Fila Brasileiro

Fila brasileiro: Características e curiosidades sobre a raça

Vamos conversar sobre uma raça em especial que está sempre em postura de cão de guarda, e que é corajoso, valente, vigoroso e imponente. Estas são algumas das características principais da personalidade do Fila brasileiro.

A raça de cachorro Fila Brasileiro como o nome já diz tem sua origem no Brasil e sempre esteve presente na história do nosso pais desde a época da colonização.

Isto por que ele era utilizado por seus tutores como cães de guarda para proteger comitivas de bandeirantes, vigiar locais contra intrusos e invasores e também como cão boiadeiro.

Internacionalmente a raça foi a primeira a ser reconhecida no país, isto ocorreu na terceira tentativa em 1984, e o fez se tornar uma das raças mais tradicionais do Brasil. Imagine então ter a honra de partilhar a vida com um pet desta raça!

Para muitos ter um cão é legal e divertido, mas para aqueles que sabem amar um pet como eles amam é outro mundo novo agregado ao seu.

Características da Raça Fila Brasileiro

O Fila Brasileiro ganha seu espaço por onde passa com seu espirito calmo e imponente, pois também é um cachorro que chama atenção de todos com seu porte grande, alto e pesado.

Os machos pode chegar de 60 a 75 centímetros de altura e pesam no mínimo 50 kg o que deixa marcante a impressão de uma raça molossoide, isto é, um porte robusto, forte e grande.

Sua estrutura física mostra uma impressionante massa muscular o que também o diferencia das outra raças de cães de grande porte.

Ao caminhar sua movimentação chega a lembrar ao andar dos felinos, pois há movimentação dos dois membros do mesmo lado do corpo ao mesmo tempo.

Isto lhe permite movimentos muito mais largos, adicionados ao balanço lateral de tórax e quadris que ficam mais evidentes com a calda erguida lhe é possível rápidas mudanças de direção sem qualquer problema.

Suas orelhas são longas, caídas e tem formato em “V”, o focinho e os olhos são sempre pretos. Já rabo é longo.

As cores dos cachorros da raça Fila Brasileiro podem ser tigradas, douradas, baios que é amarelada ou acastanhada ou pretos.

Apesar de todas essas variedades de cores, é comum a presença de marcações brancas nas patas, peito que é largo e bem baixos e também na ponta da cauda e tem seus pelos curtos.

Sua expectativa de vida está entre 8 e12 anos de idade, sendo que neste período em cada única ninhada pode chegar a gerar de 10 a 12 filhotes.

Um ponto a se colocar é que o Fila é um cachorro extremamente ativo e necessita de atividades para mantê-lo ocupado, pois não ficará satisfeito sem alguma ocupação.

Então é imprescindível seu tutor ter disposição física para caminhadas tendo em vista que são essenciais para o bem estar do pet.

Personalidade – Guardião Nato

Fila Brasileiro - cãopanheiro

Estes são cachorros realmente inteligentes e de bom caráter, entretanto ele apresenta “dupla personalidade”. São ágeis, dóceis, determinados, valentes e obedientes.

Tem um instinto único de proteção e lealdade com os seus familiares (donos) e tolera muito bem até mesmo as crianças do lar.

Mas é institivamente ciumento e guardião local, não sendo amável, carinhoso ou afetuoso com as outras pessoas fora de sua família e este desgosto, desagrado e aversão são apenas parte de seu temperamento natural.

Diferente das outras raças de guardiões o Fila Brasileiro não é reservado, entretanto tem um temperamento intenso e isto não é para todas as famílias.

Por este motivo ele necessita de um líder que possa praticar e comandar todas essas características conduzindo o cão com firmeza e harmonia.

Levando em consideração que por natureza este pet é confiante em si mesmo por que desde filhote com aproximadamente 08 meses eles já começam investigar qualquer objeto novo colocado a sua frente.

Calmo e aprumado não se incomoda com ruídos ou tão pouco quando está em um novo ambiente.

Mas fique atento e vá verificar caso ele começar a latir, pois geralmente é por um bom motivo, apesar de ele não ter essa característica de latir muito.

O Fila late porém para estranhos, pois seu instinto protetor é ativado e também as vezes quando está feliz, mas nem sempre demonstra sua satisfação latindo.

Cuidados

Seu pet por ter o pelo curto e não ser costume se a sujar tanto, comparado a outras raças, não precisa de mais do que uma escovação. O necessário é tomar um banho mensalmente no verão e, no inverno, um banho a cada dois meses.

O que pode ajudar seu pet e é muito importante são os banhos de sol (evitando os momentos de maior calor do dia), pois o pelo ficará mais nutrido e saudável e contribui para produção de vitamina D fundamental para dentes e ossos.

As unhas e orelhas precisam ser verificadas sempre, e para os olhos se constatar alguma mancha por perto ou acúmulo de secreção, é vital limpar com soro fisiológico.

Curiosidades Sobre o Fila Brasileiro

Fila Brasileiro e suas curiosidades

O significado do nome “Fila” vem do verbo “filar”, do português “agarrar, segurar, prender”, o que dá uma bela noção da personalidade extraordinário deste cão.

O Fila voltou a ser popular no País entre 1980 e 1990, ficando famoso ao aparecer ao lado da apresentadora de programa infantil Xuxa. O “Txutxucão” nome de seu personagem mostrou como ele é dócil e amável.

Este pet atinge em galope uma velocidade incrível comprovada para cães de tal tamanho, e quando esta velocidade é somada ao seu porte o Fila brasileiro se torna o dono de um dos mais potentes ataques entre as raças de cães.

Sua velocidade auxilia a superar obstáculos de até dois metros de altura e nesta potência ele pode derrubar um homem com um mínimo de esforço.

Atualmente a existência de Filas brancos ou brancos e malhados são considerados impuros, porém no passado, eram puros e grandes campeões de exposições caninas.

O exército brasileiro e Israelense consideraram em seus testes que a o Fila Brasileiro é o mais apto ao trabalho na selva e em ambiente hostil.

São usados como cão de guerra paraquedista, cão farejador da tropa de choque com os melhores desempenhos.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo. Volte sempre aqui e vejas as novas matérias!

Compartilhe com seus amigos!

Obrigada! Até a próxima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *