Gatos arranhando móveis e outros objetos da casa é uma das queixas mais comuns entre os tutores. Mas será que tem como ensinar o gato a não arranhar móveis?
Embora isso possa ser frustrante, é importante lembrar que arranhar é um comportamento normal e natural dos gatos.
Porém, apesar disso, os tutores de gatos não estão fadados a terem móveis e outros objetos destruídos! Isso porque é possível gerenciar esse comportamento.
Por que gatos arranham as coisas
Arranhar é um comportamento instintivo do gato e é vital para suas necessidades físicas e mentais. Existem várias razões pelas quais os gatos arranham.
Uma delas é que o gato precisa manter o movimento de suas garras, pois as utilizam para escalar e caçar suas presas. Embora o gato doméstico não precise caçar para sobreviver, este é um comportamento instintivo que permanece em todos os gatos.
Além disso, os gatos utilizam as garras para atacar e se defender em situações de conflitos com outros animais, por exemplo. Assim, essas garras precisam estar perfeitamente afiadas.
Outro motivo que leva os gatos a afiarem as garras é aliviar o estresse. O ato de afiar as garras permite que o gato libere frustração ou até mesmo expressem alegria.
Você já viu seu gato começar a afiar as unhas quando estão nervosos com alguma coisa? Ou ainda quando você chega em casa após passar um tempo fora?
O ato de afiar as unhas também serve de exercício físico para os gatos, ajudando a fortalecer e alongar seus músculos.
Mais um motivo que leva os gatos a afiarem suas garras é a marcação de território, pois ao fazerem isso, deixam seu cheiro e suas marcas.
Os coxins digitais (as almofadinhas das patas do gato) têm glândulas odoríferas, que deixam odores quando o gato arranha, para que outros gatos saibam que ele esteve na área. Além disso, ao arranhar ele deixa sua marca própria no local.
O ato de afiar as garras também ajuda na manutenção das unhas, pois ajuda na remoção da bainha externa morta da unha e expõe o novo crescimento saudável por baixo.
Por fim, os os gatos podem querer afiar suas garras e arranhar as coisas por pura diversão!
Então, como ensinar o gato a não arranhar?
A resposta para esta pergunta é: isso não é possível. Arranhar é um comportamento normal do seu gato e não vai desaparecer.
Os gatos vão arranhar e a solução para seu problema não é tentar parar este comportamento, mas sim, direcionar este comportamento de forma que deixe de ser destrutivo.
Lembre-se de que você não deve castigar seu gato por arranhar! Nunca utilize estratégias como esguichar água ou sacudir uma lata de moedas para fazer barulho para assustar o gato.
A punição não ensina ao gato o comportamento correto, pode aumentar o medo, a ansiedade e o estresse e pode prejudicar o vínculo entre vocês.
Ensinando o gato a não arranhar os móveis
Os gatos precisam arranhar, por isso, é preciso fornecer a eles saídas apropriadas para esse comportamento, fornecendo superfícies adequadas para arranhar.
Dessa forma, sempre ofereça muitas opções de arranhadores para o seu gato com uma variedade de superfícies e texturas. Existem arranhadores em vários estilos, tamanhos e materiais.
Um excelente exemplo é a casa de cuco, que oferece um lugar adequado e confortável para afiar as garras. Ainda, ajuda a ensinar gato não subir em locais indesejados.
Porém, se o valor for proibitivo, há outras opções possíveis.
Capachos grossos, de palha, cumprem muito bem a tarefa. Distribua alguns pela casa e mostre para o gatinho que estão lá. Você pode arranhá-los, para motivá-lo a imitar.
Ainda, é possível adaptar pedaços de madeira com cordas de sisal fina. Basta enrolar a peça com a corda, pregando ou utilizando cola quente.
Tatames de EVA também podem ser uma boa pedida. Você pode adquirir um e trabalhá-lo como preferir.
É importante experimentar uma variedade de substratos e tipos de arranhadores para determinar qual o preferido do seu gato.
Sempre ofereça superfícies de arranhar horizontais e verticais. Além disso, tenha em mente que os arranhadores devem ser resistentes e não vacilar ou cair quando seu gato os estiver arranhando.
Os arranhadores para gatos precisam ser altos. Seu gato deve ser capaz de ficar de pé nas patas traseiras e estender totalmente o corpo para que possa alongar o corpo inteiro.
Lembre-se de colocar os arranhadores em locais onde o gato gosta de ficar, por exemplo, perto das pessoas da casa.
Torne as áreas apropriadas para arranhar atraentes
É preciso que os arranhadores sejam mais atraentes do que os móveis para que o gato faça essa troca. Sendo assim, não adianta segurar o gato à força e tentar forçar que ele arranhe o arranhador. Isso pode assustar seu gato e fazer com que ele evite completamente o arranhador.
Em vez disso, torne as áreas que você deseja que o gato arranhe mais atraentes. Você pode fazer isso colocando catnip perto delas ou prendendo brinquedos no local de arranhar.
Além disso, pode dar guloseimas aos seus gatos e brincar com ele sobre ou ao redor do arranhador para ajudar a criar uma associação positiva.
Estude a situação
Se o seu gato está arranhando os móveis, identifique como é esse local: horizontal? Vertical? Com qual substrato é mais parecido? Madeira?
Com base nas preferências do seu gato, compre arranhadores semelhantes aos locais preferidos do seu gato. Coloque um arranhador apropriado com base nas preferências do seu gato perto de um objeto inapropriado (por exemplo, sofá).
Você até pode ir afastando o arranhador do sofá aos poucos, mas o ideal é que estejam posicionados nos locais preferidos do seu gato para afiar suas garras.
Pratique o reforço positivo
Sempre que seu gato usar o arranhador de forma correta, dê a ele um petisco ou um elogio verbal.
Lembre-se de que o gato não funciona bem com broncas e repreensão. Para ensinar seu gato a ter novos comportamentos, aposte sempre no reforço positivo, pois é o que mais vai dar resultados.
Considerações finais
O ato de arranhar e afiar as garras é um comportamento natural dos gatos e não é possível nem desejável que este comportamento seja removido.
Dessa forma, o que é preciso fazer é redirecionar o local onde o gato gosta de afiar suas garras para que este comportamento, natural e instintivo, possa continuar, sem, no entanto, destruir a sua casa.
Você já teve problemas com gatos arranhando móveis na sua casa? Conseguiu resolver? Comente abaixo!