Raças de cachorro para apartamento

20 melhores raças de cachorro para apartamento

Se você quer saber quais são as melhores raças de cachorro para apartamento, você chegou ao artigo certo! Afinal, quem mora em prédio sabe que existem algumas limitações, assim, é preciso estudar alguns critérios na hora de decidir adotar um cãozinho.

Isso levando em conta que o bichinho precisa se sentir confortável em seu novo lar. E é claro em função das regras de convivência nos apartamentos, quanto mais você adequar a sua escolha ao seu espaço melhor será para todos e não terás problemas com os vizinhos.

Porém, muito se engana quem acredita que não é possível ter um cachorro só porque você mora em apartamento. Na verdade, é preciso saber quais são as raças mais indicadas para esse ambiente.

Então vamos descobrir quais são essas opções!

Como escolher uma raça de cachorro para apartamento

Considere o porte do pet

Não há dúvidas de que a primeira coisa que deve ser levada em consideração é o porte do animal. Afinal, se você optar por uma raça grande, como o labrador por exemplo, ele não terá tanto espaço disponível para brincar e se movimentar com tranquilidade.

Além de causar frustração no pet, ele pode acabar quebrando alguns móveis ou objetos sem querer. Logo, o ideal é que você opte por raças mini ou pequenas. Assim, você garante todo o espaço que o bichinho precisa para se divertir com muito mais conforto e segurança!

Pense no seu orçamento

Cachorro para apartamento

Além disso, é preciso considerar também o seu orçamento. Isso porque, infelizmente, não basta apenas escolher seu cachorro para apartamentos favorito. Um pet acompanha diversos gastos com veterinário, vacinas, brinquedos, alimentação e enfim.

Nem todo mundo tem noção de quanto gastamos por mês com animais de estimação. Então, se você está disposto a se tornar o tutor de um novo cãozinho, tenha a certeza de que consegue arcar com os custos. Assim, você consegue se assegurar de que será capaz de prover tudo o que ele precisa para uma vida saudável e feliz.

Proteja o apartamento

Não se esqueça também de proteger o apartamento antes da chegada do cachorro! Principalmente se você tiver sacadas e janelas mais baixas, o ideal é colocar grades ou telas em todas essas aberturas para evitar qualquer tipo de acidente.

Uma das caraterísticas dos caninos é que eles costumam ser bastante enérgicos. Portanto, na excitação, eles podem acabar procurando seus donos em lugares perigosos.

Então, não se esqueça das grades ou telas de proteção antes de adotar um cachorro para apartamento!

Cachorro para apartamento: comprar ou adotar?

Essa é uma dúvida muito comum de quem quer se tornar um tutor de animal de estimação. Afinal, qual a melhor opção: comprar ou adotar?

A verdade é que existem muitos cachorros que precisam de lares. Eles podem ter sido abandonados ou simplesmente nascidos na rua. Felizmente, existem ONGs e equipes voluntárias que levam esses animais até locais seguros para que eles possam encontrar uma família.

Então, antes de comprar um cachorro, que tal visitar um desses lares de adoção? Afinal, é bem possível que você encontre uma ótima raça de cachorro para apartamento por lá!

Porém, como você verá na lista a seguir, muitos dos cachorros ideais para prédio são de raças consideradas como puras. Logo, se você deseja uma dessas espécies, será mais difícil encontrá-las em abrigos.

Mas certamente poderá encontrar muitos cachorros de pequeno porte e mestiços nos abrigos. No entanto, a decisão de comprar ou adotar o seu melhor amigo cabe a você.

 Agora que você já viu alguns dos aspectos mais importantes para se tornar o tutor de um novo cãozinho, vamos ao tema central do artigo: afinal, quais são as espécies mais indicadas para quem mora em apartamento?

Raças de cachorro para apartamento:

Chihuahua

Chihuahua - cachorro para apartamento

O Chihuahua é uma das menores raças do mundo, portanto é perfeito para apartamentos! Ele é conhecido por ser atrevido e brincalhão, com personalidade cheia de energia.

Além disso, ele costuma também ser bastante corajoso, com vontade de defender seus humanos apesar de seu tamanho.

Yorkshire terrier

Yorkshire - cachorro para apartamento

O Yorkshire terrir tem porte pequeno e pelagem longa e macia, o que faz com que ele seja uma das raças de cachorro para apartamentos mais desejada. Inquieto, ele costuma adorar brincadeiras ao longo do dia e é perfeito para famílias com crianças. Os yorkshires costumam ser bastante curiosos e leais.

Lulu da Pomerânia /Spitz Alemão

Spitz Alemão

Também conhecido como Spitz Alemão, o Lulu é um cachorro miniatura com muita vitalidade e curiosidade. Apesar de seu porte pequeno, ele gosta de longas caminhadas e não vai faltar disposição para brincar o dia todo. Sua pelagem longa também atrai admiradores ao redor do mundo.

Poodle

O Poodle pode também apresentar porte médio, mas, geralmente, é considerado uma raça pequena e própria para apartamentos. Sua principal característica é a inteligência: os cães costumam ser muito bons em encontrar objetos perdidos e se adaptar aos novos ambientes.

Além disso, sua pelagem longa e encaracolada é um charme!

Dachshund

Dachshund - cachorro para apartamento

Conhecido popularmente como “salsicha”, o Dachshund pode ser encontrado em três tamanhos diferentes: miniatura, kaninchan e padrão. Independente do porte, ele costuma ser bastante curioso e pode até mesmo ser um cão de caça. Porém, caso não faça atividades físicas com frequência, pode acabar com sobrepeso. Então, é preciso tomar cuidado!

