidos, o Ragdoll é considerado um gato de porte grande, com tonalidade e peso que podem ser alterados ao longo dos anos.
O Ragdoll recebeu esse nome por causa da maneira como fica mole e pesado quando pego e segurado, muito parecido com uma boneca de pano!
Os Ragdolls podem ter seis cores diferentes e quatro padrões diferentes, o que significa que você pode ver muita variedade dentro da raça. As cores incluem creme, lilás, chocolate, azul, vermelho e seal.
Os Ragdolls amam absolutamente seus tutores e preferem a companhia humana à companhia de outros gatos (embora geralmente se dêem bem com outros animais de estimação em casa).
Dentre as raças de gato mais dóceis, ele também se destaca. Por isso, é um dos favoritos de famílias ao redor do mundo.
British Shorthair
Como o próprio nome indica, esse é um gato de origem britânica, conhecido pelo seu pelo curtinho.
Originalmente, muitos British Shorthair eram de cor azul (uma tonalidade cinza), mas hoje existem gatos desssa raça em uma variedade de cores.
Sua pelagem é curta e densa. Uma das características da raça é a cabeça redonda, com bochechas redondas, queixo firme, orelhas de tamanho médio e olhos grandes e redondos.
O British Shorthair é um gato ótimo para família, já que é uma raça de gato que tem uma personalidade descontraída e geralmente se dá bem com todos, incluindo crianças e outros animais que vivem na casa.
Eles são ativos sem serem hiperativos, tendem a ficar quietos e podem viver felizes em quase qualquer tamanho de casa, incluindo apartamentos.
Gato-de-bengala
Essa também é uma das raças de gato consideradas como novas. Ela também foi criada geneticamente nos Estados Unidos, por meio do cruzamento entre gatos domésticos e o
gato-leopardo asiático.
O gato de Bengala é o único gato doméstico que possui marcas como leopardos, jaguatiricas e jaguatiricas, sendo sua pelagem malhada uma das eusas principais características.
Esta raça de gato herdou longas patas traseiras do gato leopardo asiático. Suas patas traseiras, que são mais longas que as dianteiras, os tornam rápidos, mesmo quando estão apenas correndo ou pulando pela casa.
O gato de Bengala é muito ativo por causa de seu cruzamento com o gato leopardo asiático selvagem. São gatos curiosos, hiperativos e sociáveis que desenvolvem um vínculo estreito com aqueles que compartilham seu espaço de vida.
Scottish Fold
Não há dúvidas de que o Scottish Fold é uma das raças mais fofas e desejadas ao redor do mundo. Sua cartilagem forma orelhas dobradas e o rosto levemente achatado, o que lhe confere feições muito amáveis.
As pequenas orelhas do gato dobradas para a frente e para baixo dá a ele um semblante único que quase se assemelha a uma coruja.
Esta raça é conhecida por seu temperamento descontraído e por sua sociabilidade. Geralmente se dá muito bem com cães que gostam de outros gatos, adaptando-se bem a lares com vários animais de estimação.
As crianças que têm idade suficiente para respeitar este gato e não lidar com ele de forma grosseira farão amizade com o Scottish Fold, cuja personalidade afetuosa é reconfortante e cativante para pessoas de todas as idades.
Munchkin
Os gatos Munchkin são gatos domésticos comuns que têm pernas extraordinariamente curtas devido a uma mutação genética natural.
Descoberto no Reino Unido na década de 1940, a linhagem de pernas curtas foi perpetuada pela reprodução, mas foi somente em 2003 que os munchkins foram aceitos como raça oficial pela The International Cat Association.
Devido às pernas curtas, surgiu o nome “Munchkin”, uma referência ao Mágico de Oz. Embora seja mais popular nos Estados Unidos, ainda é possível encontrar alguns felinos desta raça no Brasil.
Como os munchkins podem ser cruzados com uma grande variedade de gatos domésticos, a personalidade do gato dependerá de sua herança. No geral, os munchkins foram descritos como amorosos, sociáveis e brincalhões.
Azul Russo
Conhecido por sua pelagem azul-prateada
O gato azul russo é uma raça brincalhona e inteligente, com uma pelagem chamativa azul prateada que inspirou seu nome.
O pelo curto e denso deste gato é uniformemente azul com um tom quase prateado, tornando-o um dos gatos mais distintos e bonitos do mundo.
É amigável e gosta de estar perto de pessoas familiares em ambientes calmos. Se estranhos, cães agitados ou crianças excessivamente afetuosas se aproximarem, é provável que o azul russo se retire para a segurança de um esconderijo onde ficará até que o ambiente volte ao normal.
Chartreux
O gato Chartreux é um felino francês cujo comportamento agradável o tornou o gato não oficial da França e um animal de estimação amado no exterior. Apesar disso, está se tornando mais popular no Brasil.
A raça é notável por sua pelagem sólida azul-acinzentada com uma textura levemente lanosa e olhos de cobre brilhantes.
Com seu temperamento tranquilo, mas amigável, o Chartreux de tamanho médio é um companheiro adorável para indivíduos ou famílias.
Este gato raramente mia, mas aqueles familiarizados com a raça o descrevem como um excelente comunicador de maneira envolvente. Seu miago é singelo e ele costuma ser carente.
O rosto redondo e o focinho pontiagudo do Chartreux fazem com que pareça estar sorrindo.
Singapura
O gato Singapura é uma das menores raças de gatos domésticos que existe.
Destaca-se pelo seu pelo sépia, olhos grandes e brilhantes, orelhas grandes e pontudas e físico musculoso. Além disso, ele conta com uma cauda rombuda, o que confere um charme a mais para a espécie!
Apesar de seu pequeno tamanho, o Singapura é enérgico e atlético.
Existe alguma controvérsia sobre as origens do Singapura, mas o consenso é que a raça surgiu naturalmente em Singapura, onde foi coletada e trazida de volta para os EUA para iniciar um programa de criação na década de 1970.
O Singapura tem uma personalidade muito social. adora se envolver em suas atividades diárias e fica mais feliz quando está com a família. Como resultado, eles não se dão bem quando deixados sozinhos por longos períodos.
Os Singapuras geralmente param de crescer por volta dos dois anos de idade.
Bombain
Esse também é um dos gatos mais desejados por famílias no Brasil. Com sua pelagem preta brilhante, cabeça arredondada e olhos dourados brilhantes, o gato Bombain se assemelha a uma pantera em miniatura, mas as semelhanças param por aí. Esta raça não tem sangue selvagem.
Uma mistura das raças americana e birmanesa, o Bombain é amigável e sociável, não gostando de ficar sozinhos.
Geralmente, têm a personalidade mais arisca com desconhecidos, mas costuma ser bastante leal à sua família. Podem se dar bem com cachorros amigáveis e outros gatos, especialmente quando criados juntos.
Abissínio
O gato Abissínio tem tamanho médio e um corpo magro e musculoso e pelagem curta. Ao contrário de muitas raças de gatos domesticados, é extremamente ativo e brincalhão. Adora escalar móveis altos, atacar brinquedos e jogar jogos interativos com seus donos.
Com o miado baixo, eles costumam pesar cerca de 4 a 7,5kg, considerados de porte pequeno a médio. Sua origem é egípcia e eles podem ser encontrados com a pelagem de diversas cores.
Amigável com crianças e outros animais de estimação, o Abissínio é um excelente complemento para uma família. Recomenda-se, no entanto, fornecer a ele mais um gato de companhia – eles são muito sociais e podem ficar entediados se deixados sozinhos por muito tempo.
Ragamuffin
Por outro lado, o Ragamuffin é conhecido por ser uma das raças de gato derivadas do Ragdoll.
Mais conhecidos por seus corpos grandes e longos e pelos super macios, os gatos Ragamuffin são verdadeiros gatos de colo que adoram ser acariciados por seus donos.
Sua personalidade é bastante amigável e a pelagem costuma ser ainda mais longa que a do Ragdoll. Eles também podem ser encontrados com diversas cores, existindo ainda algumas espécies malhadas!
Os gatos Ragamuffin também são altamente adaptáveis, o que significa que podem prosperar em uma variedade de tipos de casa – de apartamentos a residências maiores – e são excelentes companheiros para uma família com crianças pequenas ou outros animais de estimação.
É verdade que Ragamuffins são gatos extremamente calmos e dóceis, mas eles podem ficar entediados sem atenção e entretenimento suficientes. Se você trouxer um gato Ragamuffin para sua casa, pode esperar dedicar várias horas por dia para brincar e acariciar.
Van Turco
Por último, não podemos deixar de citar o Van Turco. Com a pelagem branca e coloração avermelhada na região da cabeça e da cauda, eles costumam ter olhos azul ou âmbar. A coloração dos olhos também pode ser diferente, o que deixa essa espécie ainda mais charmosa!
O Van Turco é um gato robusto e de corpo grande que se originou no Oriente Médio.
Esses felinos ativos e atléticos adoram escalar, pular e explorar. Embora eles possam se aninhar com você para um carinho ocasional, é mais provável que sejam encontrados vagando pela casa e seguindo você de cômodo em cômodo, em busca de aventura.
Uma característica única do gato van turco é seu amor pela água, sendo comumente chamado de “gato nadador”.
Os gatos van turcos têm personalidades amigáveis, extrovertidas e afetuosas, especialmente com seus familiares humanos. Por causa de seu temperamento equilibrado, eles tendem a se dar bem com outros gatos, cães e crianças respeitosas.
E aí, qual dessas raças de gatos você já conhecia e qual é a sua favorita?
Caso conheça alguma outra raça que também merece destaque na nossa lista, deixe o seu comentário no espaço abaixo.
Fontes:
Trupanion’s Cat Breed Guide.
Turkish Angora: Cat Breed Profile, Characteristics & Care
Burmese: Cat Breed Profile, Characteristics & Care
Siberian Cat: Cat Breed Profile
Himalayan: Cat Breed Profile, Characteristics & Care
British Shorthair: Breed Profile, Characteristics & Care
Scottish Fold: Breed Profile, Characteristics & Care
Munchkin Cat: Breed Profile, Characteristics & Care
Russian Blue: Cat Breed Profile, Characteristics & Care
Chartreux: Cat Breed Profile, Characteristics & Care
Singapura: Cat Breed Profile, Characteristics & Care
Bombay: Cat Breed Profile, Characteristics & Care
Abyssinian: Cat Breed Profile, Characteristics & Care
Ragamuffin: Cat Breed Profile
Turkish Van: Cat Breed Profile, Characteristics & Care