Muita gente pensa que só porque os animais não falam, eles não se comunicam. Porém, se você é fã de felinos, sabe muito bem que o gato se comunica com os humanos e com outros animais de diversas formas.
Na realidade, é muito importante entender o que seu gato está comunicando, não somente para poder suprir alguma necessidade dele, como para se afastar em momentos em que ele está claramente agressivo.
Além disso, quanto mais você entender seu gato, melhor será sua relação com ele.
Porém, entenda que o gato se comunica utilizando diversos sinais ao mesmo tempo. Além disso, não existe uma tabelinha que define: tal miado significa isso, tal posição da orelha significa aquilo.
Assim como quando falamos de linguagem corporal humana, o contexto é extremamente importante para você entender seu gato. Esteja atento ao que está acontecendo e associe aos sinais que seu gato emite.
Apesar de não serem regras engessadas, existem alguns indicativos da comunicação dos gatos que podem nos dar boas pistas sobre o que ele está tentando dizer.
Gatos são sencientes: você sabe o que é isso?
Talvez você já tenha ouvido falar que os animais são seres sencientes. Isso significa que os animais são seres com capacidade de experimentar dor e emoções, além de ter percepção do ambiente ao seu redor.
Trata-se, portanto, de um nível mais baixo de consciência. Assim, os animais conseguem diferenciar situações agradáveis ou desagradáveis.
Dessa forma, sendo um animal com essa percepção, o gato se comunica com os humanos muitas vezes para expor algum desconforto ou para mostrar satisfação.
Por isso mesmo é preciso estar atento ao sinais do seu gato, pois isso é essencial para que você possa garantir sua saúde, além de seu bem-estar e segurança.
Os métodos pelos quais o gato se comunica com você
Os gatos podem se comunicar com os humanos através da voalização, ou seja, através dos miados, ou através da linguagem corporal.
Porém, conforme dito anteriormente, tenha em mente que, em geral, essas coisas acontecem juntas. Além disso, é sempre preciso avaliar o contexto da situação.
Tenha em mente que cada gato é um indivíduo único e, com o tempo, você vai aprender a entender como seu gato se comunica com você.
O gato se comunica miando e ronronando
Os gatos miam basicamente para se comunicar com os humanos. Este comportamento não é visto em gatos selvagens.
O miado do gato pode ser uma forma de cumprimentar ou chamar a atenção. Por exemplo, um comportamento muito comum em gatos é o miado quando ele está pedindo comida. Além disso, o gato pode miar para você pedindo carinho e atenção.
Em geral, os miados “pidões” são longos, altos e agudos. Também é acompanhado do posicionamento do corpo. Ele pode estar sentado em frente ao pote de ração ou ao seu lado no sofá, pedindo atenção.
Os gatos também podem miar buscando afastar outro indivíduo. Esse é um miado bem típico, podendo ser muito agudo e alto, ou mais grave. Se você tem mais de um gato em casa e ouvir este tipo de miado, é provável que eles estejam brigando.
Além disso, se este miado for direcionado a um humano, o gato está informando que não está feliz com aquela interação. Por isso, é melhor se afastar.
Os gatos também usam os miados como forma de comunicação sexual. Com certeza você já ouviu uma gata no cio miando desesperadamente.
Já o ato de ronronar pode ser utilizado para chamar a atenção do humano, geralmente pedindo atenção. Além disso, o ronronado é uma forma de manifestação de alegria e relaxamento.
Os gatos se comunicam através da linguagem corporal
A linguagem corporal é, na realidade, a principal forma de comunicação dos gatos. Por isso, esteja muito atento a isso para entender melhor seu gatinho.
Sempre combine as informações fornecidas por cada parte do corpo do gato, como bigodes, orelhas e cauda.
Bigodes
O gato se comunica por meio dos bigodes. Os bigodes são sensores de proximidade, assim como as antenas dos insetos e os pelos das aranhas. Além disso, eles podem ajudar o gato a “aumentar de tamanho”, quando necessário.
Quando o gato está relaxado, os bigodes ficam abertos e para frente. Já em momendo de medo, os bigodes podem ficar retraídos contra a face, mostrando recuo e submissão.
Bigodes para a frente simbolizam curiosidade ou ameaça. Isso porque, em situações estressantes, o gato se comunica com os bigodes para a frente querendo ter contato com a novidade.
No entanto, quando em situação de perigo, ele os utiliza para ameaçar. Isso porque os bigodes para a frente aumentam a sensação de tamanho do seu rosto.
Orelhas
Quando as orelhas do gato estão voltadas para frente, isso mostra que o gato está relaxado.
Quando o animal está detectando sons ou ruídos no ambiente, a orelha tenderá a se movimentar rapidamente.
Já as orelhas abaixadas, bem próximas à cabeça, indicam medo.
O gato também pode colocar as orelhas para trás quando estão frustrados ou irritados.
Olhos
O gato se comunica muito com os olhos
Há que se saber, contudo, que as pupilas nem sempre carregam mensagens. Afinal, seu papel evolutivo é obturar a quantidade de luz que atinge o nervo óptico.
Entretanto, em certos momentos, elas funcionam como sinalizadores emocionais. As pupilas dilatadas comunicam aumento da excitação, o que pode ocorrer em diversas situações.
Por exemplo, o gato pode ficar com as pupilas dilatadas quando estão com medo ou na iminência de um ataque. Ou ainda, pode ficar com as pupilas dilatadas quando está muito animado na brincadeira.
Além disso, o ato de piscar rapidamente pode indicar medo.
Já piscadas lentas quando o gato está mantendo o contato visual é um sinal amigável, especialmente se o gato estiver relaxado e ronronando.
Cauda
A cauda do gato, além de servir para o equilíbrio e orientação, também transmite seus sentimentos e emoções. Sendo assim, o gato se comunica o tempo todo utilizando a própria cauda.
A cauda esticada para cima pode indicar que a aproximação de outro animal é bem vinda. Já a ponta do rabo curvada pode indicar interesse e alegria, como por exemplo, quando ele está brincando.
Já quando o gato está batendo a cauda no chão, isso mostra que ele está irritado ou frustrado. Se isso acontecer quando você está interagindo com ele, cuidado, pois ele pode não estar gostando.
Porém, se a cauda estiver toda para baixo ou entre as pernas, atenção: ele pode estar deprimido ou sofrendo dores. Preste cuidados a ele e, precisando, procure o veterinário.
Tentando parecer maior ou menor
O gato, diante de situações estressantes, pode tentar parecer maior ou menor. Por exemplo, diante de outro indivíduo, o gato pode tentar parecer maior.
Com isso, ele vai levantar seu corpo e inclinar para frente. Além disso, seus pelos ficarão arrepiados nas costas e na cauda. Ele também posiciona as orelhas para frente e abre bem os olhos.
O gato também pode querer parecer menor para mostrar ao outro indivíduo que ele não é uma ameaça. Nesse caso, ele abaixa seu corpo contra o chão o máximo possível, com a cabeça mais baixa que o corpo.
Sua cauda ficará abaixada e próxima ao corpo e ele buscará se esconder.
Gato relaxado
Quando o gato está relaxado, pode ficar deitado de lado ou até mesmo com a barriga para cima. Isso é sinal de que ele está se sentindo totalmente seguro no ambiente.
Eles também podem exibir o comportamento de afofar superfícies ou até mesmo as pessoas! Muitas vezes, ele ronrona ao mesmo tempo que faz isso. Esse é um comportamento associado a coisas agradáveis e prazerosas.
Considerações finais
O gato se comunica de diversas formas e é preciso que você esteja atento para entender cada vez melhor seu bichano!
Lembrando que cada indivíduo é único e que o contexto pode fazer toda a diferença. O importante é você entender que os gatos se comunicam muito, mesmo não falando.
Comente abaixo como anda sua comunicação com seu bichano!