Shih tzu

Shih Tzu

Com o focinho achatado e seus olhos com formatos amendoados, não há dúvidas de que o shih tzu é uma das raças de cachorro para apartamentos mais amados ao redor do mundo.

Eles costumam ser muito companheiros e ativos, dispostos a acompanhar você em caminhadas e atividades físicas. Apesar de serem carinhosos, podem estranhar visitas e pessoas desconhecidas.

Maltês

Maltês - cachorro para apartamento

Os cachorros da raça maltês são muito parecidos com os Shih tzu. A grande diferença está na cor da pelagem a raça maltês pura tem a pelagem branca ou branco com marfim. Já o Shih tzu é encontrado em várias cores.

Há também uma diferença no comprimento do pelo que no caso dos malteses é um pouco mais curto em relação ao Shih tzu.

Quanto a personalidade, são muito amigáveis e carinhosos, ele é um peludinho ideal para famílias com crianças. Afinal, o Maltês é cheio de energia e costuma ser muito afeiçoado à sua família!

Pinscher miniatura

O Pinscher pode enganar muitas pessoas. Isso porque, apesar de seu tamanho em miniatura, ele costuma ter uma personalidade bastante forte e pode ameaçar desconhecidos. Porém, com a sua família, ele costuma ser bastante carinhoso, do tipo de cachorro que gosta de dormir junto!

Jack Russel terrier

Cachorro Jack Russel

O Jack Russel terrier surgiu do cruzamento entre o Fox terrier e o White terrier inglês. O resultado foi um cão de pequeno porte que é uma das melhores raças de cachorro para apartamento. Isso porque ele tem forte personalidade, muito companheiro e sociável.

West Highland White Terrier

Essa raça é conhecida pelo temperamento super simpático. Surgido na Escócia, suas características de personalidade incluem o territorialismo, o cuidado e carinho com seus tutores, a facilidade em fazer amizades e até mesmo a energia inesgotável!

Basenji

Basenji -Cachorro para apartamento

O Basenji é uma das raças de cachorro mais antigas, descoberta no Congo Africano. Com temperamento levemente agressivo com os desconhecidos, sua personalidade em nada se assemelha quando falamos sobre sua família. Após se acostumar com os seus tutores, eles se tornam bastante apegados e protetivos.

Bulldog francês

Buldog Francês

Tranquilo, atencioso e companheiro, o bulldog francês é bastante brincalhão e dócil. Então não poderia ficar de fora da lista de melhores raças de cachorro para apartamento! Apesar de gostar bastante de brincar, ele é do tipo de cão que prefere ficar com você no sofá enquanto assiste à Netflix. Ou seja, é um cachorro de companhia!

Pug

Pug

Nos últimos anos, a paixão pelos pugs cresceu bastante. Conhecido por suas características físicas peculiares, ele também é um cão de companhia e não costuma ser bastante ativo.

Boston terrier

Muito parecido com o bulldog francês, o Boston terrier é bastante inteligente e afetuoso. Adora momentos de lazer e seu porte atlético ajuda a ter mais disposição.

Bulldog inglês

Cachorro para apartamento

Apesar de parecer agressivo, o bulldog inglês é, na verdade, bastante dócil e amoroso. Seus membros robustos são utilizados para acompanhar seus tutores em atividades físicas.

Bichón frise

O Bichón frise pode ser confundido com o poodle por sua aparência. Porém, ele costuma ser mais animado e dócil que a raça prima!

Shiba inu

Shiba Inu  Cachorro para apartamento

Sem dúvidas, a maior característica dessa é ser superprotetor. Com sentidos aguçados, ele costuma ser bastante atento aos sons e movimentos, o que pode atrapalhar um pouco quem mora em apartamento.

Lhasa Apso

Cachorro Lhasa Apso

Já o Lhasa é perfeito para quem busca as melhores raças de cachorro para apartamentos. Isso porque seu porte pequeno e temperamento calmo se adequam muito bem ao ambiente. Além disso, ele costuma ser bastante companheiro.

Shar pei

Cachorro Raça Shar pei

Calmo, silencioso e independente, o Sharp ei também é uma das raças queridinhas dos amantes de cachorro. Ele é muito conhecido pela sua língua azul e pelo temperamento carinhoso com os tutores.

Chow chow

Cachorro para Apartamento

Por último, não podemos deixar de falar do chow chow. Apesar do seu tamanho, ele também é um excelente cão de guarda e tem uma pelagem longa que se torna um charme. Além disso, o chow chow é muito esperto e leal.

Finalizando nossa lista de cachorro para apartamento com algumas dicas

São tantas as opções de cachorro para apartamento que fica até difícil escolher qual é a sua preferida, não é mesmo? A boa notícia é que você não precisa tomar essa decisão com pressa, ainda mais que ter um animalzinho de estimação implica algumas responsabilidades.

Como mencionamos acima, existem diversos aspectos que devem ser considerados antes de comprar ou adotar um cachorro.

Então, uma boa dica é pesquisar bem sobre cada espécie para entender suas particularidades e assim decidir qual é a espécie que melhor combina com você e sua família.

Mas acima de tudo, para tomar a decisão tem que ter muito amor para dar. Saiba que não é apenas um animal para atender suas necessidades ou lhe fazer companhia.

É um ser vivo que dependerá totalmente de você. Todo cuidado, carinho e bem estar será de sua inteira responsabilidade.

Assim, todas essas informações são importantes para que você conheça bem o cachorro antes de levá-lo para casa. Ao tomar uma decisão inteligente, você garante que sua casa será um bom lar não apenas para você, mas também para o seu novo melhor amigo!

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o como escolher cachorro para apartamento, deixe seu comentário no espaço abaixo. Volte sempre ao nosso site! Aproveite também para compartilhar esse artigo nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *